A regra principal é: evite desperdícios para diminuir o valor da sua conta de água! Veja 15 dicas para economizar água na sua casa e ajudar seu bolso e o meio ambiente ao mesmo tempo.

15 X Dicas para Economizar Água

A água é uma parte essencial de nossas vidas. Nós a utilizamos para beber, cozinhar, limpar, tomar banho, e muito mais. Mas com o crescimento da população mundial, os recursos estão se tornando cada vez mais escassos. 

É por isso que é importante estarmos atentos à forma como usamos a água e tomar medidas para reduzir nosso consumo. Felizmente, existem várias maneiras simples de aplicar a economia de água e reduzir suas contas.  

Neste conteúdo vamos explorar dicas para economizar água para que você possa começar a fazer a diferença hoje mesmo e impactar positivamente tanto seu planejamento financeiro familiar, quanto o meio ambiente. Confira!  

A importância de economizar água 

A água é um dos recursos mais preciosos e valiosos da Terra e é essencial para nossa sobrevivência, pois é usada para beber, cozinhar, limpar, tomar banho e muito mais, entretanto, ela é finita. E é por isso que é tão importante economizar: além de ajudarmos a preservar o meio ambiente, também poupamos dinheiro dos nossos bolsos ao reduzir a conta mensal de água. 

Quanto mais pessoas percebem seu próprio consumo de água, mais protegeremos o meio ambiente e também economizaremos nosso suado dinheiro.  

Mudanças simples como fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, reduzir o tempo de banho e consertar qualquer vazamento podem ajudar a economizar centenas de litros de água a cada mês. #FicaADica ?  

Dicas para economizar água no seu dia a dia 

Reduzir seu consumo de água não tem que ser uma grande dor de cabeça e um problemão no seu dia. Na verdade, existem várias maneiras fáceis de economizar água. Aqui estão algumas dicas para você começar: 

1 – Diminua o tempo no banho e feche o chuveiro enquanto se ensaboa 

Tomar um banho quentinho todas as noites pode ser uma ótima maneira de relaxar, mas também pode ser um enorme desperdício de água.  

Para reduzir seu consumo de água, tente tomar duchas mais rápidas e feche a torneira enquanto passa o shampoo, condicionador e sabonete, pois isso também encurta o tempo do banho, melhora a qualidade da sua limpeza e também evita que água seja desperdiçada enquanto você se ensaboa.  

2 – Feche a torneira 

Muitas vezes, por puro costume ou força do hábito, esquecemos de fechar a torneira quando escovamos os dentes, lavamos as mãos ou a louça suja da cozinha.  

De acordo com a DAEV, uma torneira aberta na cozinha ou no banheiro pode desperdiçar dezenas de litros por minuto (de 10 a 30L).  

Portanto, nossas dicas para economizar água com a torneira é se certificar de fecha-la enquanto não estiver usando de fato a água.

3 – Ensaboe todas as louças de uma só vez 

Ao lavar a louça, em vez de deixar a água correndo enquanto você ensaboa pratos e copos, opte por ensaboar tudo de uma vez, mas com a torneira fechada.  

Assim você evita de a água correr à toa e evita o desperdício.  

4 – Lavando frutas e legumes 

Siga a dica de economizar água ao lavar a louça e escovar os dentes: sempre feche a torneira! Nada de deixar a água correr enquanto passa cada fruta, verdura ou legumes pela água. Além de não lavar direito, você gasta muita água desta forma.  

Ao lavar frutas e vegetais, use uma tigela ou recipiente e deixe tudo de molho por um tempo. Para reforçar a limpeza, coloque um pingo de vinagre ou um produto próprio que ajuda a matar e eliminar bactérias, como Hidrosteril. 

5 – Limite o uso da máquina de lavar e lave roupa com menos frequência 

As máquinas de lavar usam muita água, portanto tente limitar seu uso o máximo possível. Veja exemplos: máquinas de lavar que comportam até 10kg, usam de 80 a 130 litros de água por ciclo. Já uma lavadora que comporta até 12 kg, pode usar de 80 a 160 livros por ciclo.  

Por isso, se possível, aguarde até encher ao máximo o seu cesto de roupas sujas antes de executar um ciclo na sua lavadora. Faça um tipo de planejamento e foque as lavagens em 1 ou 2 dias na semana, por exemplo.  

Você também pode reduzir a temperatura da água para economizar energia e dinheiro.  

6 – Verifique e corrija vazamentos 

Sabia que torneiras com vazamentos podem desperdiçar mais de 15 mil litros de água a cada ano?  

Portanto, mais uma das dicas para economizar água é: certifique-se de verificar e reparar qualquer vazamento em sua casa, como em torneiras da cozinha, da área de serviço, varandas, banheiros, chuveiro, e até no vaso sanitário.  

7 – Reaproveite a água da chuva 

A água da chuva pode ser uma grande fonte de água livre, então por que não a aproveitar ao máximo?  

Considere instalar um sistema de coleta de água da chuva (também chamado de água de reuso) em sua casa ou jardim, ou então incentivar seu condomínio a adotar este tipo de sistema.  

Isso permite que a coleta e armazenagem de água da chuva seja feita, e ela pode ser usada de várias formas, como: em descargas no vaso sanitário, em lavagem do carro, lavagem de quintal, para regar hortas, jardins, etc. 

8 – Não lave a calçada com mangueira 

Lavar a calçada, quintal, varanda ou o caminho de acesso da sua casa com uma mangueira pode desperdiçar mais de 200 litros de água em 15 minutos. Isso é muita coisa!   

Em vez disso, veja estas dicas para economizar água e não gastar tanto ao lavar a calçada: use uma vassoura para varrer qualquer sujeira ou detritos ainda antes de jogar a água, varra folhas secas antes de limpar, use água de reuso (como da chuva), use um balde de água apenas para finalizar a limpeza. 

9 – Lave o carro com baldes 

Ao lavar seu carro, tente usar baldes em vez de uma mangueira. Essa atitude economizará muita água e consequentemente muito dinheiro. 

Você também pode usar sabão especialmente projetado para carros, pois isto ajudará a reduzir a quantidade de água necessária para cada lavagem. 

10 – Regando plantas 

Veja as melhores dicas para economizar água enquanto rega suas plantas:  

  • Evite mangueiras, pois estas liberam muitos litros de água por minuto 
  • Use um regador com vários furinhos: isto permitirá controlar quanta água você usa, distribuir melhor a água no vaso da planta e também economizará energia ao não ter que arrastar uma mangueira pelo jardim 
  • Escolha regar suas plantas a noite, ou de manhã bem cedo, principalmente no verão: isso evita a perda da água por evaporação 

11 – Tenha consciência ao usar a descarga 

A descarga do vaso sanitário pode usar até 15 litros de água cada vez.  

Para reduzir seu consumo de água, fique atento a estas dicas:  

  • Observe quantas vezes você aperta o botão ou puxa a cordinha da descarga 
  • Evite acionar a descarga à toa 
  • Evite usar o vaso sanitário como lixo  
  • Se possível, escolha um modelo de vaso sanitário mais econômico: hoje em dia existem vasos que tem dois botões de descarga, que liberam quantidades de água diferentes, de acordo com a necessidade feita 

12 – Tome cuidado com a caixa d’água 

Se você mora em casa e usar caixa d’água, crie uma rotina de verificá-la e limpá-la com frequência.

Anote na sua agenda ou no celular e adicione lembretes para ver se existem vazamentos ou rachaduras na caixa, pois isto ajudará a evitar que qualquer água seja desperdiçada. Também confira se ela não está transbordando e mantenha-a sempre fechada, para evitar evaporação. 

13 – Leia sempre o hidrômetro 

Essa é especialmente para quem mora em casa: fique de olho no hidrômetro, aquele aparelho que mede o consumo de água da sua casa.  

Uma das dicas para economizar água com o hidrômetro é: nos últimos dias do mês, pegue as contas de água mais recente e vá olhar o hidrômetro. Perceba quais foram os consumos registrados nos últimos meses e o que mostra o seu aparelho agora.  

Caso o consumo que aparece no hidrômetro esteja muito alto e fora do comum, do que já foi registrado nas suas contas, então pode ser que o aparelho tenha um problema.  

E é possível conferir se existe um problema ou vazamento:  

  • Você terá que desligar todos os aparelhos que usam água na sua casa e deixá-los desta forma por 1 hora 
  • Antes de desligar, anote o número que está aparecendo no seu hidrômetro 
  • Depois de passar o tempo, volte ao hidrômetro 
  • Caso o número tenha mudado, então pode ser que o hidrômetro tenha um problema ou que tenham vazamentos na sua casa 

14 – Feche o registro durante viagens 

Quando for viajar ou então passar longos períodos fora da sua casa, certifique-se de desligar a válvula de água principal e fechar os registros em sua casa. 

Isto ajudará a reduzir qualquer desperdício de água enquanto você estiver fora, e é também uma medida de segurança.  

15 – Cuide da água da piscina corretamente 

E para finalizar nossas dicas para economizar água: sabemos que não é todo mundo que tem a sorte de ter uma piscina em casa, mas se esse for o seu caso ou se você mora em condomínio que tem piscina, também é importante se certificar dos cuidados com a água dela.  

Para reduzir o consumo de água, use uma cobertura de piscina para reduzir a evaporação e opte por um sistema de filtro que seja projetado para conservar e economizar água. 

Também fique sempre de olho no nível da água e busque por vazamentos e problemas que podem fazer com que a água esteja escoando. 

Veja também: EDP Segunda via – Saiba como solicitar a 2ª via da sua conta

E para concluir: não esqueça de conscientizar as pessoas ao seu redor 

Economizar água é essencial para nosso meio ambiente e para nossas carteiras, mas nem sempre é fácil lembrar de estar atento ao nosso consumo de água.  

É por isso que é importante conscientizar as pessoas ao nosso redor sobre a importância de ler dicas para economizar água e reduzir o consumo: para ajudar o meio ambiente, diminuir a conta mensal e aliviar o bolso, essas ações precisam ser feitas em conjunto com muitas pessoas, sejam da sua própria casa, quanto do bairro, cidade, país, etc.  

Então é hora de colocar a mão na massa! 

Que tal olhar seu planejamento financeiro familiar e colocar uma meta de redução da conta de água? Por exemplo: se hoje a conta está vindo R$80 reais, que tal tentar reduzi-la para R$70? Assim você reduz um custo fixo, economiza um dinheirinho que pode ser usado para negociar dívidas ou até para colocar na reserva de emergência, e ainda ajuda o meio ambiente! 

Para conseguir atingir a meta, envolva toda a família no plano, e se der certo, divulgue essas ações com sua família, amigos e vizinhos: quanto mais gente aplicar as dicas para economizar água, melhor!  

FAQ – Perguntas frequentes 

Como economizar água de forma correta? 

A regra principal é: evite desperdícios! Feche sempre as torneiras da cozinha e do banheiro enquanto não estiver usando, fique de olho no tempo que passa tomando banho, evite usar mangueira para lavar carro, calçada ou regar plantas e sempre busque consertar vazamentos e torneiras pingando.

Como conscientizar as pessoas a economizar água? 

O primeiro passo é adotar ações para economizar água na sua própria casa, no dia a dia, pois assim você consegue reduzir o consumo, diminuir a conta de água, e assim poderá divulgar as vantagens e conscientizar mais pessoas a economizarem também.  

Como economizar água ajuda o meio ambiente? 

A água é um recurso natural que está ficando cada vez mais escasso, devido ao aumento da população mundial e avanços da tecnologia e indústria. Logo, ao economizar, além de você garantir um bom desconto na conta de água, também ajuda o meio ambiente a não desperdiçar esse bem tão importante para o mundo.

Web stories

Esse conteúdo foi útil?