Veja como fazer o dinheiro render mais que a poupança e a inflação ao investi-lo em uma conta digital, tesouro direto ou CDBs. Aprenda também a definir uma meta para seus investimentos.

Como fazer o dinheiro render todo dia

Está juntando dinheiro para montar a sua reserva de emergência ou realizar um sonho? Parabéns, este é o melhor caminho rumo a sua independência e bem-estar financeiro.  

Mas você sabe onde deixar este dinheiro para que ele renda mais? Será que vale a pena colocar na poupança ou compensa colocar em uma conta digital? Aprenda tudo sobre como fazer o dinheiro render todos os dias. Veja mais abaixo. 

3 dicas onde rende mais o dinheiro

Para garantir que o seu dinheiro renda mais, deixe ele longe das poupanças oferecidas pelos bancos tradicionais: hoje em dia vale muito mais a pena colocá-lo para render em aplicações em títulos de renda fixa, ou em uma conta digital remunerada.  

Que tal alguns números para comprovar essa diferença? 

Enquanto nas poupanças o seu dinheiro rende até 6,17% ao ano, nas contas e carteiras digitais ele pode render até 13,75% ao ano.  

Ou seja, é muito melhor escolher uma instituição financeira que ofereça esse rendimento através de CDBs com liquidez diária, do que manter seu dinheiro preso a uma poupança que inclusive desvaloriza o valor depositado por causa da inflação.  

Veja mais sobre as 3 opções de investimentos mais simples e que fazem o seu dinheiro render mais do que a poupança: contas e carteiras digitais, CDBs e Tesouro Direto.

Contas e carteiras digitais

Você já deve ter ouvido falar das contas e carteiras digitais, como PicPay, Mercado Pago, Nubank…  

As opções são diversas, mas um ponto diferencial entre as contas digitais é a possibilidade de rendimento: as carteiras digitais prometem um rendimento maior do que a poupança, e isso é fato. 

De toda forma, é importante considerar que as carteiras digitais não são isentas de imposto de Renda assim como a poupança é, logo, ao deixar seu dinheiro rendendo em uma conta ou carteira digital, será feito um desconto por conta do imposto. 

Antes de investir é importante consultar a tabela de imposto de renda para ter certeza que será mesmo um bom investimento. 

CDBs 

Os Certificados de Depósito Bancário são um tipo de investimento seguro e de baixo risco e funcionam de maneira simples: você empresta o seu dinheiro para o banco que, para confirmar a transação, emite o certificado. 

Para resgatar o CDB sem ter perdas financeiras, é preciso aguardar pela sua data de vencimento (por isso, antes de investir, verifique se a data de resgate condiz com as suas possibilidades financeiras). Além disso, vale ressaltar que o CDB também está sujeito à descontos por causa do Imposto de Renda. 

Tesouro Direto 

O Tesouro Direto apresenta uma rentabilidade muito superior à da poupança, é reconhecido como o tipo de aplicação com menor risco do mercado, além de ser uma ótima opção para quem procura um bom lugar para guardar dinheiro com segurança e fazê-lo render. 

Quando você coloca o seu dinheiro no Tesouro, você está comprando títulos públicos com seu dinheiro.  

Em outras palavras, você empresta dinheiro ao Governo Federal para o pagamento de dívidas e realização de investimentos. 

Considerado uma excelente alternativa de investimento, ele oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade, aplicações com variados prazos de vencimento e fluxos de remuneração.  

Este tipo de investimento também é mais flexível — é possível vender o seu título (ou seja, resgatar o seu dinheiro) antes da data de vencimento sem que você tenha prejuízos. Porém, para uma boa rentabilidade, é aconselhável manter a sua aplicação até o final para o resgate total do valor de sua rentabilidade. 

No site oficial do Tesouro Direto, é possível conhecer detalhadamente os diferentes tipos de título, além de ter a opção de simular como seria a sua aplicação. Com bastante clareza, você visualiza de forma simples o quanto o seu dinheiro poderá render ao longo do tempo. 

Assim como os CDBs, os títulos públicos do Tesouro Direto também estão sujeitos à tributação de Imposto de Renda, por isso é muito importante simular a aplicação e analisar com cuidado cada detalhe. 

Melhor banco para render o dinheiro

Se pensarmos em carteira digital, o Picpay é a melhor opção, mas em relação à bancos digitais, o Iti se mostrou a melhor opção para fazer render o dinheiro.  

E para te ajudar a escolher a melhor conta digital ou carteira, fizemos um top 5 que mostra onde rende mais o seu dinheiro, levando em consideração aquelas que usam o CDI como base, que é um Certificado de depósito Interbancário de curto prazo. 

Confira a lista: 

  1. 1° lugar – PicPay (O dinheiro disponível na carteira digital rende 102% a.a. do CDI.) 
  2. 2° lugar – Iti (O saldo da conta remunerada rende todo dia útil 100% do CDI e sem cobrança de IOF)  
  3. 3° lugar – Nubank (rende 100% do CDI a partir de 30 dias de aplicação) 
  4. 4° lugar – PagBank (O saldo da conta remunerada do PagBank é de 100% do CDI com liquidez diária) 
  5. 5° lugar – Mercado Pago (A conta remunerada rende 100% do CDI com liquidez diária) 

Vamos ver mais sobre cada uma das opções?  

1 – Picpay

O Picpay não é conta digital nem banco, é uma “wallet”, ou seja, uma carteira digital. Até mesmo por isso, o PicPay não possui produtos de investimentos e nem cheque especial. 

Esta carteira rende 102% do CDI ao ano, que é o rendimento mais alto entre as opções que analisamos. Nela seu dinheiro fica disponível para retirada a qualquer momento e ele ainda rende todos os dias úteis.  

2 – Iti 

O Iti é uma das melhores opções para deixar a reserva de emergência e fazer o seu dinheiro render, pois conta com a tecnologia e segurança do maior banco da América Latina, que é o Banco Itaú

Além disso, possui algo parecido com as caixinhas do Nubank, para a pessoa separar seus objetivos e aplicar o dinheiro sempre que quiser e não cobra IOF, que é um grande diferencial se comparado as outras opções do mercado.  

3 – Nubank 

Apesar do seu dinheiro ter que esperar 30 dias para render, o Nubank é um banco digital facilitador e muito intuitivo para quem deseja utilizar para montar a Reserva de Emergência e fazer o dinheiro render mais do que a poupança. 

Sobre a rentabilidade: se deixar o dinheiro na conta remunerada, você pode fazer a movimentação quando quiser, mas lembre-se: se colocar o dinheiro para render e retirar em menos de 30 dias, você não receberá rendimentos. 

4 – PagBank 

O PagBank é a conta digital da empresa PagSeguro e é considerada uma carteira digital, assim como o PicPay. A conta remunerada do PagBank é uma opção legal para construir a reserva, pois rende 100% do CDI com liquidez diária. 

A carteira ainda conta com o CDB com liquidez diária que rende 110% do CDO, mas possui carência de 1 dia. Entretanto, é uma opção caso você queira deixar seu dinheiro em um investimento e com a proteção do FGC. 

5 – Mercado Pago 

Em julho de 2022 o Mercado Pago divulgou que pode ser reconhecido como um banco digital e também possui a opção de conta remunerada. Além disso, é uma plataforma de faz a intermediação de pagamentos, facilitando as transações e colaborando para aumentar as taxas de aprovação de instituições e bandeiras de cartões. 

Ideal para quem já usa os serviços do aplicativo para pagamentos, mas caso você não utilize, existem outras opções para guardar a reserva de emergência. 

O que é inflação e como ela impacta meu lucro 

Este termo vem justamente da palavra “inflar”, e neste caso, o que infla é o preço das coisas. Inflação é o aumento dos preços de produtos e serviços, incluindo transporte, alimentação e saúde.  

Este aumento faz com que nosso dinheiro perca o seu valor e o seu poder de compra durante os anos. Por exemplo, se a 2 anos atrás você ia no mercado e comprava 20 produtos, neste ano você só consegue comprar 15 produtos.  

E como é feito esse aumento dos valores na inflação? 

O valor da inflação é calculado com base nos índices de preços, também chamados de índices de inflação. O índice mais conhecido no Brasil é o IPCA, considerado o oficial pelo Governo Federal, mas existe também o INPC — ambos medidos mensalmente pelo IBGE. 

Para acompanhar qual a taxa atual da inflação, basta acessar a calculadora do cidadão no site do Banco Central do Brasil. 

E como a inflação impacta no lucro dos seus rendimentos?  

Como você já deve ter percebido, a inflação tem grande impacto nas nossas vidas, afinal, ela mexe com toda a economia do país. E claro que não seria diferente quando o assunto é investimento. 

Quando você resolve investir dinheiro para fazê-lo render, é muito importante analisar bem onde colocará este valor, pois se o rendimento não ultrapassar a inflação, então significa que você está perdendo dinheiro, em vez de fazê-lo render.  

Não entendeu nada? Vamos ver um exemplo prático. 

A Marcela colocou o seu dinheiro para render em uma carteira digital que promete o rendimento de 12% ao ano. Já a Carol decidiu deixar o seu dinheiro rendendo em uma conta que oferece 8% de rendimento ao ano. Depois de colocarem o dinheiro nos lugares escolhidos, elas conferiram que a inflação estava acumulada em 7%. E agora, qual das duas terá um impacto maior nos rendimentos?  

 A Marcela terá um ganho real de lucros de 5% (que é 12% do rendimento ao ano menos a inflação de 7%), já a Carol terá um ganho real de somente 1%.  

Ao compararmos, podemos ver que a Carol está sendo mais impactada negativamente: ela está deixando de fazer seu dinheiro render mais por mantê-lo em uma conta que tem um rendimento muito parecido com a inflação acumulada. Já a Marcela receberá um rendimento bom, mesmo com o desconto da inflação. 

Resumidamente, é assim que a inflação impacta os seus lucros e rendimentos.  

Lembre-se que os investimentos, até os mais simples, te ajudam a preservar o valor do seu dinheiro, pois além fazê-lo render e ganhar um valor extra como lucro, você ainda consegue escolher um investimento que pode compensar a desvalorização causada pela inflação. 

E para concluir: Defina objetivos para o dinheiro render

Antes de começar economizar, guardar dinheiro e colocar ele para render, você precisa ter uma direção. 

Sabemos que os gastos do dia a dia podem parecer mais interessantes porque trazem felicidade imediata, mas quais são seus planos para o próximo ano? Ou para os próximos 2, 5 10, 20 anos?  

Para fazer seu dinheiro render na quantidade esperada, é importante ter uma meta definida, pois assim você consegue escolher investimentos que tenham rendimentos mais adequados para o seu objetivo.  

Por exemplo: se a sua intenção é usar este dinheiro só daqui a 10 anos, então você pode escolher um título que ofereça mais rendimentos, mas que tenha a condição que só poder tirar o dinheiro daqui a 10 anos.  

Se escolher um investimento que ofereça um rendimento baixo só porque você pode tirar a qualquer momento, mesmo que sua meta seja para daqui 10 anos, então pode ficar mais difícil com que você realize o seu objetivo e chegue no valor de rendimentos que estava esperando.  

Agora reflita qual é a meta deste dinheiro que você está poupando e pense: em quanto tempo eu quero realizar esse sonho? Veja alguns exemplos comuns:  

  • Ter estabilidade financeira 
  • Criar uma reserva de emergência 
  • Investir para a aposentadoria
  • Fazer faculdade ou pagar faculdade para os filhos 
  • Quitar dívidas 
  • Financiar um carro 
  • Financiar um imóvel e conseguir dar uma entrada 
  • Fazer uma reforça na casa 

Lembre-se que para entender como fazer o dinheiro render da melhor forma, você precisa ter muita disciplina, estudar bastante as opções que as instituições financeiras oferecem e ter um planejamento financeiro organizado. Assim ficará muito mais fácil realizar tanto seus sonhos, quanto alcançar o bem-estar financeiro.  

Conte com a gente nessa trajetória ?

FAQ: Perguntas frequentes 

Como fazer R$ 500 render? 

O primeiro passo é entender quais são seus objetivos com estes R$500,00: a ideia é usar este dinheiro em longo, médio ou curto prazo? E você já tem um perfil de investidor definido? Caso ainda não tenha, o ideal é colocar estes R$500 em uma conta digital remunerada, como PicPay ou Iti, e então aguardar os rendimentos a cada dia. Mas se você já entende mais sobre investimentos, vale buscar por opções diversificadas.  

Como fazer o dinheiro render sozinho? 

Para fazer o dinheiro render sozinho, é preciso aplicá-lo em um investimento, para que então as instituições financeiras te paguem juros sobre este valor investido, e assim você consegue fazer seu dinheiro o render. Uma das opções mais simples e rápidas para fazer isso é colocar o dinheiro e uma conta ou carteira digital e deixá-lo “trabalhar sozinho”. 

Onde deixar o dinheiro rendendo por mês? 

Para quem está iniciando no mundo dos investimentos, o ideal é fugir da poupança e deixar seu dinheiro rendendo em uma aplicação de renda fixa, como Tesouro Direto, CDBs e outros. As carteiras e contas digitais remuneradas aplicam seu dinheiro justamente em títulos de renda fixa. 

Esse conteúdo foi útil?