Veja 5 passos para fazer cartão do SUS pelo site ou aplicativo Conecte SUS Cidadão e aproveite os serviços e consultas gratuitas nas centenas de unidades básicas de saúde.

Aprenda Fazer Cartão do SUS

Sabia que mais de 70% da população do país usa o Cartão do SUS? De acordo com o Ministério da Saúde, isso representa mais de 150 milhões de brasileiros! 

O SUS oferece desde consultas básicas até procedimentos complexos, e é responsável por prestar serviços gratuitos e de qualidade para todos no Brasil.  

Mas afinal, como fazer Cartão do SUS para aproveitar consultas e exames grátis, com atendimento ágil, eficiente e personalizado? Siga a leitura para aprender.  

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!

O que é e o Cartão do SUS? 

O Cartão do SUS, também conhecido com Cartão Nacional de Saúde (CNS) é um documento de identificação dos brasileiros que usam os serviços do sistema público de saúde brasileiro, ou Sistema Único de Saúde (SUS). 

Este cartão conta com informações sobre o paciente, como o nome completo, data de nascimento e número do cartão de saúde. 

Para que serve o Cartão do SUS 

De acordo com o Ministério da Saúde, o cartão SUS serve para centralizar informações e históricos das pessoas que usam os serviços de saúde oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), logo, ele é usado sempre que o paciente precisa marcar consultas, exames, fazer atendimentos, conferir prontuários, etc.  

Aliás, para você ser atendido na rede pública de saúde é obrigatória a apresentação do cartão, seja em sua versão física ou sua versão virtual, emitida com a ajuda do site ou aplicativo. 

E por que a apresentação é tão necessária? É que nele são registrados todo o histórico médico do paciente e isso facilita o atendimento na rede pública de saúde.  

Além disso, o Cartão do SUS ajuda o governo a planejar e investir na saúde pública, permitindo que os recursos sejam direcionados para as áreas onde há maior demanda por serviços de saúde.

Ou seja, o Cartão do SUS é uma ferramenta importante tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde e o governo, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente para todos. 

Vantagens de fazer Cartão do SUS 

  1. Acesso facilitado aos serviços de saúde
  2. Atendimento personalizado, ágil e eficiente
  3. Controle e gestão mais eficiente da saúde pública
  4. Prevenção de doenças
  5. Gratuidade
  6. Conveniência e praticidade

Como fazer o Cartão do SUS 

Para fazer o Catão do SUS, você precisará fazer o pré-cadastro online, ou então ir presencialmente em um ponto de atendimento de saúde. 

Confira os passos a seguir: 

Como fazer o Cartão do SUS online 

  1. Acesse o site do Conecte SUS Cidadão 
  2. Faça o login da conta GOV.BR com seu CPF e senha. Se você ainda não tem este login, é muito importante tê-lo para poder acessar os serviços SUS e muitos outros benefícios do Governo, como Bolsa Família, Aposentadoria, etc.  
  3. Se você nunca teve um Cartão SUS, então depois de fazer login e entrar no portal Conecte SUS, siga os passos para gerar o protocolo de atendimento  
  4. Este protocolo deve ser levado até um posto de saúde próximo da sua casa em até 90 dias para poder finalizar o pedido do cartão e retirá-lo  
  5. Se você já teve um Cartão SUS antes e precisa de uma versão virtual, então é só fazer login no Conecte SUS e clicar no canto superior direito, no seu nome. Ao fazer isso, terá um botão escrito “Cartão Nacional de Saúde”. Clique nele, e depois clique no botão que fica acima do cartão virtual para baixar uma imagem do seu Cartão, que possui um QR Code 

Como fazer o cartão do SUS pelo aplicativo 

  1. Acesse a lojinha do seu celular e busque por App Conecte SUS
  2. Faça o login GOV.BR com seu CPF e senha 
  3. Aceite os termos de uso para usar o aplicativo 
  4. Entre no aplicativo e clique no seu nome. Ao fazer isso, terá um botão escrito “Cartão Nacional de Saúde”. Clique nele, e depois clique no botão que fica acima do cartão virtual, para baixar uma imagem do seu Cartão  

Como fazer o cartão do SUS no posto de saúde 

  1. Reúna seus documentos de identificação, como RG e CPF e um comprovante de residência, como conta de água, luz, telefone, etc. 
  2. Vá de forma presencial em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Posto de Saúde ou Centro de Saúde perto da sua casa. Se você for de São Paulo, é possível ver as unidades através do site Busca Saúde Prefeitura de SP ou digitando no próprio Google, pois o mesmo usará sua localização e vai indicar a unidade mais próxima 
  3. Já na UBS ou Posto de Saúde, apresente seus documentos para fazer seu cadastramento e aguarde até que o atendente informe quando você poderá pegar o seu Cartão do SUS 

Como consultar o Cartão do SUS 

Para consultar suas informações de saúde e dados do Cartão do SUS, é só digitar seu CPF no site ou aplicativo Conecte SUS Cidadão e acessar através do login do Gov.br. 

Ao fazer esta consulta, você conseguirá ver registros como:  

  1. Vacinas COVID-19 
  2. Exames já feitos 
  3. Medicamentos autodeclarados e recebidos 
  4. Agendamentos em Unidades Básicas de Saúde, sejam eles online ou não 
  5. Atendimentos e internações hospitalares 
  6. Rede de saúde que apresentam opções de unidades de saúde próximas a você, como hospitais, unidades básicas de saúde, maternidades, atenção psicossocial, academia da saúde, saúde bucal, doenças raras, transplante, etc.
  7. Cadastramento de alergias 

Como emitir segunda via do Cartão do SUS 

É possível emitir a segunda via de forma presencial em uma unidade de saúde pública, ou online através do site ou aplicativo Conecte SUS Cidadão.   

Para fazer cartão do SUS e receber sua segunda via presencialmente, você precisará levar seu RG, CPF e comprovante de residência e aguardar o atendimento na unidade de saúde mais perto da sua casa.  

Já para emitir a segunda via online, basta entrar no site ou app Conecte SUS, fazer login com seu CPF no cadastro do Gov.br, clicar no seu nome e depois em “Cartão Nacional de Saúde”. Nesta hora, vai aparecer um botão para você baixar uma imagem do seu cartão, e esta imagem pode servir de segunda via. 

Como imprimir cartão SUS 

Para fazer uma impressão do seu cartão SUS você pode entrar no site ou aplicativo Conecte SUS, fazer login, e depois clicar em “Cartão Nacional de Saúde”.  

Clicando nesta opção, você poderá baixar uma versão digital do seu cartão e poderá imprimir facilmente. 

DigiSUS: suas informações na mão a qualquer momento 

O sistema DigiSUS é um portal de informações restrito para profissionais da saúde, como gestores e técnicos das Secretarias Municiais e Estaduais de Saúde e Conselho de Saúde.  

Então, se você não trabalha na área da saúde e quer acessar suas informações de agendamentos, exames, consultas e medicamentos na rede pública, é só baixar o aplicativo Conecte SUS ou entrar no site e fazer seu login de acesso.  

E para concluir: confira mais benefícios do Governo para você!

Vem ver mais conteúdos sobre direitos e benefícios do Governo, que te ajudam a melhorar o seu bem-estar. Confira!

FAQ – Perguntas frequentes 

Como fazer Cartão do SUS para recém-nascidos online? 

Para fazer cartão do SUS para um bebê, é só seguir os passos normalmente: entre no site ou aplicativo Conecte SUS para fazer o pré-cadastrado, digitando informações como nome completo da criança, data de nascimento, cidade e estado de nascimento, nome da mãe, etc. Depois de completar, confira o protocolo de atendimento e então vá presencialmente em uma unidade de saúde pública. 

Como fazer Cartão do SUS personalizado pelo celular? 

Para fazer Cartão do SUS pelo celular, é só baixar o aplicativo Conecte SUS, fazer o login e depois baixar o cartão virtual.  

O que precisa para fazer Cartão do SUS? 

Você precisará fazer um pré-cadastro no site ou aplicativo Conecte SUS, ou ir diretamente em uma unidade de saúde UBS ou postinho com seus documentos e comprovante de residência para cadastrar-se e fazer seu cartão. 

Como saber o número do Cartão SUS pelo nome? 

Não é possível consultar o número do Cartão SUS somente com seu nome: será necessário digitar também seu CPF. Essa consulta é feita pelo site ou aplicativo Conecte SUS. 

Web stories

Esse conteúdo foi útil?