Vale a pena? Melhor à vista ou parcelado? Explore as vantagens de pagar IPTU com cartão de crédito e conheça as taxas envolvidas e bancos credenciados.

Pagar iptu com cartão de crédito

Ao pagar o IPTU em dia, você não só colabora para o progresso da sua cidade, mas também preserva sua saúde financeira e o seu score de crédito. É um gesto que faz toda a diferença no seu dia a dia e no futuro do seu patrimônio.

Mas afinal, quais são as formas de quitar este pagamento? Dá para pagar IPTU com cartão de crédito? Se sim, tem juros? Vale a pena pagar assim? Vem ver as respostas no nosso conteúdo de hoje!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo 🔊

O que é o IPTU e a importância de pagar em dia

O IPTU, ou Imposto Predial e Territorial Urbano, é aquele imposto que a gente paga quando tem uma casa, apartamento, ou até mesmo uma sala comercial em uma área urbana. É a contribuição que as prefeituras cobram para manter a cidade funcionando. 

Cada cidade tem suas regras para calcular esse imposto, e pagar em dia é fundamental para garantir que tudo esteja em ordem. 

Pensando em não pagar o IPTU? Essa é uma péssima ideia! 

Pagar o IPTU sempre em dia não é apenas uma obrigação, é um investimento no seu bem-estar e no desenvolvimento da sua cidade. Ao pagar dentro do prazo, você contribui para a prestação dos serviços essenciais, como saúde, educação e segurança.

Manter o IPTU regularizado também evita complicações legais e financeiras, como a inscrição em dívida ativa, que poderia resultar em leilão do imóvel, ou então na negativação do seu nome. Além disso, zelar pelo pagamento desse imposto é cuidar da saúde financeira do seu lar, influenciando até mesmo no seu valor de mercado.

Tem como pagar IPTU com cartão de crédito?

Se você já se perguntou se dá para pagar IPTU com cartão de crédito, a resposta é sim! 

Mas, antes de animar, é importante dar uma olhada nas informações da Secretaria da Fazenda da sua cidade, pois lá você vai saber se o seu estado ou município já aderiu ao pagamento do IPTU com cartão. 

Com a Resolução SFP 35/2021, a Secretaria da Fazenda e Planejamento abriu as portas para parcelar praticamente todos os impostos estaduais usando o cartão de crédito, desde que o débito não esteja inscrito na dívida ativa. 

Se antes só podíamos pagar IPVA com cartão de crédito e outros impostos relacionados a carros, como multas, agora as opções se ampliaram, e você pode escolher entre cartão de crédito, débito ou até mesmo a carteira digital para colocar estas as contas em dia. Também é possível pagar IPTU com PIX.

Como pagar IPTU com cartão de crédito?

Cada estado e município tem suas próprias regras para fazer o pagamento do IPTU com cartão de crédito, mas vamos recomendar aqui passos comuns que você pode seguir para pagar este imposto. 

Veja se o seu estado ou município já está aceitando o pagamento do IPTU 2024 com cartão. Para isso, você deve entrar no site do órgão responsável pela cobrança deste imposto e consultar IPTU pelo CPF, CNPJ ou então pela inscrição do imóvel.

Aqui estão alguns exemplos de sites abaixo para você conferir: 

  1. Prefeitura de SP – IPTU São Paulo
  2. Prefeitura de Belo Horizonte – IPTU BH (Minas Gerais)
  3. Prefeitura de Goiânia – IPTU Goiânia
  4. Prefeitura de Curitiba –  IPTU Curitiba 
  5. Prefeitura de Porto Alegre – IPTU Porto alegre  
  6. Prefeitura de Salvador – IPTU Salvador 
  7. Prefeitura Distrito Federal – IPTU DF
  8. Prefeitura de Campo Grande em Mato Grosso do Sul – IPTU Campo Grande MS
  9. Prefeitura de Fortaleza – IPTU Fortaleza Ceará
  10. Prefeitura de Manaus – IPTU Manaus Amazonas 

Agora vamos aos passos:

  1. Entre no site da prefeitura do seu município
  2. Vá até o serviço online “IPTU”
  3. Clique em opções como “emitir guia IPTU 2023” ou “emitir guia IPTU 2024”
  4. Digite os dados do imóvel ou consulte através do CEP, Rua, Logradouro, CPF ou CNPJ
  5. Selecione como quer pagar, se será pagar IPTU parcelado ou à vista
  6. Por fim, escolha a forma de pagamento. É nesta hora que você poderá escolher pagar IPTU com cartão de crédito
  7. Obs: caso esta opção não apareça na tela, pode ser que o seu município ainda não tenha liberado o pagamento do imposto com cartão. Sendo assim, recomendamos que você emita o boleto normalmente, e depois busque outras formas de paga-lo com cartão, como por exemplo ao usar uma carteira digital. Mas analise bem, pois juros são cobrados ao optar por pagar desta forma.

Vantagens de pagar o IPTU no cartão de crédito

  1. Parcelamento em várias vezes: Dá para dividir o pagamento em 12 ou até 24x e aliviar o orçamento mensal da sua casa
  2. Uso do saldo da conta para outras contas: a chance de usar o valor que seria destinado ao IPTU para pagar outras contas ou até negociar dívidas
  3. Flexibilidade no planejamento financeiro: mais liberdade para organizar as finanças 
  4. Acumular pontos e milhas: Se o cartão tem um programa de pontos, você ganha mais ao pagar IPTU com cartão de crédito
  5. Cashback: Alguns cartões oferecem dinheiro de volta, uma grana extra ao quitar o IPTU desta forma.
  6. Reconhecimento rápido do pagamento: o pagamento por cartão é reconhecido na hora

Veja também algumas desvantagens de usar o cartão para pagar o IPTU:

  1. Taxa de juros: tem que ficar de olho nas taxas cobradas pelo uso do cartão de crédito.
  2. Taxas extras no parcelamento: se optar por dividir, podem vir mais taxas pelo caminho.
  3. Risco de endividamento: a fatura do cartão precisa ser paga, ou o risco de ficar endividado aumenta 
  4. Perda de descontos à vista: você pode acabar perdendo aqueles descontos legais que a gente gosta para pagamentos à vista

Quais os juros de pagar IPTU com cartão de crédito?

Depende da empresa credenciada que o seu município escolheu para permitir o pagamento do IPTU com cartão. Também pode depender da carteira digital que você escolheu para pagar ou parcelar seu imposto.

Para permitir o pagamento com cartão, as prefeituras têm parcerias com empresas financeiras que oferecem a intermediação de transações via cartão de crédito, ou seja, são estas empresas que ficam responsáveis por receber o pagamento da guia do IPTU e depois transferir para a gestão das prefeituras. 

Sendo assim, cada uma destas empresas financeiras oferecem condições diferentes para o pagamento no cartão. 

Vamos ver exemplos?

Em São Paulo existem vários bancos credenciados onde você pode fazer pagar IPTU com cartão de crédito. Veja os principais: 

  1. Banco do Brasil
  2. Santander
  3. Caixa Econômica Federal
  4. Bradesco
  5. Itaú
  6. Safra
  7. Banco Pan
  8. Banco Inter
  9. Banco Original

Para pagar IPTU com cartão de crédito, você terá que ir diretamente no aplicativo destes bancos e consultar seu imposto. Ao escolher pagar com cartão, cada um destes bancos aplica uma taxa de juros. O Banco do Brasil por exemplo, cobra no mínimo 2,98% ao mês para o pagamento de contas no cartão de crédito.

Outro exemplo: prefeituras como a de Porto Alegre, Goiânia, Fortaleza, Piauí, João Pessoa, Niterói, Salvador e Guarujá contam com a ajuda da empresa UniversalPay, que oferece as seguintes condições:

  • Pagamento em cartão de débito tem taxa máxima de 1,72%
  • Pagar IPTU com cartão de crédito à vista tem taxa máxima de 4,25%
  • Pagar IPTU com cartão de crédito de forma parcelada de 2 a 6 vezes gera a taxa máxima de 4,98%, e de 7 a 12 vezes têm a taxa de 5,22% 

Pode pagar IPTU atrasado no cartão de crédito?

O ideal é que você atualize a guia de pagamento diretamente no site da Prefeitura do seu município, e depois efetue o pagamento da forma que preferir, seja por boleto, débito automático ou cartão de crédito. 

Veja também: Cartão para Negativado: Como Conseguir?

IPTU atrasado? Confira o que acontece se não pagar o IPTU

Quer evitar problemas? Então tente sempre manter o pagamento do IPTU em dia! Veja as consequências que você pode enfrentar se não pagar este imposto: 

  1. Multa diária: O atraso no pagamento resulta em multa de 0,33% ao dia, chegando a um máximo de 20% do valor total.
  2. Juros mensais: A partir do mês seguinte ao vencimento, são cobrados juros de 1% ao mês sobre o valor total da dívida.
  3. Problemas financeiros: O não pagamento do IPTU pode levar a uma série de complicações, incluindo a negativação do CPF (você fica com nome sujo), impedindo a venda ou realização de reformas na propriedade. 
  4. Risco de leilão: Em casos extremos, a falta de pagamento pode resultar na perda da propriedade, podendo ser leiloada para quitar a dívida.
  5. Nome na dívida Ativa: O não pagamento pode levar à inclusão do nome na Dívida Ativa da União

Dívida de IPTU penhora do imóvel?

Sim, dívida de IPTU pode sim levar a penhora.

Caso o proprietário não quite o débito de IPTU mesmo após notificação e prazo estabelecido, a prefeitura pode iniciar um processo de execução da dívida, podendo chegar ao ponto de solicitar a penhora de bens e do imóvel. Isso significa que o imóvel corre o risco de ser levado a leilão público, resultando na perda da propriedade por parte do dono.

E para finalizar: qual a melhor forma de pagar o IPTU? Cartão de crédito ou à vista? 

Pagar o IPTU à vista é a escolha ideal para quem quer começar o ano sem dívidas. 

Com um planejamento bem organizado, dá para reservar dinheiro e quitar o imposto com antecedência, garantindo até um bom desconto. Em São Paulo você consegue 3% de desconto no pagamento à vista, mas em outros municípios este desconto pode ser muito maior.

Uma opção inteligente é utilizar o décimo terceiro para essa finalidade. Assim, você tira o IPTU da lista de pendências financeiras e evita qualquer risco de esquecimento que poderia gerar juros e multas.

Mas, se você estiver com a renda mais apertada, é melhor evitar pagar tudo de uma vez e ficar totalmente sem dinheiro. 

Muitas pessoas tentam pagar à vista e acabam se endividando por querer quitar tudo de uma vez. É aí que o cartão de crédito entra para ajudar! É só se organizar direitinho para conseguir pagar a fatura do cartão depois, ok? 

Por fim, a melhor forma de pagar o IPTU é aquela que fica mais confortável para você, e que não atrapalha seu orçamento mensal. Por isso, não esqueça de incluir este pagamento no seu planejamento financeiro familiar e pessoal, pois quanto mais você se planeja, melhores serão as opções de pagamento. 

FAQ: Perguntas frequentes

Pode pagar o IPTU pelo aplicativo?

Sim, é possível pagar o IPTU através do aplicativo do seu banco ou então através de carteiras digitais.

Qual aplicativo para pagar IPTU?

Você pode pagar IPTU com cartão de crédito usando aplicativo do seu banco ou usando o app de carteiras digitais, como PicPay, RecargaPay, PagBank, Mercado Pago ou 99 Pay. 

Qual banco digital paga IPTU?

Em qualquer banco digital você pode pagar seu IPTU, como Nubank, Next, Itaú, Bradesco, Trigg, etc. 

Como ficar isento de pagar o IPTU?

Afinal, tem quem é isento de pagar IPTU? Sim! Para ser isento, é necessário atender aos seguintes requisitos: ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia, utilizando o imóvel como residência principal; apresentar declaração própria afirmando não possuir outro imóvel no município ou em qualquer outro do país; ter renda familiar de até 1 salário mínimo e meio para isenção total, entre 1,5 e 3 salários mínimos para isenção parcial; o imóvel deve fazer parte do patrimônio do solicitante, e o valor venal do imóvel não deve ultrapassar R$ 1.594.906,00, com reajuste anual conforme IPCA. Recomendamos que você consulte a legislação local para informações específicas do seu município.

Como tirar segunda via IPTU?

Geralmente é possível fazer isso pelo site da prefeitura do seu município ou estado, ou presencialmente no órgão responsável.

Como pagar IPTU atrasado?

Primeiro entre no site da prefeitura do seu município e localize a seção “IPTU” . Faça uma consulta IPTU usando CPF, CNPJ ou inscrição do imóvel. Depois solicite a emissão do imposto do ano atual ou de anos anteriores. As guias atualizadas com novas datas de pagamento e o valor final, considerando os juros aplicados no município, estarão disponíveis.

O que acontece com IPTU atrasado mais de 5 anos?

Quais as consequências do IPTU em atraso por mais de 5 anos? Se o município tentar cobrar um IPTU vencido há mais de 5 anos, o contribuinte pode buscar o reconhecimento da prescrição por meio de ação judicial. Nesse processo, é necessário comprovar que a dívida já se encontra prescrita.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?