Aprenda a pagar IPVA com cartão de crédito à vista ou parcelado: em 6 passos, que podem ser feitos diretamente pelo seu celular, de forma online e rápida.

Como Pagar IPVA com Cartão de Crédito - EAR na CNH

Com tantas novidades surgindo no mundo das finanças, é claro que as empresas desenvolveriam também uma forma de facilitar o pagamento de impostos, como o IPVA. 

Se você está para receber seu décimo terceiro e já está organizando as contas que precisa pagar com ele, saiba que existe uma possibilidade de não usar esse dinheiro quitando o IPVA, afinal, hoje já é possível pagar este imposto com cartão de crédito. 

Mas antes de pagar IPVA com cartão de crédito, primeiro veja as vantagens e desvantagens e tire suas dúvidas para garantir a melhor forma de pagamento para você e o seu bolso ? Siga a leitura.  

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. 

O que é IPVA? 

IPVA é a taxa que todos os donos de automóveis precisam pagar anualmente, independentemente do veículo ser de passeio, transporte ou carga.  

A siga significa “Imposto sobre propriedades de veículos automotores”, e é um imposto cobrado e administrado pelos Governos estaduais do Brasil.  

Ao contrário do que muitos pensam, o dinheiro arrecadado com o IPVA não serve somente para cuidar das estradas e da mobilidade do estado. Na verdade, ele é distribuído conforme a necessidade e pode ser aplicado nas áreas da saúde, educação, etc.  

Pagar IPVA com cartão de crédito é possível? 

Sim, é possível pagar IPVA com cartão de crédito em 2023 e 2024. Para isso, será necessário contar com instituições financeiras especializadas em pagamento de boletos com cartão de crédito, como por exemplo empresas que tenham carteiras e contas digitais. 

Vale lembrar que só e possível pagar IPVA desta forma se o débito não estiver inscrito na dívida ativa, ok?  

Veja também: Como conseguir cartão para negativado

Como pagar IPVA no cartão de crédito 

Existem algumas formas de pagar o IPVA, mas para conseguir pagá-lo com cartão, será necessário emitir o boleto do débito primeiro, para depois fazer o pagamento através de uma carteira digital.

Veja os passos abaixo para emitir seu boleto. E o melhor: eles podem ser feitos diretamente pelo celular: 

  1. Entre no site do Detran, faça login com seu CPF e baixe o boleto do IPVA na área de “pesquisa de débitos e restrições”. Lembrando que é preciso entrar no site do estado onde o veículo foi licenciado. Clique aqui para conferir o site do Detran SP
  2. Com o boleto salvo, acesse uma carteira digital onde você tenha um cartão de crédito registado, como Mercado Pago, PicPay 
  3. Escaneie ou digite o código de barras do boleto 
  4. Escolha a forma de pagamento “cartão de credito” no aplicativo da carteira digital  
  5. Escolha se quer pagar parcelado ou à vista
  6. E pronto: você pagou seu IPVA com cartão de crédito! Só não pode esquecer de pagar a fatura do cartão, ok?  

Como parcelar IPVA no cartão de crédito 

Para pagar o IPVA no cartão de crédito de forma parcelada, basta emitir o boleto e fazer o pagamento com a ajuda de uma carteira ou conta digital. Também é possível contar com a ajuda de bancos digitais, como Next, Nubank, etc.  

Vale frisar que você só poderá parcelar o IPVA no cartão de crédito nos pagamentos referentes aos anos de 2022, 2023 e 2024. Para pagamentos de anos anteriores, o Governo tem outras regras que podem ser conferidas neste link oficial.  

6 opções de carteiras digitais para pagar IPVA com cartão de crédito 

Como você viu, você precisará contar com a ajuda de uma carteira digital para pagar seu IPVA dessa forma. Estes apps são cheios de vantagens para nós usuários, pois além de permitir o pagamento de boletos com cartão, também fazer o dinheiro render rápido através do CDI. 

Entretanto, saiba que existem taxas e cobranças para pagar boleto com cartão de crédito, e é por isso que selecionamos 6 opções para você analisar as diferenças de taxas de juros de cada uma: 

  1. Mercado Pago 
  2. RecargaPay 
  3. PicPay 
  4. Pagbank 
  5. 99 Pay 
  6. Zapay 

1 – Mercado Pago 

O Mercado Pago é especialista em fazer intermediações de pagamentos, e através do app permite que você pague o IPVA com cartão de crédito.   

Para isso, faça o download do aplicativo de forma gratuita, no seu celular Android ou IOS.  Depois de baixar, crie seu cadastro no Mercado Pago, valide sua conta e adicione um cartão de crédito por lá.  

E então é só pegar o boleto do IPVA, escanear o código de barras ou digitar a numeração do boleto, e escolher pagar com o cartão de crédito cadastrado no app. 

Para fazer este tipo de pagamento, o Mercado pago cobra uma taxa de 2,99%. Também é possível parcelar o valor do IPVA no cartão de crédito, mas a taxa varia de acordo com o número de parcelas escolhidas. Por exemplo, se escolher pagar em duas vezes, os juros são de 4,51%. 

2 – RecargaPay 

É possível fazer o mesmo processo no RecargaPay, mas a taxa é diferente: para pagar IPVA com cartão de crédito ou qualquer outro boleto, a taxa é de 4,99%.  

Se você optar por parcelar o boleto, então tem mais taxas que começam a partir de 7% e vão aumentando de acordo com o número de parcelas escolhidas.  

3 – PicPay 

Para pagar IPVA com cartão de crédito usando o PicPay, o processo é um pouco diferente, pois hoje este aplicativo já disponibiliza um ambiente exclusivo só para o pagamento deste imposto.  

Siga os passos para pagar IPVA com PicPay: 

  1. Acesse o aplicativo (é necessário ter um cadastro, ok?) 
  2. Cadastre um cartão de crédito 
  3. Depois, na tela inicial do app, desça a tela e procure a opção de “Multas e IPVA”. Você também pode digitar “IPVA” no campo de pesquisa 
  4. Clique na opção e preencha a placa do seu veículo, para que o app encontre os débitos relacionados ao seu cadastro 
  5. Em seguida irão aparecer todos os débitos do veículo, como multas e IPVA. Escolha o IPVA 
  6. Por fim, escolha a forma de pagamento “cartão de crédito” e selecione se pagará a vista ou parcelado. Pronto!  

Agora vamos conferir as taxas para pagamento em cartão de crédito do Picpay? 

Para pagar boletos de luz, água, gás e qualquer imposto como o IPVA, as taxas são as seguintes:   

  • Pagar boleto com cartão de crédito à vista: taxa de 4,99% sobre o valor do boleto 
  • Pagar parcelado com cartão de crédito: 4,99% sobre o valor do boleto + 4,49% sobre cada parcela 

4 – Pagbank 

Pague seu IPVA com o app PagBank, mas antes confira as taxas e compare com as outras opções apresentadas: 

  • Pagar boleto com cartão de crédito à vista: taxa de 3,49% sobre o valor do boleto, neste caso, do IPVA 
  • Pagar parcelado com cartão de crédito: 3,49% sobre o valor do boleto + 3,99% sobre cada parcela  

5 – 99 Pay 

A 99 Pay é a carteira digital da 99 Táxis, aplicativo de transporte particular. Além de oferecer download do app gratuito, rendimento pelo CDI e transferências PIX, você ainda consegue pagar seus boletos com cartão de crédito cadastrado na carteira.  

Para isso, a taxa cobrada atualmente é de 3,99%. 

6 – Zapay 

A Zapay é uma plataforma especialista para consultar débitos do seu veículo, como multas, licenciamento, DPVAT e IPVA.  

Ele permite que você pague os impostos em até 12 vezes, mas conta com as seguintes taxas: 

  • Para pagar o boleto do IPVA a vista com cartão de crédito, é cobrada uma taxa fixa de R$11,99 
  • E para pagar de forma parcelada, a taxa varia de acordo com a quantidade de parcelas escolhidas. No geral, as taxas das parcelas variam de 3,48% até 6% ao mês 

Quais são as taxas cobradas para pagar IPVA com cartão de crédito? 

As carteiras e contas digitais cobram taxas sobre o valor do boleto pago com cartão de crédito, que vão desde 2,99% até 4,99% 

Se você optar por parcelar o valor do boleto com o seu cartão de crédito, então as taxas aumentam: geralmente as empresas cobram a taxa por estar pagando boleto com cartão, mais taxas sobre cada parcela. E quanto mais parcelas, maiores as taxas.  

Por isso analise muito bem antes de pagar o IPVA com cartão de crédito ok? Sabemos que pode ser uma opção muito boa e que alivia o seu bolso, mas ela pode sair bem cara, pois quanto maior o valor do IPVA, maiores são as taxas cobradas para pagamentos com cartão.  

Vantagens e desvantagens de pagar o IPVA com o cartão de crédito 

Estas são as vantagens de pagar o IPV com cartão de crédito: 

  1. Possibilidade de parcelar o pagamento em muitas vezes  
  2. Chance de usar o valor que seria pago com o saldo da sua conta para quitar outras contas e responsabilidades financeiras  
  3. Mais flexibilidade para o seu planejamento financeiro familiar e pessoal 
  4. Se o seu cartão tiver um programa de pontos, então você conseguirá acumular pontos e milhas ao pagar o IPVA com cartão  
  5. Também existem cartões que oferecem cashback, então se você usar um cartão com este recurso, você ganhará dinheiro de volta ao pagar o IPVA desta forma  
  6. O pagamento por cartão de crédito é reconhecido mais rapidamente, ou seja, a compensação bancária acontece imediatamente 

E estas são as desvantagens de pagar o IPVA com cartão de crédito: 

  1. É cobrada taxa de juros para pagamentos com cartão de crédito 
  2. Também são cobradas mais taxas caso você opte por parcelar o pagamento do IPVA 
  3. Risco de se endividar e ficar com o nome sujo caso não consiga pagar a fatura do cartão de crédito
  4. Você pode perder descontos que são oferecidos para pagamentos à vista sem o cartão 

E para concluir, lembre-se de avaliar a melhor carteira ou banco digital para pagar o IPVA com taxas reduzidas 

Você acabou de conhecer a possibilidade de pagar o imposto IPVA com seu cartão de crédito, de forma super prática, online e ainda com parcelamento em até 12 vezes. Entretanto, uma desvantagem desta forma de pagamento é a obrigação de pagar taxas de juros um pouco elevadas.  

De toda forma, além de poder contar com a ajuda destes aplicativos, também existem bancos digitais que oferecem o serviço de pagar boletos com cartão de crédito, como o Next e Nubank. Eles também irão cobrar taxas, mas pode ser que sejam mais reduzidas, principalmente se você já for cliente de longa data. 

Então, antes de pagar o PIVA com cartão de crédito em qualquer app, faça uma análise da empresa que oferece as melhores condições, tanto para pagamentos à vista quanto parcelados.  

Nossa dica é: baixe todas as opções gratuitas e simule o pagamento em cada uma delas. Tire um “print” da tela com os valores, tanto a vista quanto parcelada, e depois compare os resultados. Assim você verá, na prática, qual deles te oferece o valor mais baixo para pagar este imposto ?  

Por fim, independentemente da forma que você escolher para pagar o IPVA, só não se esqueça de pagar esta dívida e não atrase o pagamento, pois assim você evita ficar com inadimplência, endividado e com score baixo.  

Conte com a gente para te ajudar no seu caminho rumo ao bem-estar financeiro.  

Web Stories

FAQ: Perguntas frequentes 

Em quantas vezes é possível parcelar o IPVA no cartão de crédito? 

O mais comum é parcelar em até 12 vezes, mas vale dizer que o parcelamento do IPVA no cartão de crédito vai depender das condições oferecidas pelas empresas de carteiras digitais. 

Como pagar IPVA atrasado parcelado no cartão de crédito? 

Se você tem IPVA atrasado de anos anteriores a 2022, você não poderá pagar parcelado no cartão de crédito, de acordo com as regras do próprio DETRAN.  

Qual o melhor aplicativo para pagar o IPVA? 

O melhor aplicativo de carteira digital para pagar o IPVA é aquele que oferece as melhores condições e menores taxas de juros. Por exemplo, de acordo com nosso conteúdo, o Mercado Pago e o PagPank oferecem taxas mais baixas do que as outras opções. Mas é importante você fazer esta análise e ver qual opção atende melhor sua necessidade.  

Como fazer consulta de débitos do veículo e IPVA?

Você pode consultar CNH pelo CPF pelo site do DETRAN do seu Estado e no SENATRAN, e para conferir informações de débitos e do seu IPVA, basta acessar a página “Pesquisa de débitos e restrições de veículo“.

Tem como pagar o IPVA no cartão de crédito?

Sim, é possível! Para isso você precisará acessar bancos e instituições financeiras que permitem pagamentos de boletos com cartão de crédito, como Mercado Pago, PicPay, etc.

Como pagar IPVA no cartão de crédito Nubank?

Para realizar o pagamento na Nubank abra o aplicativo, toque em “Pagar” e escolha a opção “Pagar um boleto”. Em seguida, escaneie o código de barras do boleto usando a câmera do seu dispositivo ou digite os números manualmente. Depois, decida se deseja pagar imediatamente ou agendar o pagamento. Por fim, verifique todas as informações e clique em “Confirmar pagamento”.

Como faço para pagar o IPVA pela internet?

É só entrar no site do DETRAN da sua cidade e digitar seu Renavan para pegar o boleto, e depois usar aplicativos ou internet banking de instituições financeiras para pagar o boleto com cartão de crédito.

Como pagar o IPVA 2023 e 2024 pelo celular?

Basta acessar o aplicativo do seu banco preferido e conferir se ele permite o pagamento de boleto com cartão de crédito.

Esse conteúdo foi útil?