Não sabe fazer consulta Seguro-Desemprego pelo CPF? Não se preocupe, ensinamos passos para consultar no app Carteira Digital e site CAIXA.

Aprenda a realizar a Consulta Seguro-Desemprego pelo CPF de forma simples

O seguro-desemprego é um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Ele é uma ajuda financeira temporária que tem como objetivo ajudar o trabalhador a se manter durante o período em que está procurando um novo emprego.  

Neste conteúdo vamos te explicar como funciona o benefício, quem tem direito e como fazer consulta seguro-desemprego pelo CPF. Acompanhe!

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O que é e como funciona o Seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um dos benefícios oferecidos aos trabalhadores formais, ou seja, aqueles que trabalham com a CLT (carteira de trabalho assinada). Ele pago em cinco parcelas para aqueles que foram dispensados sem justa causa pela empresa, como quando acontece uma quebra de contrato, por exemplo. 

Ele é uma ajuda financeira temporária que tem como objetivo ajudar o trabalhador a se manter e sustentar sua família e casa durante o período em que está procurando um novo emprego no mercado de trabalho. 

Este auxílio financeiro já está presente e estabelecido na vida dos brasileiros desde 1986, após ser regulamentado pelo decreto 92.608.  

Qual o valor do seguro-desemprego?

O valor do seguro-desemprego varia de acordo com o salário do trabalhador e o número de vezes que ele já solicitou o benefício, e para calcular, é preciso saber qual a média dos últimos 3 salários recebidos antes da demissão.    

Ah, e vale dizer que o valor mínimo é exatamente o valor do salário-mínimo do ano, logo, em 2023 é de R$ 1.302,00. 

“Mais importante do que saber o valor do seu seguro-desemprego, é saber o que você vai fazer com ele. As necessidades básicas familiares sempre virão em primeiro lugar: saúde, alimentação, educação e transporte. Se reestabeleça e depois pense nas suas dívidas, se este for o caso.” 

Bruna Allemann, Educadora Financeira

Prazos para solicitação do seguro-desemprego  

Você trabalhador pode pedir o seguro-desemprego a partir do 7º dia após a data da sua demissão, e tem também um prazo de até 120 dias após esta mesma data (4 meses depois). 

Como solicitar o seguro-desemprego? 

Para poder solicitar, é necessário ter o Documento do Requerimento do Seguro-Desemprego, que é entregue pela empresa que fez a sua demissão.  

Com este documento em mãos, é só entrar em um destes portais e aplicativos:   

  1. Portal Emprega Brasil dentro do site do Governo
  2. Aplicativo Carteira de Trabalho Digital 
  3. E-mails corporativos das Superintendências Regionais do Trabalho (o de São Paulo é [email protected])
  4. Por ligação, no telefone seguro-desemprego 158.   

Você pode conferir mais detalhes de como pedir seguro-desemprego neste conteúdo aqui do blog.  

Como consultar o seguro-desemprego pelo CPF  

Você pode consultar o andamento do seu pedido de seguro-desemprego pelo CPF em diversas plataformas online, e em pouquíssimos passos. Confira abaixo algumas opções para consultar pelo seu computador ou pelo celular.  

Como consultar o seguro-desemprego pelo site da Caixa  

A Caixa Econômica Federal disponibiliza um serviço online para consultar o seguro-desemprego pelo CPF. Siga os passos para acessar o serviço: 

  1. No site da CAIXA, na página seguro-desemprego, clique em “consultar o pagamento” 
  2. Você será direcionado ao Portal Cidadão. Clique no botão “acesse o portal” 
  3. Digite seu CPF e faça a validação ou criação do seu login. Essa validação é feita com envio de código por e-mail. 
  4. Clique em “benefícios e programas” e depois na opção “seguro-desemprego” 
  5. Por fim, terá a opção de “consulte seu benefício” 

Consultar o Seguro-desemprego pela Carteira de Trabalho Digital  

O trabalhador também pode consultar o seguro-desemprego pelo CPF através da Carteira de Trabalho Digital. Veja como fazer:  

  1. Basta baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”  
  2. Faça o login com sua conta gov.br. Com esta conta, você conseguirá fazer consulta seguro-desemprego pelo CPF e ainda ver informações de outros muitos benefícios 
  3. Escolha a opção “Benefícios” e, em seguida, “Seguro-desemprego”
  4. Por fim, clique em “Consultar” 

Consultar Seguro-desemprego pelo CPF com App Sine Fácil

Outra maneira de fazer a consulta seguro-desemprego pelo CPF é através do aplicativo Sine Fácil. O Sine Fácil é um aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Economia que permite ao trabalhador encontrar e concorrer a vagas de emprego, e ainda realizar consultas sobre o Seguro-desemprego. 

Para utilizar o Sine Fácil, faça o cadastro e login com seu CPF. Depois, clique em “Seguro-desemprego”. 

Como consultar o Seguro Desemprego no site do Ministério do Trabalho 

Outra opção para realizar uma consulta seguro-desemprego pelo CPF é através do site do Ministério do Trabalho Seguro-desemprego, que fica dentro do site do Governo e que também pode ser acessado com sua conta gov.br.  

 O site disponibiliza uma página exclusiva para o Seguro Desemprego, onde é possível encontrar informações sobre o benefício e realizar consultas utilizando o número do seu CPF. 

Quantidade de parcelas do Seguro-desemprego 

A quantidade de parcelas do Seguro-desemprego varia de acordo com o tempo de trabalho do trabalhador antes da demissão, e também das vezes em que você solicitou o benefício. 

Resumidamente, o benefício pode ser pago de três a cinco parcelas. 

Veja as condições e as regras para recebimento:  

Condição Regra 
Se for a primeira vez pedindo o benefício de seguro-desemprego Ter trabalhado pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses antes da demissão.  Nesta condição, se tiver trabalhado 12 meses, seu direito é receber 4 parcelas Se tiver trabalhado 24 meses, receberá 5 parcelas 
Se for a segunda vez pedindo É preciso ter trabalhado 9 meses nos últimos 12 meses depois da demissão.  Se tiver trabalhado 9 meses, você terá direito a 3 parcelas Ao trabalhar 12 meses, receberá 4 parcelas  Ao trabalhar 24 meses, receberá 5 parcelas  
Se for a terceira vez ou mais pedindo A regra é ter trabalhado cada um dos 6 meses anteriores a data da demissão.  Se tiver trabalhado 6 meses, terá direito a 3 parcelas Se tiver trabalhado 12 meses, receberá 4 parcelas  Se tiver trabalhado 24 meses, receberá 5 parcelas 

Outras regras sobre a quantidade de parcelas: 

  • É preciso ter recebidos salários de uma empresa ou pessoa física inscrita no CEI  
  • As parcelas não poderão ser menores do que um salário-mínimo 

Seguro-desemprego: Quem tem direito 

Para ter direito ao Seguro-desemprego, é necessário atender a alguns requisitos, como ter sido demitido sem justa causa, estar desempregado ou desempregada e não possuir renda para sustentar a si próprio e à sua família.  

Além disso, é necessário ter trabalhado com carteira assinada por um período mínimo de 12 meses, nos últimos 18 meses antes da demissão. 

Outros trabalhadores que também têm direito:  

  1. Empregados domésticos
  2. Pescadores profissionais e estão durante o período do defeso, que é a paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies 
  3. Pessoas resgatadas de condições análogas à escravidão 

E então, se você tiver dentro dos requisitos, é só fazer a consulta seguro-desemprego pelo CPF e solicitar o recebimento?  

Veja também: Como fazer Cartão do SUS: confira todas as formas de emitir

Como saber se o Seguro-desemprego está liberado? 

É possível acompanhar o andamento da solicitação do benefício e fazer a consulta seguro-desemprego pelo CPF através do site da Caixa Econômica Federal, pelo app Carteira de Trabalho Digital, pelo aplicativo Sine Fácil ou ainda no pelo site do Ministério do Trabalho. 

Além disso, é importante estar ciente dos prazos para solicitação do Seguro-desemprego, dos valores e da quantidade de parcelas que podem ser recebidas, bem como dos requisitos para ter direito ao benefício. 

Fazer a consulta Seguro-desemprego pelo CPF é uma forma fácil e prática de saber se o benefício está liberado, e essa opção está disponível para todos os cidadãos brasileiros.  

Com as informações e orientações certas que apresentamos, é possível ter mais clareza e segurança no processo de solicitação e liberação do seu benefício, e assim garantir bem-estar financeiro para você e sua família.  

E para fechar com chave de ouro: use nossa calculadora de seguro-desemprego 

Agora que você já sabe como fazer a consulta seguro-desemprego pelo CPF, que tal verificar qual será o valor do seu benefício?  

Use nosso simulador de seguro-desemprego: é só preencher quais foram os valores dos seus 3 últimos salários recebidos antes da demissão, a quantidade de meses trabalhados naquele ano e quantas vezes você já pediu o seguro. E pronto: clique em calcular! 

Simulador de seguro-desemprego

FAQ: Perguntas frequentes

Onde posso consultar meu Seguro-desemprego? 

Você pode consultar o seu Seguro-desemprego pela internet, através de computador ou celular, pelos aplicativos Sine Fácil ou Carteira de Trabalho Digital, pelos sites do Ministério do Trabalho ou da Caixa Econômica Federal.

Qual número ligar para consultar o Seguro-desemprego? 

Para fazer a consulta Seguro-desemprego pelo CPF através de telefone, você pode ligar no número 158, que é a Central Alô Trabalho. Também é possível ligar para o telefone da Superintendência do seu Estado. Por exemplo, os telefones da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo são (11) 2113-2806/ 2811/ 2860.  

Como consultar seguro-desemprego pelo NIS?

Faça o download do aplicativo CAIXA Trabalhador, faça login com o número NIS, clique em “consultas” e depois em “seguro-desemprego”. Não sabe sua numeração NIS? É só consultar NIS pelo CPF.

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