O dinheiro depositado neste fundo é destinado ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), com ele, o colaborador recebe benefícios como o Seguro Desemprego e abono salarial. O registro no programa é realizado uma única vez quando o trabalhador tem sua carteira assinada pela primeira vez. Sendo assim, não é necessário fazer um novo cadastro a cada novo emprego e, caso você não saiba o número do seu PIS, é possível descobrir fazendo uma consulta do PIS pelo CPF.
Vale ressaltar que segundo o Governo Federal, em 30 de junho de 2020, o depósito do crédito foi adiantado para trabalhadores com conta na Caixa e nascidos entre julho e dezembro (exclusivo para PIS). O pagamento também foi feito para os trabalhadores com conta no Banco do Brasil e com número de inscrição no Pasep terminado entre 0 e 4. Então, se você está em alguma destas categorias e já recebeu o depósito do PIS/Pasep, o seu perfil é descartado do novo calendário de pagamentos por já ter recebido o adiantamento.
Servidor público (Pasep): É necessário ligar em um dos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil. Para capitais e regiões metropolitanas, o telefone é 4004-0001. Outras cidades: 0800 729 0001 Em caso de deficientes auditivos, o telefone direcionado é 0800 729 0088.
Se você tem Cartão Cidadão e senha cadastrada, vá até algum caixa eletrônico da Caixa ou em uma casa lotérica. Se não tiver, o saque pode ser feito direto em qualquer agência da Caixa. É necessário apresentar um documento de identificação. Se você já tiver conta na Caixa, você tem a opção de receber o depósito do abono direto em conta, desde que a mesma esteja ativa e com saldo acima de R$ 1.
Se você tem Cartão Cidadão e senha cadastrada, vá até algum caixa eletrônico da Caixa ou em uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, o saque pode ser feito direto em qualquer agência da Caixa. É necessário apresentar um documento de identificação. Se você já tiver conta na Caixa, você tem a opção de receber o depósito do abono direto em conta, desde que a mesma esteja ativa e com saldo acima de R$ 1.
Sou servidor público (Pasep): Você pode sacar direto em alguma agência do Banco do Brasil, apresentando o seu documento de identificação. Se você tem conta no BB, o depósito cai direto na conta. Para mais informações, é só ligar no telefone de atendimento do Banco do Brasil: 0800 729 0001.