A sugestão principal é: seja criativa! Pense em coisas que você gosta de fazer no seu tempo livre e estude formas de transformar essa atividade em uma fonte de renda.
- Gosta de cozinhar? Que tal fazer marmitas, bolos, brigadeiros, doces ou salgados para vender? - É vaidosa e sabe fazer unhas, sobrancelha, cabelo e maquiagem? Que tal prestar este serviço para as amigas, tias e primas e ganhar dinheiro? - Ama animais? É possível passear e ganhar dinheiro com essa atividade. - Tem muitas roupas paradas? Se você desapegar das peças e vendê-las, também dá para fazer muito dinheiro
Se você está desempregada e quer ganhar dinheiro, uma ótima ideia é vender marmitas! O mercado de marmitas vem crescendo bastante, afinal, as pessoas têm buscado mais praticidade no dia a dia e facilidade na hora de comer. É possível vender através de WhatsApp e redes sociais e você pode focar as vendas na sua rua, bairro ou condomínio.
Existem várias opções: bolo de pote para vender, bolo caseiro, fatia de bolo… E por aí vai. E não se esqueça de divulgar essa venda: coloque uma plaquinha na sua casa “bolo caseiro para vender”, divulgue em grupos online do Facebook e WhatsApp, etc.
Ainda mais fácil do que fazer bolos, o brigadeiro precisa de no máximo 3 ingredientes e rende grande quantidade, que podem ser vendidas de diversas formas, como em kits, em unidades, em encomendas para festas, etc.
5 – Fazer faxina e ser diarista
Para começar, o ideal é entender que existem várias opções para trabalhar como diarista, como fazer faxina em apartamentos, casas, escritórios, faxinas para pós-obras, em prédios, etc. E para divulgar este trabalho, você pode começar oferecendo para pessoas conhecidas e que já confiam em você.
Esta é uma atividade para ganhar dinheiro feita especialmente para quem gosta de animais e já tem familiaridade com eles. Uma ótima ideia é oferecer o serviço para pessoas que tenham animais que você já conhece, como um parente ou amigo. Também é possível se cadastrar em plataformas e sites para ser passeador de cachorros também, como o DogHero.
Serviços de beleza movimentam muito dinheiro todos os anos, principalmente em épocas festivas e datas comemorativas e sazonais, como Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Dia das Mulheres, Dia dos Namorados, Copa do Mundo, etc. Por isso, se já tiver o hábito de fazer suas próprias unhas, comece a oferecer o serviço para pessoas conhecidas. Depois, tire muitas fotos das suas clientes e divulgue seu trabalho.
Esta atividade segue a mesma linha das unhas: você precisa saber executar essa atividade e também gostar de fazê-la. Para conseguir ganhar dinheiro fazendo sobrancelha, o ideal é oferecer os serviços para pessoas conhecidas, e também se inscrever em plataformas como a Singu, que é focada em oferecer serviços de beleza.
9 – Fazer trabalhos temporários
Busque opções de trabalhos temporários também, que podem gerar renda enquanto você estiver sem um trabalho formal. Estas são as sugestões: Eventos: recepcionista, garçonete, bartender, cozinha Lojas: trabalhar em lojas durante períodos de alta demanda, como Black Friday, Natal, Páscoa, Dia das Crianças
Antes de se dedicar na prática às atividades que sugerimos, primeiro faça o planejamento financeiro familiar e pessoal. Depois, faça algumas “lições de casa”:
1 – Escolha uma atividade e estude-a profundamente; 2 – Divulgue seu trabalho; 3 – Se for preciso investir dinheiro, organize-se bem; 4 – Anote seus ganhos; A atividade começou a dar certo? Ótimo, então agora é hora de organizar as finanças deste novo serviço.
Deixe tudo muito organizado, como os produtos necessários para cozinhas marmitas para vender, por qual valor você está vendendo seus produtos, quanto você está cobrando por hora trabalhada, etc.
Primeiro defina suas prioridades: pagar dívida, aumentar a renda, guardar para realizar um sonho. Sem objetivos, não há planejamento. Aquele velho ditado: do que adianta ganhar dinheiro se você não sabe o que fazer com ele? Repita o passo a passo de qualquer um desses processos todos os meses. A dica de como planejar e organizar é simples: disciplina!
Bruna Allemann, Educadora Financeira da Acordo Certo