Descubra os segredos do PIX com Cartão de Crédito: Aprenda a realizar transferências sem saldo e conheça as taxas envolvidas. Otimize suas transações financeiras com este guia completo.

PIX com Cartão de Crédito: como fazer, quais as taxas de juros e quando vale a pena fazer

O PIX com cartão de crédito é uma modalidade que chegou para dar ainda mais opção de pagamento para as pessoas no momento de pagarem suas contas.

A lógica é a mesma do PIX comum, ou seja, você escolhe a chave PIX de quem quer pagar e o valor que deseja transferir. A diferença é que no momento da transferência, ao invés de usar o saldo da conta, você usa o crédito do cartão.

Interessante, não é mesmo? E neste artigo vamos explicar detalhadamente como funciona essa modalidade, explicando o que é, como fazer e quais as menores taxas. Vem com a gente! 😊

O que é PIX com cartão de crédito?

O PIX com cartão de crédito é uma modalidade de pagamento que permite enviar um valor para outra pessoa, mesmo sem ter dinheiro na conta bancária. Para realizá-lo, só é preciso ter um cartão de crédito, e claro, limite nele.

Mas é preciso atenção: o PIX com cartão de crédito funciona como uma espécie de empréstimo, então geralmente tem uma taxa de juros para usá-lo.

Em alguns bancos existe o empréstimo na hora via PIX, ou então é permitido até mesmo o parcelamento do PIX em 12 vezes no cartão de crédito, mas o valor dos juros se torna ainda mais elevado.

Vamos a um exemplo? Imagine que o Joaquim precisa pagar R$200 para o Pedro. Só que ele está sem dinheiro na conta, e o Pedro precisa muito receber.

O Joaquim então lembra que ele tem crédito no cartão. Aí ele entra no app do banco dele e vê que é possível fazer a transferência usando o limite do cartão. Pronto. Os problemas do Joaquim acabaram, e ele pode pagar o Pedro.

Veja também: Cartão Bradescard: Vale a Pena Usar? Saiba Tudo Sobre

Como fazer PIX com cartão de crédito?

Praticamente todas as instituições financeiras possibilitam que seus usuários façam um PIX usando o saldo do cartão de crédito. E na maior parte das vezes, essa é uma tarefa bem simples de realizar. Vamos mostrar como funciona em cada uma delas.

PIX com cartão de crédito Nubank

Para fazer um PIX com cartão de crédito no Nubank é bem simples:

  1. primeiramente, abra o app do banco no seu smartphone;
  2. selecione a opção “transferir”;
  3. escolha a alternativa “PIX” e digite a chave de quem vai receber;
  4. digite o valor que você quer mandar;
  5. escolha a opção “cartão de crédito”;
  6. veja as taxas que serão cobradas e confirme.

Viu só como é fácil? Lembrando sempre que as taxas costumam variar de banco para banco, e por isso veja quanto você vai pagar antes de fazer a transação. No Nubank essa taxa costuma ser de 3,99%.

Está gostando deste artigo? Então leia também:

PIX com cartão de Crédito PicPay

Para fazer PIX com cartão de crédito no PicPay a lógica é a mesma:

  1. abra o app do PicPay no seu celular;
  2. vá até a área PIX;
  3. digite a chave do destinatário que você vai enviar o dinheiro;
  4. escolha o valor que você deseja transferir;
  5. escolha a opção cartão de crédito;
  6. selecione em quantas parcelas quer pagar;
  7. confira as taxas de juros e confirme.

É importante destacar que as taxas de juros costumam variar, mas no PicPay, normalmente, elas são mais elevadas do que no Nubank, e giram em torno de 4,99%.

PIX com cartão de crédito no Mercado Pago

No Mercado Pago, a lógica para fazer um PIX também é bem parecida:

  1. primeiro você tem que abrir o seu app;
  2. depois você clica em “PIX”;
  3. então escolhe o destinatário digitando a chave PIX dele;
  4. na sequência seleciona o valor que deseja enviar;
  5. escolhe a alternativa cartão de crédito;
  6. analisa a taxa de juros que será cobrada;
  7. envia o seu pagamento.

A cobrança de juros no Mercado Pago não costuma ser muito elevada. Ela gira em torno de 3,99%, mas pode variar de cliente para cliente, e de mês para mês.

Como fazer PIX com cartão de crédito na carteira digital?

Cada carteira digital tem seus próprios critérios para a realização do PIX. Mas de modo geral é bem simples a sua realização, basta apenas:

  1. entrar no app da sua carteira digital;
  2. cadastrar um cartão de crédito válido e com limite como opção de pagamento;
  3. escolher a alternativa “Enviar PIX”;
  4. digitar a chave PIX do destinatário;
  5. preencher o valor que quer transferir;
  6. selecionar o cartão de crédito cadastrado;
  7. escolher em quantas parcelas quer pagar;
  8. verificar a taxa de juros cobradas;
  9. enviar o valor.

Como fazer PIX com cartão de crédito via QR Code?

Outra alternativa bem interessante é fazer um PIX usando o QR Code. Para isso basta seguir o passo a passo:

  1. escolha o app do banco que quer fazer o PIX;
  2. abra o app no seu celular;
  3. vá até a área PIX e escolha a alternativa “Pagar”;
  4. clique na opção de pagamento com QR Code;
  5. vá até a alternativa “Ler QR Code”;
  6. escaneie o código que deseja pagar;
  7. veja se todos os dados estão corretos;
  8. escolha a opção cartão de crédito e a quantidade de parcelas;
  9. digite sua senha e pronto.

Quais as menores taxas para PIX no cartão de crédito?

As taxas de PIX no cartão de crédito costumam variar de banco para banco e podem mudar com o templo, mas de modo geral são:

Instituição financeiraTaxa de PIX no cartão de crédito
Nubank3,99%
Banco BVcobra apenas IOF
PicPay4,99%
RecargaPay3,49%
Digio9,99%
Ame Digital5,59%
99Pay3,99%

Normalmente, no momento de realizar o PIX o valor das taxas já aparece. Então basta apenas conferir na sua instituição antes de finalizar a transação.

Leia mais – Comprovante de PIX falso: saiba como identificar o golpe

Quais bancos fazem PIX com cartão de crédito?

Por se tratar de uma modalidade nova, muitos bancos ainda estão aderindo a essa possibilidade. Assim sendo, essa lista pode mudar com o tempo, e com a adesão de novos bancos a esse tipo de modalidade.

Então, por enquanto, os principais bancos e carteiras digitais que possibilitam o uso do crédito no cartão para fazer a transferência são:

  1. Nubank;
  2. Banco BV;
  3. Mercado Pago;
  4. Bradesco;
  5. Digio;
  6. PicPay;
  7. RecargaPay;
  8. Ame Digital;
  9. 99 Pay.

Conforme já antecipamos, cada uma dessas instituições possuem suas próprias regras em relação a taxa de juros e limite que podem ser utilizados.

É possível cancelar um PIX com cartão de crédito?

Assim como o PIX normal, não é possível cancelar um PIX com cartão de crédito depois que a transação foi confirmada. A menos que o recebedor devolva o dinheiro voluntariamente.

Mas e se o pagador foi vítima de um golpe do PIX? Nesse caso, ele pode iniciar um processo para tentar recuperar o valor por meio do MED (Mecanismo Especial de Devolução).

Esse mecanismo foi criado justamente para casos de fraudes, e tem como objetivo ajudar as pessoas que foram vítimas de golpes.

Vamos voltar ao exemplo do Joaquim. Considere que ele fez o PIX de R$200 para o Pedro. Mas depois o Pedro se lembrou que tinha um dinheiro e poderia esperar.

Então ele voluntariamente pode devolver o valor para o Joaquim. O único problema, é que a taxa de juros que o Joaquim pagou para o banco não será devolvida, pois não foi creditada na conta do Pedro. Ela ficou para o banco.

Agora imagine que o Joaquim errou no momento de fazer a transação e o dinheiro foi parar na conta de um golpista. Ele não quer devolver o valor. Então o Joaquim inicia um processo de MED para tentar recuperar o prejuízo.

Vale destacar que ele pode ou não conseguir recuperar esse valor, sendo que o processo costuma demorar alguns dias, e dependendo do caso, até meses.

Veja também:

  1. Golpe do PIX: Saiba como se Prevenir
  2. Golpe do Empréstimo Consignado: Saiba como funciona e como se proteger!
  3. Golpe do WhatsApp: Como se Proteger e Evitar Problemas Financeiros
  4. Golpe Portabilidade Salarial: O Que É e Como Se Prevenir

Quando vale a pena fazer o PIX com cartão de crédito?

Conforme vimos ao longo deste artigo, o PIX com cartão de crédito é uma alternativa para quem não tem dinheiro na conta para fazer um PIX à vista. Logo, ela não é uma boa opção para substituir o PIX para quem tem dinheiro.

Afinal, no PIX normal não é cobrado nenhuma taxa para fazer a transferência, já no PIX usando o cartão de crédito é preciso pagar juros para o banco.

Então essa é uma alternativa interessante para quem precisa fazer uma transferência e não pode esperar, e naquele momento está sem dinheiro na conta.

É importante dizer que essa é uma modalidade nova que está sendo aperfeiçoada e expandida com o tempo, e muitos bancos ainda não fizeram sua adesão.

Foi possível entender o que é o PIX com cartão de crédito? Se gostou desse artigo, acesse o blog do Acordo Certo e confira outras matérias como essa. Até a próxima!😉

FAQ: Perguntas frequentes

Qual o app para PIX com cartão de crédito?

O app usado para fazer um PIX com cartão de crédito é o da própria instituição financeira que você tem conta. Lembrando que muitos bancos ainda estão aderindo ao serviço, e por isso ele está disponível somente em algumas instituições.

Não consigo fazer PIX com cartão de crédito Nubank?

No Nubank é possível fazer PIX com cartão de crédito. Mas é preciso destacar que esse serviço só está disponível para quem tem crédito no cartão. Caso o cliente não tenha um cartão de crédito, ou não tenha limite suficiente, então ele não estará disponível.

Como pagar as contas com o cartão de crédito?

Para pagar boleto com cartão de crédito você precisa acessar o app do seu banco, e escolher a alternativa “Pagar contas”. Então leia ou digite o código de barras, e no momento de pagar selecione a alternativa “cartão de crédito”. Digite sua senha e confirme.

Tem como fazer PIX com cartão de crédito Bradesco?

O Bradesco já está oferecendo a alternativa de PIX com cartão de débito, crédito e pré-pago. Basta então acessar o app ou internet banking da instituição, e no momento de enviar o valor selecionar a modalidade cartão de crédito.

Como usar o limite do cartão de crédito para fazer PIX?

Para usar essa alternativa, o banco precisa oferecer a modalidade, você tem que ter um cartão de crédito desbloqueado, e na hora de realizar o PIX, depois que você digitou o valor e a chave do destinatário, basta escolher a opção cartão de crédito e o número de parcelas que deseja fazer o pagamento.

Qual a taxa de PIX no crédito Nubank?

A taxa padrão do PIX no crédito Nubank é de 3,99%. Porém, ela pode mudar dependendo do perfil de risco do cliente, bem como com o tempo, dado que a alternativa PIX com cartão de crédito ainda é bastante nova.

Como fazer um PIX sem ter dinheiro na conta?

Para fazer um PIX sem ter dinheiro em conta é preciso que sua instituição financeira ofereça a possibilidade de realizar PIX com cartão de crédito. Dessa forma, na hora de enviar o PIX é só escolher essa alternativa.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?