Nada melhor do que ter o nosso trabalho reconhecido e ainda ser recompensado com um super bônus em dinheiro, né?
Os programas PPR e PLR, oferecidos pelas empresas privadas, oferecem exatamente isso: um benefício extra que está atrelado ao bom desempenho e resultado entregue pelos trabalhadores.
Programa de Participação nos Resultados (PPR) e Programa de Participação nos Lucros (PLR) são benefícios não obrigatórios que as empresas podem adotar, com o objetivo de incentivar e motivar os colaboradores de uma empresa.
Eles são programas que oferecem valores extras para os trabalhadores e o recebimento fica condicionado ao atingimento de metas e resultados.
O que é PPR e PLR?
Ou seja, para que você trabalhador consiga receber o PPR e PLR, será necessário que seja alcançado o desempenho estipulado pela própria empresa, seja em resultado individual, em equipe ou ainda da empresa inteira, como faturamento ou lucro.
Os colaboradores só recebem o benefício quando atingem os resultados estipulados pela empresa ou setor.
PPR
Está atrelado somente com o lucro: se a empresa não alcança a lucratividade anual estimada para o recebimento do Programa nos Lucros ou Resultados, então os colaboradores não recebem o benefício.
Assim como acontece na PLR, o direito se repete com o PPR: todos os colaboradores registrados formalmente com carteira assinada podem receber o Programa de Participação nos Resultados.
QUEM TEM DIREITO?
QUEM TEM DIREITO?
Na verdade não existem um cálculo PLR exato e geral para todas as empresas: o PLR é uma porcentagem do lucro da empresa em um determinado ano e essa porcentagem e as regras de pagamento são definidas por cada empresa
O valor do PPR será definido pela empresa para a qual você trabalha. Ele pode ser uma porcentagem fixa relacionada ao lucro da empresa, ou porcentagem que varia de acordo com o cargo, ou ainda um valor fixo, etc.
QUAL É O VALOR?
QUAL É O VALOR?
No geral, o pagamento de PPR sai depois de alguns meses que os resultados foram apurados, afinal, as empresas precisam fechar os balanços e os valores do ano todo. Logo, o PPR relacionado com os resultados de 2023 pode ser pago em 2024, por exemplo.
De toda forma, vale lembrar que são as próprias empresas que definem estres prazos, ok? Por isso, vale conversar diretamente com os líderes do seu trabalho.