Material Escolar: 6 dias econômicas na hora da compra

Quem tem filhos sabe que o início do ano é aquele período que se iniciam as compras de materiais escolares, e estas costumam representar um gasto bem relevante em todo começo de ano.

Muitas vezes, a gente só se lembra do material escolar em janeiro, quando o início do ano letivo se aproxima e esses itens se juntam a várias outras contas sazonais, como IPVA e IPTU. Sem o planejamento tudo isso pode deixar as contas no vermelho.

No entanto, a compra dos materiais da escola é um gasto que não pode ser evitado, uma vez que a educação deve ser tratada como prioridade.  E, com dois ou mais filhos, as despesas se multiplicam e as dívidas aumentam.

Agora acompanhe conosco as dicas para economizar nas compras de material escolar:

Agora acompanhe conosco as dicas para economizar nas compras de material escolar:

Vale a pena analisar tudo o que sobrou do ano passado que está em boas condições de uso e riscar da lista de materiais. Neste caso quem tem mais de um filho pode passar materiais do mais velho para o mais novo.

Reaproveite as sobras do ano anterior

DICA 1

Nem toda a lista será utilizada no início do ano, portanto é possível fracionar as compras por mês ou bimestre.  Para isso converse com a direção e os professores da escola para entender o que será essencial no início das aulas.

Fracione as compras durante o ano

DICA 2

É possível comprar livros em Sebos e feiras, também vale a pena pesquisar em sites de compra e venda online.

Adquira livros usados 

DICA 3

Isso leva um tempo, mas a pesquisa de preços é uma prática que vale muito a pena, tanto em lojas virtuais quanto físicas, também opções à vista e parcelamento e prazo para entrega.

Pesquise preços em diferentes lojas 

DICA 4

Itens de uso comum ou que não serão utilizados diretamente pelo aluno não devem constar na lista. Pedir estes itens pode ser uma prática abusiva e proibida de acordo com a Lei nº. 9.870/99.

Preste atenção no que está sendo pedido 

DICA 5

Entendemos que algumas marcar tem a qualidade e durabilidade maior, mas podemos considerar comprar itens de marcas secundárias quando o uso deles não fará diferença para o aluno. Porém itens como mochilas e lancheiras se forem de uma marca de mais qualidade podem durar vários anos. Portanto, vale a pena analisar cada item.

Considere marcas menos famosas

DICA 6