Gerar QR Code Pix pode deixar as suas transações mais práticas e rápidas. Quer saber como fazer? Então confira nossas dicas neste artigo!

Gerar QR Code PIX: saiba como fazer e torne suas transações mais práticas

Você sabia que gerar QR Code Pix pode facilitar bastante a sua vida na hora de pagar as suas contas? Isso sem falar nas vendas. Afinal, quem é MEI pode vender por Pix e receber na hora os seus pagamentos.

E é muito simples, tanto para gerar quanto para pagar uma conta usando QR Code. Na hora de pagar é só entrar no seu app, apontar a sua câmera para o QR Code e pronto.

A pessoa do outro lado recebe na hora, e você não precisa ter que ficar digitando um extenso código no seu celular. Quer saber mais sobre esse mecanismo? Então continue mais 3 minutinhos com a gente! 😊

QR Code: o que é?

O QR Code é como um código de barras, mas bem mais avançado. Você já deve ter visto por aí: ele parece um quadradinho cheio de pontinhos pretos e brancos.

A grande vantagem é que ele consegue guardar muito mais informação do que um código de barras comum. Além disso, com um simples uso da câmera do celular, a gente consegue ler as informações que estão escondidas ali dentro.

Isso pode incluir links para sites na internet, informações de contato, ou até mesmo textos simples. É uma maneira rápida e fácil de acessar todo tipo de informação sem precisar digitar nada.

E quando se trata de QR Code na modalidade Pix, podemos dizer que existem dois tipos diferentes: o estático e o dinâmico. Mas isso, vamos mostrar um pouco mais à frente.

Está gostando deste artigo? Então leia também:

  1. PIX parcelado: Entenda como funciona;
  2. Estorno de PIX: É Possível Pegar o Dinheiro de Volta?;
  3. PIX Aumenta Score? 11 Mitos e Verdades Sobre o PIX.

PIX QR Code: entenda como funciona

Considere que você precisa pagar a conta do restaurante, comprar algo numa lojinha ou até transferir dinheiro para um amigo, mas não quer lidar com dinheiro em papel ou ficar digitando números de conta.

Então qual é a solução para esse caso? Aqui entra o PIX QR Code, uma forma simples e rápida de fazer isso tudo usando só o seu celular.

Imagine que a Maria precisa pagar o João pelos docinhos que comprou para a festa do seu filho. João, que vende doces, tem um PIX QR Code, que é basicamente um quadradinho mágico com vários pontinhos. Ele mostra esse quadradinho para Maria, que:

  1. pega o seu celular;
  2. abre o app do banco onde ela tem conta;
  3. procura a opção de ler um QR Code;
  4. aponta para o quadradinho que o João mostrou.

O app do banco de Maria reconhece o PIX QR Code e já sabe exatamente para quem e quanto ela tem que pagar. Legal, não é mesmo?

A Maria confirma o pagamento, e em questão de segundos, João recebe o dinheiro. Tudo isso sem precisar trocar nenhum dado bancário, usar dinheiro físico ou cartão.

Por isso, gerar QR Code PIX torna tudo mais rápido, seguro e sem complicação. É como se fosse uma ponte invisível que leva o dinheiro de uma conta para outra instantaneamente, usando apenas o celular.

Diferença entre QR Code Estático e Dinâmico

Ainda que sejam semelhantes em imagens, cada um desses dois QR Codes possui suas próprias características. Por isso, é importante conhecer cada uma delas.

Pix QR Code Dinâmico

Imagine um vídeo que pode mudar o que mostra. O QR Code Dinâmico é assim; ele pode ser atualizado para mostrar informações diferentes, mesmo depois de ter sido criado.

Isso é super útil para negócios. Por exemplo, se você quer fazer uma promoção diferente a cada semana na sua lojinha sem ter que criar um novo QR Code toda vez, o QR Code Dinâmico é a escolha certa.

Ele também é mais seguro, porque você pode acompanhar quantas vezes foi escaneado e até pedir informações de quem escaneou (com a permissão deles, claro).

Esse tipo de QR Code também é conhecido como Pix Cobrança, e é mais comum em compras online, e geralmente é quem acompanha os boletos bancários.

Pix QR Code Estático

No caso do Pix QR Code Estático, pense nisso como uma foto que não muda. Uma vez que você cria esse tipo de QR Code, as informações ali dentro são sempre as mesmas.

Por exemplo, se você tem uma lojinha e quer que seus clientes tenham acesso ao seu site só escaneando o QR Code, você pode usar um QR Code Estático.

Ele vai sempre abrir o mesmo site, não importa quantas vezes seja escaneado. É bom porque é simples e não tem custo adicional para usar várias vezes.

Sabe aqueles quadrinhos que ficam no estabelecimento com a foto do QR Code? Normalmente se trata de um QR Code estático.

A única diferença é que por ser estático, é preciso que a cada compra, o lojista ou o cliente informe o montante que precisa ser pago, pois geralmente os valores estarão em zero.

Como gerar QR Code PIX para receber pagamentos?

Para gerar QR Code PIX e começar a receber pagamentos de um jeito fácil e rápido, você só precisa seguir alguns passos simples. Vamos te mostrar como fazer isso, olha só:

  1. Abra o app do seu banco: procure o ícone do seu banco na tela do celular e toque nele para abrir.
  2. Procure pela opção PIX: nos apps dos bancos sempre tem um lugarzinho escrito “PIX”. Pode ser um botão, um menu ou até uma área destacada. Toque ali.
  3. Escolha receber com PIX: depois de entrar na parte do PIX, você vai ver algumas opções. Procure algo como “Receber pagamento” ou “Gerar QR Code”.
  4. Decida entre QR Code Estático ou Dinâmico: o estático é bom para valores que não mudam ou para receber várias vezes o mesmo valor de pessoas diferentes. Já o Dinâmico, é melhor para vendas, porque você pode incluir mais informações. 
  5. Preencha os detalhes do pagamento: para um QR Code Estático, você pode não precisar colocar o valor. Para um QR Code Dinâmico, geralmente você precisa informar o valor a ser cobrado e outras informações da venda.
  6. Gere o QR Code: depois de preencher tudo que é necessário, vai ter um botão tipo “Gerar QR Code” ou “Criar código”. Toque nele.
  7. Mostre ou compartilhe o QR Code: o app vai mostrar na tela um QR Code. Você pode mostrar essa tela para a pessoa pagar na hora com o celular dela, ou pode compartilhar o QR Code por mensagem, e-mail ou como preferir.

E pronto! Agora é só esperar a pessoa escanear o QR Code com o celular dela e confirmar o pagamento. O dinheiro vai cair direto na sua conta, sem complicação.

Como criar QR Code Pix no Nubank

Para gerar QR Code Pix no Nubank é simples:

  1. Toque no ícone roxinho do Nubank no seu celular para abrir o app;
  2. Na tela principal, vai ter um ícone escrito “PIX”;
  3. Tem várias opções, toque em “Cobrar”;
  4. Aqui, você decide se quer colocar um valor fixo ou deixar em aberto para a pessoa definir quanto vai te pagar. Preenche o que for necessário;
  5. Depois de tudo preenchido, clique em “Gerar QR Code”.

Pronto, seu QR Code aparece na tela para ser compartilhado ou escaneado.

Gerar QR Code Pix Banco do Brasil

No Banco do Brasil o processo é bem semelhante:

  1. Procure o ícone do app no seu celular e abra ele;
  2. no app, procure por PIX. Pode ser um botão ou na lista de menus;
  3. você vai ver várias opções, escolha a que diz respeito a receber dinheiro;
  4. coloque o quanto quer receber ou se quer deixar o valor em aberto para quem vai te pagar decidir;
  5. Com os dados preenchidos, clique em “Criar QR Code”.

Aí é só mostrar ou enviar o QR Code gerado.

QR Code Pix Bradesco

Por fim, para gerar QR Code PIX no Bradesco basta seguir os passos:

  1. Ache o app do Bradesco no seu celular e toque para abrir;
  2. No app, vai ter uma aba PIX. Clica lá;
  3. Entre as opções, selecione “Receber pagamento”;
  4. Define se vai querer um valor específico ou deixar sem valor;
  5. Depois de tudo certo, clique para gerar o QR Code.

Agora é só compartilhar ou mostrar o código para quem vai te pagar.

Como gerar QR Code PIX para imprimir?

Gerar um QR Code Pix para imprimir, segue a mesma dinâmica que gerar um QR Code para a pessoa escanear na sua tela, com um passo a mais.

Basicamente, você precisa:

  • Abrir o app do seu banco no celular ou site no computador;
  • Encontrar a opção Pix e clicar nela;
  • Escolher a alternativa “Receber pagamento” ou “Gerar QR Code”;
  • Decidir entre QR Code Estático ou Dinâmico;
  • Preencher todas as informações;
  • Gerar o QR Code na sua tela.

Por fim, com o QR Code gerado, você pode tirar um print da tela, ou achar a opção de salvar o QR Code. Abra então no seu computador, e use sua impressora para imprimi-lo.

Geralmente essa é uma boa alternativa para quem quer deixar o QR Code estático para que as pessoas possam mirar o celular para ele e preencher os valores depois.

Dicas para evitar golpes com QR Code PIX

Agora que você já sabe como gerar QR Code Pix é preciso tomar algumas precauções para não cair em golpes. Vamos às dicas?

  1. Confira sempre quem é o recebedor: antes de confirmar um pagamento pelo PIX, veja se o nome do recebedor é mesmo de quem você pretende pagar;
  2. Desconfie de ofertas muito boas: golpistas costumam atrair vítimas com ofertas irresistíveis. Se o negócio parecer bom demais para ser verdade, pode ser um golpe;
  3. Não compartilhe seu QR Code pessoal: seu QR Code do PIX é pessoal. Não compartilhe com estranhos ou em redes sociais;
  4. Cuidado com QR Codes em locais públicos: golpistas podem colocar QR Codes falsos em locais como parquímetros ou em cartazes de vendas. Prefira usar QR Codes de fontes confiáveis;
  5. Mantenha o app do banco atualizado: os bancos sempre atualizam os apps para torná-los mais seguros. Mantenha o seu app atualizado;
  6. Use a autenticação em duas etapas: ative a autenticação em duas etapas, para adicionar uma camada extra de segurança ao seu acesso;
  7. Não faça PIX a pedido de mensagens suspeitas: recebeu um pedido de pagamento por mensagem, e-mail ou telefone? Desconfie. Golpistas usam essas técnicas para enganar as pessoas.

Seguindo essas dicas, você pode usar o PIX de maneira segura, aproveitando a praticidade e rapidez que essa tecnologia oferece, sem cair em golpes.

Conclusão

O PIX trouxe facilidade para fazer e receber pagamentos, e o uso de QR Codes como meio para realizar essas transações adicionou ainda mais comodidade e eficiência, permitindo que tudo seja feito de maneira instantânea e segura.

Pudemos ver ao longo deste artigo que há dois tipos de Pix com QR Code, o estático e o dinâmico, sendo que cada um deles é mais indicado para um determinado tipo de situação.

No entanto, como qualquer ferramenta digital, é essencial utilizar o PIX e os QR Codes com atenção e cuidado, sempre atentos às melhores práticas de segurança para evitar golpes e proteger nossas informações financeiras.

Foi possível entender como gerar QR Code Pix? Então aproveite e acesse o blog do Acordo Certo para ler mais artigos como esse. E até a próxima! 😉

FAQ: Perguntas frequentes

Como fazer um QR Code para o meu Pix?

Para gerar QR Code Pix, abra o app do seu banco, procure a opção PIX, selecione “Receber com PIX” e siga os passos para gerar o QR Code. Escolha entre o QR Code estático ou dinâmico conforme a sua necessidade.

Como imprimir o QR Code do Pix do Banco do Brasil?

Ao acessar o app ou site do Banco do Brasil, gere o QR Code pelo app, salve a imagem ou tire um print, envie para seu computador, abra o arquivo e imprima. É importante que o QR Code esteja nítido para facilitar a leitura.

Como criar um QR Code para receber pagamentos?

Para receber pagamentos via Pix com um QR Code, acesse o app do seu banco, vá na seção PIX, escolha “Receber pagamento”, insira os detalhes do pagamento se necessário, e gere o QR Code para compartilhar ou imprimir.

Quanto tempo dura o QR Code do Pix?

O QR Code Estático do Pix não tem validade e pode ser usado várias vezes. Já o QR Code Dinâmico é para uso único ou possui uma data de vencimento específica, dependendo de como foi configurado.

Como fazer pagamento pelo Pix sem QR Code?

Para pagar com Pix sem usar QR Code, abra o app do banco, vá até a opção PIX, selecione “Pagar com PIX” e digite a chave Pix do destinatário, que pode ser um e-mail, telefone, CPF/CNPJ, ou uma chave aleatória. Também existe a opção do Pix Copia e Cola.

Esse conteúdo foi útil?