Descomplicando as dívidas: leia nossas dicas sobre o que pagar primeiro, entenda o que priorizar e alcance a estabilidade que você merece.

Tenho muitas dívidas: por onde começar? Descubra o que pagar primeiro!

Você sabe quais dívidas estão escondidas sob o seu nome? E sabe quais delas você deve priorizar na hora do pagamento?

Hoje vamos te contar o que pagar primeiro: entenda quais critérios você deve levar em consideração na hora de quitar uma dívida, e se caso você tem mais de uma pendência financeira, entenda quais elas você precisa pagar primeiro para evitar consequências maiores. Siga a leitura.

Primeiro passo: descubra quais dívidas estão registradas no seu nome

Antes de entrarmos na estratégia de qual dívida pagar primeiro, é crucial saber quais contas e pendências estão no seu nome. 

Serviços essenciais como água, luz, aluguel e plano de saúde são as bases da nossa pirâmide financeira. Coloque tudo na ponta do lápis e encare a realidade de frente.

Não sabe se tem dívidas no seu nome? Faça uma consulta gratuita na Acordo Certo!

Afinal, o que pagar primeiro? Qual dívida priorizar?

A pergunta que não quer calar: por onde começar? Qual dívida pagar primeiro? Aqui, nossa missão é facilitar a sua jornada. Vamos ao plano de ação!

1. Serviços essenciais (contas de água, luz, aluguel)

Essas são as bases da pirâmide, como mencionamos antes. Manter esses serviços em dia é crucial para a sua estabilidade. Afinal, ninguém quer passar aperto sem água ou luz, não é mesmo?

Manter esses serviços em dia é importante para a comunicação e a busca por oportunidades de renda extra.

Para pagar estas contas primeiro, acesse o site oficial das concessionárias para pegar o boleto, como no site da Enel Brasil, EDP, ou ainda CPFL.

2. Dívidas com juros mais altos

Entre as dívidas que você conseguiu localizar no seu nome, identifique aquelas com os juros mais altos. 

Aqui, estamos falando de cartão de crédito, empréstimos atrasados e demais compromissos que estão pesando no seu bolso. Negociar essas dívidas pode aliviar consideravelmente a pressão financeira.

3. Dívidas com garantias

Se você possui dívidas com garantias, como empréstimos consignados, ou empréstimo com garantia de veículo, por exemplo, considere-as como prioridade. Afinal, manter um bem pode ser crucial para o seu dia a dia.

4. Contas de serviços públicos

Além das contas essenciais, verifique se há alguma pendência em contas de serviços públicos, como telefonia e internet. 

5. Dívidas negativadas

Enfrente também  as dívidas negativadas. Livrar-se do nome sujo é essencial para retomar o controle da sua vida financeira.

Ao consultar seu CPF aqui na Acordo Certo, nós mostramos todas as suas dívidas registradas conosco, e também sinalizamos aquelas que estão negativadas para que você saiba qual delas pagar para conseguir limpar o nome. 

6. Dívidas com familiares ou amigos

Dívidas com quem amamos também merecem atenção. Priorize aquelas com familiares ou amigos, afinal, a base de todo relacionamento é a confiança.

7. Dívidas com juros mais baixos

Aqui, estamos falando de financiamentos ou empréstimos com taxas mais baixas. Considere a possibilidade de renegociar essas dívidas para liberar espaço no orçamento.

Qual dívida pagar primeiro? Veja o que priorizar no dia a dia: cartão de crédito, empréstimo ou cheque especial 

Qual dívida pagar primeiro: cartão de crédito ou empréstimo atrasado?

Essa é uma escolha crucial e depende da situação específica de cada pessoa. Em geral, para entender o que pagar primeiro, você precisa saber que priorizar o pagamento do cartão de crédito é uma boa prática, especialmente se as taxas de juros são elevadas. 

Os cartões geralmente possuem taxas mais altas do que a média do mercado. Livrar-se dessa dívida primeiro pode evitar que os juros acumulem rapidamente.

Mas, se o empréstimo atrasado possui penalidades mais severas ou riscos imediatos, como altas multas, juros ou mesmo a retomada de um bem (em casos de empréstimo com garantia), pode ser mais inteligente priorizá-lo. Tudo vai depender dos detalhes de cada uma das suas dívidas. 

O que pagar primeiro: cheque especial ou cartão de crédito?

Aqui, a escolha muitas vezes recai sobre a dívida com as taxas de juros mais altas. O cheque especial pode ser tentador, mas suas taxas costumam ser elevadas. 

Se você estiver enfrentando ambas as situações, priorize aquela que está acumulando mais encargos financeiros. Além disso, explore a possibilidade de negociar com seu banco para encontrar soluções que aliviem a pressão financeira.

Qual dívida pagar primeiro: menor ou maior?

Aqui, a estratégia pode variar. Pagar a dívida menor primeiro, conhecida como método “bola de neve”, pode fornecer uma sensação de realização rápida, motivando a continuar o processo.

Por outro lado, focar na dívida maior pode ser financeiramente mais eficiente, pois você reduzirá o montante total mais rápido. Avalie sua tolerância ao risco, objetivos financeiros e escolha a forma que melhor se adapte à sua situação e ao seu planejamento financeiro familiar. 

4 dicas para decidir o que pagar primeiro

Lembre-se, cada situação é única, e nós sempre te aconselhamos a buscar orientação financeira personalizada se sentir dificuldades em tomar decisões, ok? Veja nossas perguntas abaixo e use como reflexão antes de decidir o que pagar primeiro.

1 – Qual dívida está acumulando mais juros? 

Avaliar as taxas de juros é crucial para determinar a prioridade e entender o que pagar primeiro.

2 – Qual dívida possui consequências mais severas em caso de não pagamento? 

Algumas dívidas, como empréstimos com garantia, podem ter repercussões mais imediatas.

3 – Qual estratégia de pagamento se alinha melhor aos seus objetivos financeiros? 

Seja livre de dívidas mais rapidamente ou reduza o valor total de maneira eficiente.

4 – Você já considerou negociar suas dívidas para obter melhores condições?

Negociar pode ser uma ferramenta poderosa para aliviar a carga financeira, pois você consegue aproveitar descontos especiais e até parcelamentos maiores. 

E pra finalizar: se precisa quitar dívidas, negocie na Acordo Certo!

Ao seguir os passos que apresentamos, você estará pronto para seguir o caminho para um futuro financeiro mais saudável. Lembre-se, nosso objetivo é te ajudar a sair do nome sujo e alcançar o bem-estar financeiro.

 Se precisar de apoio na negociação, conte conosco da Acordo Certo. Negociar suas dívidas pode ser o passo decisivo para um recomeço financeiro. Vamos juntos nessa jornada!

FAQ: Perguntas frequentes

Qual dívida devo pagar primeiro?

A dívida que deve ser paga primeiro depende da situação específica, mas priorize aquelas que são relacionadas a serviços essenciais e aquelas com juros mais altos.

Quais dívidas priorizar?

Priorize dívidas com juros elevados, contas essenciais e aquelas com riscos imediatos, como a retomada de bens.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?