Descubra como verificar se seu CPF está regularizado e evite transtornos em sua vida financeira.

O que é CPF Regular

O CPF é um documento de extrema importância para os brasileiros, pois ele é exigido em diversas situações do dia a dia, como para abrir uma conta bancária, solicitar um cartão de crédito, para acessar e se inscrever em benefícios do Governo, entre outras.  

Mas você sabia que é possível verificar se seu CPF está regularizado e assim evitar qualquer problema na sua vida? 

Siga a leitura e entenda tudo o que você precisa saber sobre CPF regular e como verificar a situação do seu documento. 

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. 🔊

O que é CPF Regular? 

Ter o CPF regular significa que a situação do seu documento está regularizada na Receita Federal. Isso quer dizer que o cadastro está atualizado e que não há pendências ou irregularidades que possam impedir o uso do seu documento. 

Quando você fica com o CPF irregular, fica impedido de realizar alguns serviços, como fazer um novo passaporte, participar de concursos públicos e do ENEM, pode ter dificuldades de acessar e receber benefícios como Bolsa Família e aposentadoria, etc.  

CPF regular quer dizer que o nome está limpo? 

Não necessariamente.  

Ter o CPF regular está relacionada apenas à situação cadastral do documento na Receita Federal, ou seja, se ele está atualizado e sem pendências, como por exemplo: quando você não faz a declaração do imposto de renda, sua situação fica irregular.  

É possível verificar se o seu nome está limpo e se consultar restrições financeiras e de crédito com outro tipo de pesquisa, como a consulta de CPF aqui da Acordo Certo. Ao ver informações do seu CPF aqui, você descobre qual o seu score de crédito, se existem dívidas no seu CPF, se o seu nome está sujo e qual pendência que está sujando-o, faz o monitoramento de CPF, entre muitos outros. 

Ou seja, fazer a consulta na Receita Federal permite que você descubra se você tem o CPF regular e se está livre de restrições e bloqueios com o Governo. E fazer a consulta na Acordo Certo ou em birôs de crédito como a Boa Vista SCPC permite que você avalie o histórico das suas finanças e do seu crédito, e ainda descubra se existem pendências financeiras no seu nome. 

Como saber se meu CPF está regular? 

Existem vários jeitos de verificar se você tem CPF regular, e um deles é acessando o site da Receita Federal e consultando a situação cadastral do seu documento.  

Essa consulta é online e gratuita, e também pode ser feita pelo aplicativo Pessoa Física, disponível para smartphones Android e iOS. 

Abaixo compartilhamos o passo a passo para você consultar.  

Como consultar o CPF na Receita Federal 

Consultar CPF Regular
Resultado de “CPF Regular” na Receita Federal

Para descobrir se o seu CPF está regular ou irregular e consultar a situação do seu CPF na Receita Federal, você pode seguir duas opções:

Site da Receita Federal 

  1. Acesse o site da Receita Federal, na página de “Comprovante de Situação Cadastral no CPF” 
  2. Digite o número do seu CPF e a data de nascimento 
  3. Em seguida, resolva o captcha (é só clicar em “sou humano”)  
  4. Clique em “Consultar” 

Se você tem o CPF regular, aparecerá a mensagem “Situação Cadastral: Regular”. Mas se você estiver com CPF irregular, poderão aparecer os seguintes resultados nesta consulta: CPF suspenso, cancelado, pendente de regularização, nulo. Abaixo falaremos mais sobre cada um.  

No App Pessoa Física 

Veja os passos: 

  1. Baixe o aplicativo Receita Federal Pessoa Física em seu celular 
  2. Entre com seu CPF e data de nascimento, assim como no site da Receita Federal 
  3. Se estiver regular, aparecerá a mensagem “Situação Cadastral: Regular”. 

Se o seu documento não estiver regular, sabia que é possível regularizar o CPF ali mesmo, pelo app? Dentro do aplicativo, existe a opção de “serviços CPF”, e em seguida a opção de “regularização de suspensos”.  O app vai passar quais são os passos para seguir ?  

E será que é possível consultar CPF pelo nome? Veja aqui.

Veja os possíveis resultados de situação do CPF

Ao consultar o CPF na Receita Federal, é possível visualizar quatro tipos de resultado da sua situação cadastral. Veja abaixo o que cada um significa: 

CPF pendente de regularização 

Isso indica que há um problema específico com seu CPF: você não entregou a declaração do imposto de renda em um dos últimos cinco anos.  

Se de fato você não entregou a declaração, então será preciso entregar para regularizar sua situação, mesmo se a entrega for atrasada. Para isso, confira este conteúdo sobre declaração do imposto de renda.

CPF suspenso 

O CPF é suspenso quando há inconsistências no cadastro, ou seja, quando os dados estão incompletos ou não estão batendo entre os cadastros na Receita Federal.  

Por exemplo, alguma informação do seu título de eleitor pode estar cadastrada incorretamente e por isso não está batendo com o restante dos seus cadastros, logo, seu CPF fica suspenso. 

Mas para resolver você não terá dificuldades: é só acessar o site da Receita Federal e fazer um Pedido de Regularização de CPF preenchendo o formulário.  

CPF de titular falecido 

Essa situação ocorre quando o titular do CPF falece e os herdeiros não regularizam a situação. Nesse caso, é necessário fazer a regularização do CPF do falecido junto à Receita Federal. 

CPF cancelado 

Por fim, sua consulta terá este resultado se o seu documento é cancelado pela Receita Federal, geralmente por duplicidade, algum erro no cadastro ou determinação da justiça.  

Para regularizar o CPF nesse caso, é necessário comparecer a uma agência da Receita Federal e regularizar a situação. 

E se meu CPF não estiver regular? 6 Motivos para Mantê-lo em Dia 

Se você consultar seu CPF e ele não estiver regular, é importante regularizar a situação o quanto antes, pois isso pode gerar problemas em diversas áreas da sua vida, como:  

  1. Fica proibido de emitir novo passaporte 
  2. É impedido de se inscrever em provas como o ENEM e em concursos públicos 
  3. Tem dificuldades de acessar e receber benefícios do Governo 
  4. Fica com dificuldades para abrir conta em banco 
  5. Não consegue pedir empréstimos
  6. Não consegue realizar compras parceladas  

Para regularizar o CPF, é necessário identificar qual a situação atual do seu documento, como descrevemos nos tópicos anteriores.  

Depois, é preciso seguir as orientações da Receita Federal para regularizar a situação, que podem incluir a entrega de declarações em atraso, correção de informações no cadastro, preenchimento de pedido de regularização no site, fazer uma visita presencial em uma agência da Receita, entre outras. 

Como regularizar o CPF 

Depende da sua situação cadastral, pois tem casos em que é possível regularizar de forma 100% online, já em outros é preciso ir presencialmente em uma unidade da Receita Federal.  

O primeiro passo é fazer a consulta e descobrir se o seu CPF é regular ou não. Se ele não for, é importante notar qual o resultado da consulta, ou seja, se vai aparecer que o seu CPF está suspenso, pendente de regularização etc.  

Em seguida, é a hora de tomar as devidas atitudes:  

  1. Se seu CPF está suspenso, então basta entrar no site da Receita e preencher um “Pedido de regularização do CPF” no site da Receita 
  2. Se seu CPF está “Pendente de regularização”, então você deverá ver qual das declarações de imposto de renda você não entregou, e entregá-la. Depois, precisará preencher o formulário “Pedido de regularização do CPF” no site da Receita 
  3. Se o seu CPF é nulo, ou cancelado, é mais difícil e geralmente não há o que fazer, mas vale entrar em contato com a Receita ou ir diretamente em uma agência. Não esqueça de levar seus documentos como RG, CPF, título de eleitor, etc.  

E para concluir com chave de ouro, nossa última dica é: monitore seu documento para certificar que você está com o CPF regular 

Sabemos que hoje existem muitos golpes fraudes por aí né? São tantos golpes do PIX, cartão clonado, golpe do INSS, golpe de benefício que o que mais queremos é garantir mais proteção ao nosso tão precioso CPF. E nisso o monitoramento de CPF da Acordo Certo pode te ajudar! 

Ao consultar gratuitamente seu CPF, além de conferir informações importantes sobre seu score de crédito e possíveis dívidas no seu nome, você também observa se tem pessoas ou empresas consultando o seu CPF, e se houveram movimentações estranhas no seu nome.  

Por exemplo: quando a gente pede um cartão de crédito, é muito provável que a empresa emissora do cartão vai consultar o seu CPF antes de aprovar. Mas e se você não solicitou cartão nenhum? Então pode ser que alguém usou seu documento de forma mal-intencionada…  

É por isso que é essencial fazer o monitoramento com frequência, assim você percebe possíveis problemas com antecedências e toma as soluções mais rapidamente ?  

FAQ: Perguntas frequentes

Por que devo manter o CPF regularizado? 

Manter o CPF regularizado é importante para evitar problemas em movimentações financeiras, como abrir contas bancárias, realizar empréstimos, e até mesmo adquirir produtos e serviços em algumas lojas. Além disso, com o CPF regular você não é bloqueado de participar de provas como concursos públicos e ENEM para conquistar o FIES ou PROUNI.  

Posso conseguir crédito com o CPF não regularizado? 

Não é possível conseguir crédito com o CPF não regularizado, pois as instituições financeiras consultam a situação do CPF antes de aprovar qualquer tipo de transação financeira. 

É possível consultar CPF pelo nome? 

Como uma forma de manter a segurança dos dados pessoais, pessoas físicas não podem consultar CPF pelo nome, pois somente empresas que tem convênio com os Órgãos de Proteção ao Crédito tem direito de fazer este tipo de busca.  

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?