Identificando um comprovante de PIX Falso: saiba como funciona este golpe, como identificar e evitar perder dinheiro nesta situação.

Comprovante de PIX falso: saiba como identificar o golpe

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, trouxe facilidade e agilidade às transações financeiras e hoje é a forma de pagamento mais querida dos brasileiros, mas infelizmente também abriu portas para novos golpes. 

É por isso que hoje vamos compartilhar dicas de como se proteger contra o golpe do comprovante de PIX falso: entenda o que é e como identificar para evitar perder dinheiro. 

O que é o golpe do comprovante do PIX falso 

O golpe do comprovante de PIX falso é uma estratégia usada por golpistas para enganar as pessoas, fazendo com que elas acreditem que receberam um pagamento via PIX quando, na realidade, isso não aconteceu. 

Isso é feito por meio do envio de comprovantes falsificados que parecem legítimos, pois possuem tudo que um comprovante real teria, como data, valor e nome do remetente fictício. 

A vítima, ao receber esse comprovante, pode pensar que a transação foi um sucesso, mas, ao verificar sua conta, percebe que o dinheiro não foi realmente transferido. 

E por que essas pessoas fazem isso? 

Os golpistas têm várias motivações para aplicar este tipo de golpe, como adquirir bens de alto valor sem pagar de verdade por eles, ou até extorsão. Por isso é essencial estar atento a esses golpes e aprender a identificar sinais de alerta para se proteger contra eles.

Como funciona o golpe do comprovante do PIX falso 

Em situações de compra e venda de algum bem, funciona assim: você está vendendo algum item usado seu, ou então você é comerciante e trabalha diariamente com vendas. Então, após negociação do produto, os golpistas enviam um comprovante falso afirmando que já fizeram uma transferência PIX. 

Isso faz você acreditar que o dinheiro foi depositado em sua conta e que a venda foi bem sucedida. Mas ao conferir sua conta bancária, acontece aquele susto desagradável: você descobre que o valor não foi realmente transferido, deixando você em uma situação financeira complicada por ter perdido dinheiro ou algum produto com valor elevado. 

Também pode acontecer em outro tipo de situação, em uma tentativa mentirosa de alguém tentando fazer estorno de PIX: os golpistas entram em contato dizendo que realizaram uma transferência PIX por engano, podendo até mesmo fornecer um comprovante falso como prova. Em seguida, eles solicitam a “devolução” do valor, para que enfim consigam cancelar um PIX e reaver o suposto valor transferido “sem querer”.

E é aí que está o golpe: nenhuma transferência foi feita de verdade e também não houve um PIX agendado. A verdade é que esta é mais uma tentativa de pessoas mal-intencionadas de conseguir dinheiro da forma errada.

Como identificar um comprovante de PIX falso 

A melhor maneira de evitar esse golpe é saber como identificar um comprovante falso, e para isso existem alguns sinais que podem servir como alerta, como por exemplo: 

  1. Não teve confirmação instantânea: a falta de confirmação imediata do pagamento do PIX pode ser um sinal que comprova o golpe
  2. Falha no sistema: a pessoa afirmou que a tela travou e que não pode mais mandar outro comprovante? Então pode ser que realmente seja um comprovante de PIX falso
  3. Dados errados no comprovante: você percebe que tem informações da transação PIX erradas, como data e hora que o PIX supostamente foi feito? Este é um sinal negativo. O PIX acontece de forma instantânea, então se o comprovante não estiver registrando os minutos e até os segundos da forma correta, pode ser que ele seja uma tentativa de golpe do PIX falso 
  4. A imagem do comprovante está estranha: se existem sinais de edição da imagem do comprovante, como fontes e letras diferentes, cores, imagem com qualidade ruim, erros de português, erro no nome do banco, logotipo do banco distorcido, etc., pode ser sim que você recebeu um comprovante de PIX falso
  5. Dados do pagador não batem: as informações de quem enviou o comprovante do PIX não são iguais as da pessoa que está comprando, negociando ou falando com você? Este também é um alerta para comprovante de PIX falso. 

Abaixo explicamos de forma mais completa como você pode se proteger.

4 dicas para evitar cair no golpe do comprovante do PIX falso 

Confira na hora se o pagamento caiu 

Sem preguiça: se alguém disse que te mandou um PIX, vá olhar no aplicativo do seu banco. Esse processo não leva nem 2 minutos, e ele ajuda a prevenir golpes. 

Então sempre verifique imediatamente sua conta bancária ou carteira digital para confirmar se o pagamento caiu após receber um comprovante. Se você só olhar o documento e não verificar a sua conta corrente, você tem mais chances de receber um comprovante de PIX falso. 

Veja também: Aplicativo para ganhar dinheiro no Pix é confiável ou é golpe? Descubra!

PIX agendado: só para pessoas de confiança 

Evite agendar transferências PIX para pessoas desconhecidas ou não confiáveis, reduzindo o risco de cair em armadilhas financeiras.

Confira o ID do PIX 

Você sabia que todas as transferências realizadas por meio do PIX geram um código exclusivo conhecido como ID PIX? Esse ID é composto por uma sequência de 32 caracteres que inclui números e letras. Em algumas instituições financeiras, ele também inclui o número da transação associada à transferência. 

Então quando receber e analisar um comprovante de PIX, veja se o ID  está claramente visível e se ele segue o formato padrão do documento, sem variações de cores ou fontes. Caso o comprovante que você tenha em mãos tenha inconsistências ou não inclua o ID PIX, já fique de olho, pois é bem provável que você recebeu um comprovante de PIX falso.

Tela travada: desconfie de falhas no sistema

Será mesmo que é uma coincidência da tela travar bem na hora de comprovar que a transferência PIX foi feita? Estranho né… 

Se você pedir para a pessoa mandar outro comprovante e ela afirmar que a tela do banco travou, já pode suspeitar, pois você pode estar sendo vítima de comprovante de PIX falso. 

É claro que problemas com sistemas bancários vão acontecer, mas sempre que acontecem, toda a mídia acaba divulgando informações. Então, se alguém que precisa te pagar um PIX dizer que a tela do banco travou, não perca tempo: pesquise na internet se está acontecendo algum problema com o banco naquele dia e comprove se a pessoa está mentindo ou não. 

Veja também: Urubu do PIX: entenda como funciona esse golpe e como evitar!

Caí no golpe do comprovante do PIX falso: veja o que fazer 

Se você, infelizmente, cair no golpe do comprovante de PIX falso, existem algumas providências para tomar:

Não apague a conversa 

Mantenha todos os registros da conversa com o golpista, para poder usar como prova na hora de informar o banco onde ocorreu e também a polícia (boletim de ocorrência). 

Faça um Boletim de Ocorrência 

Registre um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima da sua casa. Essa ação ajuda a formalizar o golpe e também serve como documento que vai te ajudar a recuperar o valor com o banco e tentar fazer um estorno. 

Entre em contato com o Banco ou Instituição Financeira 

Por fim, converse com o banco ou instituição financeira sobre o golpe, para que eles possam investigar e tomar medidas adequadas.

Abra uma notificação no site Consumidor

O site Consumidor é monitorado pelo Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e por Procons, por isso é importante registrar uma notificação sobre o golpe neste portal e adicionar em qual banco ocorreu o problema. 

É possível ter de volta o dinheiro perdido em um golpe de PIX? 

É importante dizer que não são todas as vítimas de casos de golpe do comprovante de PIX falso que conseguem receber o dinheiro de volta, ok? Os bancos costumam avaliar cada uma das situações e dão o retorno para seus clientes com as soluções que podem oferecer. 

A recuperação do dinheiro perdido em um golpe de PIX pode parecer desafiador e bem chato, mas vá até o fim, pois não é impossível. 

Se você tomar todas as providências, conversar com o banco, fazer BO e apresentar provas, suas chances de recuperar o dinheiro aumentam.

E para finalizar, fique de olho em outros tipos de golpes além do comprovante de PIX falso 

Evitar o golpe do comprovante de PIX falso requer vigilância, educação financeira e práticas preventivas. Com as informações e dicas apresentadas neste artigo, Maria, e todos os leitores, estarão mais preparados para proteger suas finanças e manter seu dinheiro seguro no mundo digital. Lembre-se sempre de que a segurança financeira é uma parte vital do seu bem-estar.

FAQ: Perguntas frequentes

Caí no golpe do PIX e agora?

Primeiro, não delete as mensagens da pessoa que te enganou, pois elas são importantes como prova. Depois, vá até a delegacia mais próxima e conte o que aconteceu para fazer um Boletim de Ocorrência. Também é necessário entrar em contato com o banco ou a empresa que está envolvida nessa situação para contar o que aconteceu. Essas ações são fundamentais para tentar resolver o problema e cuidar do seu dinheiro.

O que fazer quando cair no golpe do empréstimo na hora via PIX?

Se você achou que estava contratando um empréstimo na hora via PIX, mas acabou caindo em uma fraude, nós e o Banco Central recomendamos que você converse diretamente com seu banco e também faça um boletim de ocorrência.

Como saber se o comprovante do pix é falso?

Veja como saber se o comprovante do pix é falso: observe a aparência da imagem do comprovante, e aí se houver indícios de edição, como variações nas fontes, cores ou qualidade da imagem, erros de português, discrepância no nome ou logotipo do banco, é provável que o documento seja fraudulento. Além disso, outras dicas para identificar um comprovante de PIX falso incluem: ausência de confirmação instantânea do pagamento, relato de falha no sistema pelo remetente, informações incorretas no comprovante como data e hora, inconsistências nos dados do pagador.

O que é golpe do comprovante falso do pix?

O golpe do comprovante falso do PIX é uma tática empregada por golpistas para ludibriar as pessoas, levando-as a crer que receberam um pagamento via PIX, quando, na verdade, isso não ocorreu.

Comprovante de pix falso é crime?

Utilizar um comprovante de PIX falso com a intenção de enganar e fraudar pessoas constitui crime de estelionato, de acordo com o Código Penal Brasileiro. Os responsáveis por essa prática podem ser punidos com penas que variam de 2 a 8 anos de prisão. Além disso, eles podem ser enquadrados em outros crimes, como associação criminosa, pirâmide financeira e lavagem de dinheiro.

Como identificar se um comprovante de pagamento é verdadeiro?

Para determinar se um comprovante de pagamento é legítimo, é essencial observar sua qualidade. Um comprovante de PIX autêntico é claro e legível, apresentando uma padronização consistente no estilo da fonte, na cor e no tamanho das letras e números.

Como saber se o ID do PIX é verdadeiro?

Para verificar a autenticidade do ID do PIX, é importante observar a data e o horário registrados no comprovante, que devem coincidir com o momento da transação. Golpes de PIX costumam apresentar imagens previamente geradas, antes da efetivação da compra, o que pode ser um indício de fraude.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?