O ano mal virou e já estamos nos afogando as contas de início de ano, né? É IPVA, IPTU, matrículas e materiais escolares… E ainda tem que pensar no reajuste de aluguel que vai chegar em um dos meses deste ano.
Veja mais exemplos para outros valores de aluguéis que serão reajustados em janeiro de 2023 usando o IGP-M acumulado de janeiro a dezembro de 2022:
1- IGP-M: Índice Geral de Preços - Mercado, calculado pela FGV, mede variação de preços em produtos e serviços no Brasil, usado para reajuste de aluguel, atualizado mensalmente.
2- IGP-D: Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna, calculado pela FGV, mede variação de preços em produtos e serviços, mas com período calculado diferente do IGP-M.
3- IPCA: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE, mede a inflação e variação de preços e custo de vida para famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos.
É proibido fazer aumento acima do índice definido no contrato, ou seja, não pode ser feito reajustes abusivos e fora dos termos acordados no contrato de locação. Caso o proprietário do imóvel e o inquilino concordem em um reajuste maior do que do índice, então o aumento pode seguir normalmente. O que não pode é ser cobrado um índice maior sem as duas partes concordarem.