Consultar IPTU pelo CPF em 2024 é simples e essencial para manter suas obrigações fiscais em dia. Confira o valor do imposto e evite inadimplência.

Como consultar IPTU pelo CPF

Quer ficar longe da dívida ativa e do nome sujo? Então veja neste conteúdo como consultar o IPTU pelo CPF e entenda como quitar esta despesa é essencial! 

Se você é proprietário de um imóvel ou está planejando adquirir um, ou mesmo vive de aluguel, com certeza já ouviu falar sobre o IPTU. Esse imposto é uma obrigatoriedade para todos os donos de imóveis urbanos, e saber como consultá-lo é fundamental para estar em dia com suas responsabilidades fiscais e longe da inadimplência e de cobranças chatas.  

Neste conteúdo vamos te mostrar o que é e como consultar IPTU pelo CPF, de forma rápida e prática. Vamos lá! 

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo 🔊

O que é IPTU? 

O IPTU, ou Imposto Predial e Territorial Urbano, é um tributo cobrado anualmente pelas prefeituras municipais.  

Muito conhecido por ser uma das contas de início do ano, este imposto incide sobre todos os imóveis localizados em áreas urbanas, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais.  

O valor do seu boleto de IPTU varia de acordo com o valor do imóvel, ou seja, aquele preço de mercado estabelecido pelo município. E vale dizer ainda que este valor que é pago por você não tem um destino específico na prefeitura: ele serve para garantir recursos financeiros para o seu munícipio e pode ser destinado para diversos segmentos, como custear projetos de educação, saúde, mobilidade, moradia, etc.

Como consultar o número do IPTU 

Para consultar o IPTU e descobrir a numeração, você pode acessar o site da prefeitura ou da Secretaria da Fazenda, informando o CPF ou o número de cadastro do imóvel. 

Também é possível localizar o número do IPTU nos boletos de pagamento enviados pelas prefeituras aos contribuintes.  

Como saber a inscrição do imóvel para consultar IPTU?

É fácil descobrir a inscrição do seu imóvel: cada propriedade possui um identificador único, conhecido como cadastro ou inscrição imobiliária. Geralmente, esse número está impresso nos carnês de IPTU e pode ser encontrado sob termos como ‘cadastro de imóvel’, ‘identificação’, ‘inscrição’, ‘inscrição cadastral’ ou ‘inscrição do imóvel’. 

Quando estiver com o seu carnê do IPTU em mãos, confira as informações principais do seu carnê, como número de parcelas, vencimento, etc. A numeração do seu imóvel estará próxima destas informações. 

Como consultar o IPTU pelo CPF 

Para ver os débitos de IPTU do seu imóvel, incluindo os de 2022, 2023 e 2024, você pode fazer a consultar online e gratuita no site da prefeitura do seu município. Para isso, basta digitar a inscrição imobiliária do imóvel no site ou o CPF/CNPJ do titular registrado no cadastro municipal.

Você pode usar esta mesma pesquisa para também consultar valor IPTU: ao acessar as informações do imposto, você conseguirá ver o valor total da cobrança, o valor das parcelas, etc. 

Agora descubra como consultar IPTU pelo CPF nos sites de algumas prefeituras do Brasil:  

Consultar IPTU pelo CPF em São Paulo

É fácil consultar IPTU São Paulo: acesse os canais oficiais da Prefeitura de São Paulo, no site Prefeitura SP – IPTU, para fazer a consulta do imposto pelo seu CPF. 

Ao entrar no site, você verá as seguintes opções, e todas te levarão às informações mais detalhadas do seu IPTU e a consulta e pagamento dos débitos.  

  1. Calendário de pagamentos do IPTU 2023 e 2024
  2. IPTU 2023 e 2024
  3. Emissão de 2 via IPTU 
  4. Consulta Débitos IPTU São Paulo
  5. Perguntas e Respostas IPTU 2023 e 2024
  6. Pagamento do Imposto 

Consultar IPTU pelo CPF no Distrito Federal 

No Distrito Federal, para consultar IPTU pelo CPF você precisará conectar na internet e acessar o site Serviços DF Gov, ou do site Secretaria de Fazendo Distrito Federal

Como consultar IPTU prefeitura de Manaus?

Acesse o portal da Prefeitura de Manaus. Existem opções como Imposto Predial e Territorial Urbano, Regularização do Crédito Tributário (IPTU), entre outras. 

Como consultar IPTU João Pessoa? 

Para consultar o valor do IPTU de quem mora em João Pessoa, é só acessar o site da Prefeitura de João Pessoa e digitar a inscrição do im,pvel, ou então a localização cartográfica. 

IPTU Salvador 2024 consulta

Para consultar IPTU pelo CPF de Salvador, em 2024, acesse o site da prefeitura de Salvador ou utilize os canais oficiais para obter informações. Por lá, existem informações como: 

  1. Emissão da 2ª via IPTU
  2. Pagar IPTU com cartão de crédito ou débito 
  3. Pegar código para pagar usando débito automático

Como fazer consulta débito IPTU RJ?

Faça a consulta de débito do IPTU no Rio de Janeiro seguindo os passos disponíveis no site da prefeitura carioca: é só dividir a inscrição imobiliária e o ano do exercício (ou do início do parcelamento). 

Como puxar o IPTU de Vitória da Conquista na Bahia?

Para puxar IPTU de Vitória da Conquista na Bahia, acesse o site da prefeitura ou utilize os meios disponíveis online, inserindo o número de cadastro do imóvel ou CPF.

Como consultar IPTU pelo CPF em pequenos municípios

Em pequenos municípios ou mesmo em grandes cidades, a forma de fazer a consulta IPTU pelo CPF pode variar. Nós recomendamos que você busque o nome da sua cidade + IPTU e entre nos sites oficiais, que tenham “gov.br” no endereço.  

De toda forma, fique sempre de olho: só faça a consulta de IPTU pelo CPF em sites realmente seguros e confiáveis, e que tenham o símbolo de cadeado no endereço URL, pois dessa forma você garante que não entrará em um site mentiroso e fake, que pode te dar um golpe.  

Como ver IPTU atrasado?

Se o seu caso é consultar informações do seu IPTU que está atrasado, veja como fazer: 

  1. Entre no site oficial da prefeitura da sua cidade (exemplo: Prefeitura SP) e entre na página destinada ao IPTU;
  2. Insira o número de inscrição do imóvel, disponível no carnê do IPTU ou nos documentos da propriedade;
  3. Consulte os prazos de vencimento e confira os valores pendentes.

Como ver IPTU atrasado?

Se o seu caso é consultar informações do seu IPTU que está atrasado, veja como fazer: 

  1. Entre no site oficial da prefeitura da sua cidade (exemplo: Prefeitura SP) e entre na página destinada ao IPTU;
  2. Insira o número de inscrição do imóvel, disponível no carnê do IPTU ou nos documentos da propriedade;
  3. Consulte os prazos de vencimento e confira os valores pendentes.

E nossa dica final é: sempre inclua o IPTU no seu planejamento financeiro familiar 

Para não precisar consultar IPTU pelo CPF todos os meses e também não levar sustos na hora de pagar este imposto, nossa dica de ouro é que você inclua todos os seus gastos da sua casa em uma planilha financeira.  

Existem vários gastos fixos relacionados com moradia que precisam estar no seu radar, como por exemplo:  

  1. Aluguel 
  2. Reajuste de aluguel 
  3. Caução Aluguel 
  4. Condomínio 
  5. IPTU 
  6. Conta de água 
  7. Conta de energia (luz) 
  8. Gás 
  9. Mercado / alimentação 

Ao manter estes gastos fixos organizados e em um único lugar, você nunca esquecerá de pagá-los, não ficará com pendências financeiras e não entrará em uma dívida ativa!  

Aliás, confira mais sobre como fazer o seu próprio planejamento financeiro usando a regra 50 30 20, que separa seu dinheiro em categorias importantes da sua vida.  

Por fim, se ficarem dúvidas sobre as datas limites de pagamento de impostos ou de recebimento de benefícios, não esqueça que você pode sempre consultar informações pelo seu CPF de forma gratuita e online. Veja como: 

  1. Consultar CPF Online
  2. Como pagar IPVA com cartão de crédito?
  3. Como consultar protesto em cartório ou no seu CPF
  4. Como consultar CNH pelo CPF: Passos rápidos
  5. Consultar Seguro-Desemprego pelo PIS

FAQ: Perguntas frequentes

Quantos anos a prefeitura pode pagar IPTU atrasado? 

A prefeitura pode cobrar o IPTU atrasado dos últimos cinco anos. Então se você estiver em débito com o imposto, é importante regularizar sua situação o mais rápido possível para evitar juros e multas. 

O que acontece se a pessoa não pagar o IPTU? 

Se a pessoa não pagar o IPTU, o imóvel entra em dívida ativa no município e pode ser leiloado também para forçar o proprietário a quitar o seu débito. Além disso, o nome do devedor pode ser inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, o que pode dificultar a obtenção de novos créditos, como empréstimos e financiamentos. 

O que acontece se o IPTU atrasar? 

Se você atrasar o pagamento do IPTU, a prefeitura irá aplicar multas e juros sobre o valor devido, o que acaba aumentando o valor da dívida original. Além disso, a prefeitura pode pedir a penhora de bens ou até o leilão do imóvel.  Por isso é importante sempre consultar IPTU pelo CPF e ficar por dentro das datas limites de pagamento.

Como pagar IPTU atrasado? 

Para pagar o IPTU atrasado, você deve entrar em contato com a prefeitura da sua cidade ou acessar o site oficial do município, pois cada uma tem suas próprias regras. Por exemplo, em alguns municípios basta você quitar o boleto normalmente, já em outros é necessário solicitar o boleto de IPTU 2 via. 

Como consultar IPTU atrasado pelo CPF? 

Você conseguirá consultar IPTU pelo CPF pelo site da prefeitura da sua cidade, mesmo que ele esteja atrasado. 

Como consultar IPTU atrasado pelo CPF? 

Você conseguirá consultar IPTU pelo CPF pelo site da prefeitura da sua cidade, mesmo que ele esteja atrasado. 

Como encontrar o valor do IPTU?

Encontre o valor do IPTU acessando o site da prefeitura da sua cidade ou verificando o carnê do imposto, que geralmente é enviado pelos correios.

Como faço para tirar o IPTU pela internet?

Para puxar IPTU pela internet, acesse o site da prefeitura da sua localidade e siga as orientações, informando o número de cadastro do imóvel ou CPF.

Como tirar o IPTU pelo celular?

Consulte o IPTU pelo celular seguindo os procedimentos disponíveis no aplicativo oficial da prefeitura da sua cidade, ou utilizando plataformas online específicas para esse serviço.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?