Finanças de A a Z: tire suas dúvidas

Você já se sentiu perdido ao se deparar com termos e siglas em boletos, comunicações de débitos e acordos? Então confira este glossário do mundo financeiro que preparamos para que você entenda cada um deles.

Lista de palavras

Acordo de dívida
Conhecido também como renegociação de dívida, fazer um acordo de dívida nada mais é do que uma proposta oferecida pelo credor com novas condições de pagamento, que foi aceita pelo devedor. Assim, foi feito um acordo de dívida.
Adimplência/ Adimplente
O termo adimplência é utilizado para pessoas que cumprem com suas responsabilidades e obrigações financeiras. Em outras palavras, adimplente é aquele que mantém as contas em dia, faz seus pagamentos dentro da data do vencimento e, assim, evita gerar dívidas e entrar em situação de inadimplência.
À vista
É quando o pagamento é feito imediatamente, ou seja, no ato da compra.
Baixa de pagamento/ Compensação bancária
É o tempo que o dinheiro do pagamento leva para cair em uma conta quando você paga um boleto. Esse prazo existe para que o banco tenha tempo de analisar valores e confirmar os dados.
Baixar boleto/ boleto baixado
São boletos onde a baixa de pagamento foi feita manualmente.
Bandeira do cartão
A bandeira faz a mediação das operações de venda realizadas em um estabelecimento comercial, segundo a operadora do cartão. Entre as bandeiras de cartão mais conhecidas estão Mastercard, Visa, Hipercard, Elo e American Express.
Boleto expirado
É quando a data de vencimento passou e o consumidor não consegue mais efetuar o pagamento do boleto.
Boleto não registrado
Quando você gera um boleto, ele precisa ser registrado em alguns sistemas antes de ser pago. Geralmente, o registro acontece no ato da emissão do documento, mas pode acontecer de demorar um pouco mais para ser efetivado na instituição bancária. Assim, para evitar receber mensagens como “boleto não registrado” ou “título inválido”, ao emitir um boleto, é recomendado aguardar ao menos duas horas para realizar o pagamento.
Cancelamento de acordo
É quando o devedor não realiza o pagamento do acordo de dívida dentro da data de vencimento. Assim, o seu acordo pode ser cancelado.
Captura de tela/ Evidência/ Print
O print screen ou captura de tela é um recurso utilizado para capturar a imagem do que está aparecendo na tela de um celular, computador ou tablet.
Carta, termo/ declaração de quitação de dívida
É um documento que confirma o pagamento da dívida do consumidor, seja à vista ou a prazo.
Carta de Aviso/ Comunicado de Registro de Débito/ Comunicado de Registro de Débito
É um documento que contém o valor da dívida e os dados da empresa credora, além da notificação com o prazo de até dez dias para a realização do pagamento. Caso o pagamento não seja feito, o cliente pode ser classificado como inadimplente.
Cartão de crédito
É um meio de pagamento com um limite de crédito pré-definido, que permite ao consumidor comprar bens e/ ou serviços nos estabelecimentos que aceitam aquela bandeira do cartão. Também, o consumidor só paga por esses valores no dia do vencimento da fatura do cartão.
CET (Custo Efetivo Total)
O Custo Efetivo Total corresponde ao valor integral de um serviço, o que soma todos os encargos, taxas, tributos e despesas de um empréstimo ou financiamento.
Chave PIX
É como um “apelido” ou “atalho” que representa a sua conta bancária, dado que é utilizado para enviar dinheiro via PIX a alguém – sem precisar, necessariamente, informar o banco, número da agência, conta e nome completo, como é o caso das transferências do tipo TED e DOC. A Chave Pix simplifica e facilita pagamentos e transferências.
Consulta de CPF
É o ato de consultar o CPF para o consumidor verificar se possui débitos ou restrições em algum órgão, instituição ou credor.
CPF (Cadastro de Pessoa Física)
É o registro mantido pela Receita Federal do Brasil no qual podem se inscrever quaisquer pessoas naturais, independentemente da idade ou nacionalidade (inclusive pessoas falecidas). O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um cadastro único e intransferível.
Credor
É a pessoa ou empresa a quem se deve o dinheiro. Em outras palavras, o credor cobra a dívida ao devedor.
Crédito
É o contrato entre um consumidor e uma instituição financeira. Neste contrato, a instituição oferece um valor ao consumidor que deverá ser devolvido em um prazo determinado acrescido de juros. As operações de crédito são divididas entre financiamentos e empréstimos.
Código de barras do boleto
Um boleto bancário possui a imagem de 44 barras (retângulos) que compõem seu código de barras. Cada uma das 44 barras tem um número correspondente que, somados a mais 3 dígitos verificadores, formam os 47 dígitos da Linha Digitável (44 + 3 = 47). Este código é utilizado para realizar o pagamento do boleto.
Data de emissão do boleto
É o registro da data (dia, mês e ano) que o boleto foi emitido pelo seu respectivo órgão emissor. Isso também indica a data em que o documento começou a ser considerado válido.
Data de vencimento do boleto
Os boletos têm uma data para vencimento, ou seja, a partir desta data o documento passa a ser inválido. Para evitar multas por atraso, o boleto deve ser pago até o dia do vencimento que consta em registro.
Débito/ Dívida/ Pendência
É o valor em dinheiro que o devedor deve pagar ao credor (pessoa ou empresa). É o tipo de obrigação moral adquirida pelo recebimento de um bem e/ ou favor.
Devedor
É a pessoa ou empresa que possui um débito/ dívida/ pendência com alguma pessoa ou empresa (credor). Em outras palavras, o devedor deve certa quantia de dinheiro ao credor.
Diferença entre comprovante e extrato
Comprovante de pagamento é um documento que existe como prova de uma transação comercial que envolve algum pagamento, seja para uma pessoa ou empresa. A transação pode se referir a uma mercadoria, produto ou a um serviço.

O extrato é um relatório que reúne informações sobre a movimentação e o saldo de uma conta bancária, que pode ser emitido segundo um determinado período de tempo. Ex.: extrato dos últimos 3 meses; extrato da movimentação da conta no último ano.
Documento de Ordem de Crédito (DOC)
É o tipo de transferência que realiza a transação bancária em 1 dia útil, contanto que seja efetuada até às 21h59. Após esse horário, a transação pode levar até dois dias úteis. O limite de valor para uma transação do tipo DOC é de R$ 4.999,99.
Empresa credora/ Credor
É a empresa que oferece algum tipo de crédito aos seus clientes, geralmente financeiro para o pagamento de dívidas. O credor é a empresa com a qual o consumidor possui uma dívida
Empresas parceiras
São as empresas que têm parceria com a Acordo Certo para facilitar a negociação de dívidas de seus consumidores, além também da concessão de crédito (empréstimo) que também é oferecida por intermédio da Acordo Certo.
Empréstimo
É um contrato entre o consumidor e a instituição financeira onde primeiro recebe uma quantia emprestada que, em prazo determinado, dever ser devolvida ao banco. A quantia é acrescida de taxas e juros definidos pela instituição.
Entrada
Dar entrada” ou fazer um “pagamento de entrada” é quando você dispõe de um valor primeiramente e que antecede o parcelamento do restante de uma compra.
Fatura
É um documento que representa uma venda. Geralmente, uma fatura é emitida para pagamentos que ainda não foram efetuados. Na fatura constam todos os produtos comprados na operação — por conta disso, a fatura também é usada para fins de controle e consulta.
Financiamento
É uma operação financeira em que uma instituição fornece recursos para uma pessoa ou empresa, com o objetivo de utilizar o dinheiro para uma finalidade específica e previamente acordada em contrato.
Inadimplência/ Inadimplente
A situação de inadimplência se dá quando alguma obrigação financeira é descumprida e, assim, o pagamento previsto em contrato não é realizado até a data de vencimento. Assim, o consumidor é dado como inadimplente.
IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)
É um imposto federal pago por pessoas físicas e pessoas jurídicas em operações financeiras como operações de crédito, de câmbio, seguro ou operações de investimento.
Juros compostos
Também conhecido como juros sobre juros. Em outras palavras, nos juros compostos, a taxa de juros se aplica a cada mês, não apenas sobre o valor inicial, mas também ao valor total acumulado durante os meses, apesar da taxa continuar a mesma.
Juros/ Taxa de juros
Juros pode ser entendido como o valor do dinheiro ao longo tempo, isto é, o preço que os os consumidores pagam a quem emprestou o dinheiro para usarem este crédito (que não é seu) durante um determinado período. Na prática, juros é como uma compensação pelo tempo que o dinheiro ficou emprestado.
Legislação tributária
São as leis referentes à definição de tributos, atribuição de responsabilidade tributária e à cobrança de tributos no país, o que inclui a fiscalização (como também as penalidades) aos cidadãos que descumprem com a lei.
Linha digitável do boleto
A Linha Digitável é uma representação numérica do Código de barras do boleto de pagamento.
Negativação
O processo de negativação ocorre quando o consumidor não cumpre com o pagamento da(s) dívida(s) e, assim, seu nome é inscrito nos órgãos de proteção ao crédito ficando então negativado (ou inadimplente).
Negociação
É um processo de comunicação onde duas ou mais pessoas buscam promover seus interesses individuais através de uma ação conjunta. Por exemplo, uma negociação de dívida entre um consumidor e uma empresa a fim de conseguir descontos.
Novação de dívida
É a transformação de uma dívida em uma nova dívida, com extinção da antiga. Desta forma surge uma nova dívida do devedor em relação ao credor, com o desaparecimento da original.
Oferta pré-aprovada
Quando você recebe uma oferta pré-aprovada de uma empresa, significa que a instituição financeira vê o seu perfil como potencial, além de que suas informações se enquadram nas condições estabelecidas para concessão de crédito. Como a oferta é pré-aprovada, isso quer dizer que sua solicitação ainda passará por uma análise antes de ser aprovada.
Operadora do cartão
São empresas ou programas desenvolvidos pelas instituições financeiras que assumem a responsabilidade do procedimento de emissão e análise de crédito dos cartões. Em outras palavras, são as operadoras que administram os cartões.
Órgão de proteção ao crédito
Conhecido também como bureau de crédito ou birô de crédito, é um serviço que reúne informações de crédito. Assim, ele utiliza os dados de inadimplência e adimplência de Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas (PJ) com o objetivo de ajudar nas decisões que envolvem a concessão de crédito.
Pagamento fora do prazo
É quando o consumidor realiza o pagamento após a data de vencimento de algum boleto, o que pode gerar o cancelamento da negociação.
Parcela "colchão"
São todas as parcelas do acordo que vêm depois da entrada. Ou seja, após o pagamento da primeira parcela, as próximas são denominadas como “colchão”.
Parcelado / Parcelamento
Ao fazer compras parceladas (ou a prazo), o valor total é dividido em partes iguais ou não para serem pagas mês a mês. Quando um anúncio oferece o pagamento “em 10 vezes sem juros”, isso significa que você pode pagar o valor daquele produto dividido em dez vezes (meses) e sem acréscimos (juros).
Pessoa Física
É um indivíduo que possui certidão de nascimento e CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Pessoa Jurídica (PJ)
É uma entidade formada por uma ou mais pessoas físicas e reconhecida pelo Estado como detentora de direitos e deveres. O termo PJ pode se referir a empresas, governos, organizações ou qualquer outro grupo criado com uma finalidade específica.
PIX
É um tipo de transação bancária (tal como DOC e TED) que é realizada em tempo real, com serviço disponível 24h por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano. As transferências PIX acontecem diretamente da conta do usuário que realiza o pagamento para a conta do recebedor, sem intermediários. Por conta disso, o PIX possui custo muito baixo (ou mesmo nulo) para ser realizado.
Porcentagem de efetividade
É a relação proporcional entre acordos quitados versus acordos formalizados. Por exemplo, se a empresa recebe o pagamento de 3 entre 10 acordos, a porcentagem de efetividade é de 30%.
Positivação
Ato ou efeito de positivar. É quando o consumidor que está negativado (ou seja, tem uma ou mais dívidas inscritas em listas de restrição ao crédito) e regulariza seus débitos (seja com a quitação ou pagamento da primeira parcela de um acordo) e, assim, tem seu nome e CPF retirados dessas listas.
Proposta
Ação de propor ou condição que se propõe a fim de chegar a um acordo (neste caso, um acordo de dívida).
Quebra de acordo
Quando o devedor quebra um acordo de dívida, isso implica no cancelamento de acordo, ou seja, o consumidor perde as condições negociadas anteriormente com a empresa. No caso do pagamento de parcelas anteriores à quebra, o valor será abatido da somatória total da dívida.
Receita Federal do Brasil
É um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Uma das atividades mais importantes da Receita Federal é garantir que a legislação tributária seja cumprida e que, assim, o governo arrecade os recursos necessários para administrar o país. É para a Receita que o cidadão paga o Imposto de Renda, por exemplo. A Receita também elabora propostas para aperfeiçoar o sistema tributário e aduaneiro do país.
Renegociação de dívida
Conhecida também como acordo de dívida, fazer uma renegociação de dívida nada mais é do que uma proposta oferecida pelo credor com novas condições de pagamento, que foi aceita pelo devedor. Assim, foi feita uma renegociação de dívida.
Restrição
Quando o consumidor não paga uma dívida, a empresa tem a opção de registrar o seu nome e CPF nos órgãos de proteção ao crédito. Assim, o consumidor passa a ter uma restrição em seu nome.
Securitizadoras
As securitizadoras são empresas que compram as dívidas que os consumidores têm com outra companhia. As empresas vendem seus débitos a elas como forma de antecipar o recebimento dos valores devidos — quem paga é a securitizadora que, por sua vez, procura o consumidor para negociar e receber dele o valor devido.
Soluções financeiras
São procedimentos que ajudam a resolver alguma falha de gestão ou de organização dentro dos serviços financeiros. Essas soluções são ofertadas por bancos ou outras instituições e funcionam como uma parceria entre você e a empresa para aprimorar a atuação no mercado. A Acordo Certo é uma empresa de soluções financeiras, por exemplo.
Título inválido
Quando você gera um boleto, ele precisa ser registrado em alguns sistemas antes de ser pago. Geralmente, o registro acontece no ato da emissão do documento, mas pode acontecer de demorar um pouco mais para ser efetivado na instituição bancária. Assim, para evitar receber mensagens como “título inválido” ou “boleto não registrado”, ao emitir um boleto, é recomendado aguardar ao menos duas horas para realizar o pagamento.
Termos e Condições
É o termo geral que descreve todas as providências e acordos presentes em um contrato.
Termo de Confissão de Dívida
É um contrato firmado entre duas ou mais partes que constitui ao credor uma garantia legal para o pagamento do valor devido que fará o devedor. Em outras palavras, é um instrumento jurídico que formaliza uma promessa de pagamento do devedor para o credor.
Termos de Uso
É um documento digital que descreve as condições e regras para que o usuário do site ou aplicativo possa usufruir do serviço que está sendo oferecido.
Transferência Eletrônica Disponível (TED)
Modalidade que transfere valores entre contas em minutos e no mesmo dia, se realizada até às 17h. Após esse horário, a transferência é feita no primeiro horário do dia útil seguinte. O limite do valor que pode ser movimentado via TED é determinado por cada banco e varia de acordo com o perfil do correntista.
Ficou com alguma dúvida?
Para esclarecer todas as suas dúvidas, confira a nossa Central de Ajuda ou entre em contato com a gente.