6 dicas para mudar alguns hábitos financeiros e rotineiros, reduzindo essas pequenas despesas que vão “roendo” suas contas.

Vida financeira e saúde mental - anticoncepcional gratuito

Às vezes você fica com a sensação que seu dinheiro “voou” e você nem viu? Isso é porque estamos acostumados a fazer pequenos gastos que, somados, acabam pesando no orçamento do fim do mês.

Confira dicas para mudar alguns desses hábitos financeiros e rotineiros, reduzindo essas pequenas despesas que vão “roendo” suas contas.

Lista de compras

Quando for às compras, faça uma lista antes e procure não fugir dela. Assim, você evita gastar com o que não precisa.

Aplicativos de descontos

Aproveite os descontos oferecidos por alguns supermercados e lojas em aplicativos ou cupons. Às vezes a economia é grande!

Anote as despesas

Anote tudo o que gasta: despesas fixas (escola, telefonia, carnês) e variáveis (presentes, lazer, etc). Até aquele cafezinho de “de vez em quando” vai para o controle. Então defina um valor limite para estes gastos e procure nunca estourá-lo.

Transporte

Este pode não ser exatamente um hábito financeiro, mas é uma atividade que precisamos fazer todos os dias: transporte e locomoção.

Vá de bicicletas, patinete ou mesmo à pé quando der. É mais saudável e bem mais barato.

Prefira o transporte público ao carro, que implica em gastos de combustível, manutenção e estacionamento.

A carona também é uma Boa para quem mora perto e faz trajetos próximos. Seu vizinho trabalha perto de você? Transforme a feliz coincidência em economia para os dois.

Refeições

Precisa comer fora? Restaurante por quilo pode ser mais barato, mas se a opção for um delivery, verifique a taxa de entrega e tente dar preferência quando for gratuita ou mais barata.

Encontrar os amigos

Para economizar no encontro com os amigos e familiares aos finais de semana, troque o barzinho por uma reunião em casa, cada um levando uma bebida ou petisco.

Evite compras por impulso

Antes de comprar algo faça três perguntas:

  1. Eu preciso?
  2. Eu posso?
  3. Tem que ser agora?

Se qualquer resposta for “não”, pense um pouco mais e se for o caso volte depois para comprar.

Conclusão

Em suma, mudar pequenos hábitos financeiros e incorporar o planejamento financeiro na sua rotina pode transformar significativamente sua saúde financeira. Ao adotar estratégias como anotar despesas, evitar compras por impulso e optar por alternativas econômicas de transporte e lazer, você não apenas poupa dinheiro, mas também ganha em tranquilidade e controle sobre suas finanças. Lembre-se: pequenas mudanças conduzem a grandes resultados. Portanto, comece hoje mesmo a aplicar essas dicas e observe a diferença positiva no seu orçamento e, consequentemente, na sua qualidade de vida.

Esse conteúdo foi útil?