Como Contar os 10 Dias para Pagamento da Rescisão: Um Guia Prático

Entender como contar os 10 dias para o pagamento da rescisão é fundamental para garantir que seus direitos como trabalhador sejam respeitados.

Como Contar os 10 Dias para Pagamento da Rescisão: Um Guia Prático

Entender como contar os 10 dias para pagamento da rescisão é fundamental para garantir que seus direitos como trabalhador sejam respeitados. Vem ver mais detalhes!

O que são dias corridos?

Quando falamos em 10 dias corridos para o pagamento da rescisão, estamos nos referindo a todos os dias do calendário, incluindo sábados, domingos e feriados.

Ou seja, não importa se o dia cai em um final de semana ou feriado, ele conta para o prazo.

Como contar os 10 dias para pagamento da rescisão: comece aqui

O prazo começa a contar a partir do primeiro dia útil seguinte ao término do contrato de trabalho. Por exemplo, se você foi demitido na sexta-feira e o sábado e o domingo são considerados dias úteis pela empresa, o prazo começará a contar a partir da segunda-feira.

Exemplo Prático

Imagine que você foi demitido em uma quarta-feira, dia 15 de março. Considerando que a empresa considera sábados, domingos e feriados como dias úteis, o prazo para o pagamento da rescisão seria até a quarta-feira seguinte, dia 22 de março.

Importante: Se a empresa não considerar sábados, domingos e feriados como dias úteis, o prazo pode ser maior.

Veja também:

  1. Desconto Vale Transporte: como funciona, quais as regras, saiba tudo!
  2. Calcule seu Saque Rescisão: Entenda o Que É e Use a Calculadora Gratuita 
  3. A multa rescisória é paga junto com o FGTS? Saiba tudo sobre multa rescisória!

O que fazer se o prazo não for cumprido?

Se a empresa não te pagar dentro do prazo estipulado, você tem o direito de:

Entrar com uma ação trabalhista: Se a multa não for suficiente ou se a empresa não quiser pagar, você pode entrar com uma ação na Justiça do Trabalho para receber o que tem direito.

Cobrar uma multa: A cada dia de atraso, a empresa deve pagar uma multa sobre o valor das verbas rescisórias.

Dicas importantes:

  1. Guarde todos os documentos: Termo de rescisão, holerite e guia do seguro-desemprego são documentos importantes para comprovar seus direitos.
  2. Procure orientação jurídica: Se tiver dúvidas ou dificuldades, procure um advogado especializado em direito do trabalho.

Lembre-se: seus direitos como trabalhador devem ser respeitados. Ao conhecer o prazo para pagamento da rescisão e como contá-lo, você estará mais preparado para garantir que receba tudo o que tem direito.

Lembre-se: este é apenas um guia geral, ok? Para uma análise mais detalhada do seu caso, consulte um advogado especializado.

Esse conteúdo foi útil?
Renata Martins

Renata Martins

343 ARTIGOS ESCRITOS
Sou formada em Propaganda e Marketing e amo trabalhar com produção de conteúdo. Iniciei na Acordo Certo produzindo Conteúdo, e hoje lidero o time Orgânico da Consumidor Positivo e Acordo Certo. Além de conferir meus conteúdos aqui no blog, você também pode conferir nossos vídeos nas redes sociais da marca, onde levamos informação e dicas financeiras de forma leve e acessível. Ah, gosto de aproveitar meu tempo livre viajando, praticando yoga, dançando, vendo séries e curtindo a companhia da minha cachorrinha Luna. 🐶

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
*Campos obrigatórios.

A Acordo Certo é uma empresa que possibilita a renegociação de dívidas 100% online, de forma fácil e com descontos exclusivos. Além disso, disponibilizamos gratuitamente o Blog Acordo Certo, que tem como objetivo orientar, informar, educar e incentivar os consumidores a melhorarem sua saúde financeira.

A Acordo Certo é uma empresa que possibilita a renegociação de dívidas 100% online, de forma fácil e com descontos exclusivos. Além disso, disponibilizamos gratuitamente o Blog Acordo Certo, que tem como objetivo orientar, informar, educar e incentivar os consumidores a melhorarem sua saúde financeira.