Saber como consultar Registrato é essencial para descobrir se existem dívidas em seu nome, ou até contas que você desconhece. Veja como é fácil!

Consultar Registrato: saiba como fazer e quais os relatórios que existem!Consultar Registrato: saiba como fazer e quais os relatórios que existem!

Por que é importante consultar Registrato? Essa é uma pergunta que muita gente se faz, principalmente quando tem alguma suspeita de dívidas desconhecidas no nome.

A verdade é que essa é uma fonte valiosa de dados do Banco Central, onde podemos puxar todo nosso histórico de informações financeiras: de empréstimos bancários à Chave Pix.

Interessante, não é mesmo? Neste artigo vamos mostrar o que é esse sistema, como você pode acessá-lo para fazer uma consulta e quais são os relatórios gerados. Vem com a gente! 😊

O que é o Registrato?

Registrato é o Extrato de Registro de Informações no Banco Central. Mas o que é isso? Esse é um sistema onde todas as pessoas podem acessar gratuitamente seu histórico de informações financeiras. E isso inclui:

  1. Empréstimos;
  2. Financiamentos bancários;
  3. Chaves Pix;
  4. Dívidas;
  5. Operações de câmbio;
  6. Cheques sem fundo.

Criado em 2014, esse sistema é uma espécie de Raio-X para que o cidadão saiba todos os detalhes da sua vida financeira nas instituições que são autorizadas pelo Banco Central.

E fique tranquilo: apesar do sistema poder ser acessado por meio de um computador ou celular, ele garante o sigilo de dados e bloqueia os acessos indevidos.

E o que isso quer dizer? Que ele pode somente ser consultado por você, ou por alguém que você autorizar. Legal, não é mesmo?

Está gostando deste artigo? Então leia também:

  1. Como Limpar o Nome Online? Guia Completo;
  2. Atraso de Pagamento de Dívidas Renegociadas: O que Fazer?;
  3. Boleto Vencido: Como Pagar?

Para que serve o Registrato?

O Registrato serve, de modo geral, para você saber onde tem dívidas e como está a situação de cada uma delas. Além disso, ele verifica se tem alguma conta bancária, ou chave Pix que você não contratou.

Sabe o que isso representa? Mais controle da sua vida financeira. Por isso, esse é um sistema muito importante e que vem ajudar a vida das pessoas.

Imagine que o José recebe uma ligação falando que ele atrasou uma parcela de um empréstimo no Banco do Brasil. Mas ele nunca fez um empréstimo nesse banco.

Pelo Registrato ele consegue descobrir quando esse empréstimo foi tomado, o valor dessa dívida e se tem alguma conta aberta no seu nome. Assim, ele pode tomar as devidas providências.

O que pode ser consultado no Registrato Bacen?

No Registrato você pode ter acesso a várias informações, como:

  1. dados sobre o relacionamento com bancos;
  2. dívidas que você possui no Cadin Federal e outros órgãos federais;
  3. operações relacionadas ao crédito;
  4. histórico financeiro;
  5. movimentações bancárias;
  6. chave Pix que tem cadastradas;
  7. cheques sem fundos que foram emitidos;
  8. compra e venda de moedas estrangeiras.

Por isso, podemos dizer que o Registrato mostra de maneira bem clara toda a vida financeira de uma determinada pessoa.

Interessante, não é verdade? Agora que você já sabe o que é, para que serve e o que pode ser consultado, vamos mostrar como você pode fazer essa consulta.

Leia mais – Superendividamento: O Que é? Como Sair?

Como consultar Registrato?

Basicamente existem 2 caminhos para fazer a consulta: o primeiro é criar uma conta no próprio sistema do Bacen e o segundo é acessar usando a conta Gov.br nível Prata ou Ouro. Feito isso é só seguir os passos:

  1. Entre no Registrato e faça login com sua senha e CPF;
  2. Haverá várias opções como: Empréstimo e Financiamentos; Contas e Relacionamentos; Chaves Pix; Câmbio.
  3. Selecione uma das opções desejadas e clique em Consultar;
  4. Defina a data inicial e final do relatório que quer emitir, lembrando que ela não pode ultrapassar os 5 anos;
  5. Clique em “Gerar relatório”.

Passados alguns segundos você terá acesso ao relatório com todo o histórico de crédito, empréstimos, financiamentos e outras informações.

Consultar Registrato pelo CPF

Para garantir a sua privacidade, e assegurar que só você tenha acesso às informações, é preciso fazer o seu cadastro no site Gov.br.

Durante esse cadastro você terá que informar todos os seus dados pessoais. Então para fazer o login é só usar o CPF e a senha que você criou. Olha só que fácil:

  1. Acesse a página do Registrato;
  2. Clique na opção Entrar com conta Gov.br;
  3. Escolha uma das opções como “Empréstimos e financiamentos”;
  4. Clique em “Consultar”;
  5. Marque que aceita os termos de ciência e responsabilidade;
  6. Clique em gerar relatório.

Consultar empréstimo pelo CPF

Conforme antecipamos, no site do Registrato você pode consultar empréstimos e financiamentos pelo seu CPF. E isso é bastante simples. Só seguir os passos abaixo:

  1. Entre no site do Registrato;
  2. Escolha entre entrar com a conta Gov.br ou com login no Registrato;
  3. Clique na opção “Empréstimos e financiamentos”;
  4. Selecione a opção “Consultar”;
  5. Gere o relatório com todos os dados.

Consultar financiamento pelo CPF

A consulta do financiamento pelo CPF é exatamente a mesma que a do empréstimo. Afinal, dentro da aba “Empréstimos e financiamentos”, você terá acesso às informações sobre os financiamentos que existem em seu nome.

No relatório que você gerar dá para saber todo o seu histórico de crédito, empréstimos e financiamentos que foram feitos em seu nome em um determinado período.

Como saber em quais bancos tenho conta?

A consulta de contas também é bem simples, é só você:

  1. Entrar no site do Registrato e fazer o login;
  2. Escolher a opção “Contas e Relacionamentos”;
  3. Clicar em “Consultar”;
  4. Gerar o relatório.

Assim que você clicar em Gerar o Relatório é necessário clicar na caixa “Aceito os Termos de ciência e responsabilidade” e na sequência selecionar a opção “Gerar relatório”.

Como descobrir minhas chaves Pix?

O caminho para descobrir a chave Pix dentro do Registrato também é bem simples, você só precisa:

  1. Acessar a página principal do Registrato;
  2. Escolher a alternativa “Relatórios”;
  3. Selecionar a alternativa “Chave Pix”;
  4. Concordar com os termos de responsabilidade e gerar o relatório.

Lembrando que todos os documentos que foram gerados ficam disponíveis no site, e se você quiser, poderá fazer o download do arquivo no seu computador.

Como consultar dívidas no Registrato?

A consulta de dívidas é bem simples, e basicamente segue o mesmo caminho. Vale destacar que são 3 locais de consultas de dívidas:

  1. Empréstimos e Financiamentos;
  2. Dívidas Inscritas no Cadin Federal;
  3. Cheques Sem Fundos (CCF).

Então para saber qualquer uma delas, o caminho é:

  1. Entrar no site do Registrato e fazer login;
  2. Escolher uma entre as alternativas que falamos acima;
  3. Clicar em “Consultar”;
  4. Concordar com os termos de responsabilidade e gerar o relatório.

Cada um dos relatórios vai mostrar para você as dívidas e débitos que existem em seu nome com todas as instituições financeiras e entidades federais.

Vale dizer que você também pode consultar dívidas pelo site da Acordo Certo! Veja os passos abaixo:

  1. Vá no site da Acordo Certo
  2. Coloque seu CPF no espaço indicado na tela inicial e clique em “consultar CPF grátis”
  3. Para proteger seus dados, faça um cadastro rápido com seu e-mail, data de nascimento e telefone;
  4. Depois de terminar o cadastro, o sistema vai checar seu CPF e mostrar se você tem dívidas. Em seguida, vai apresentar as ofertas para você começar a negociação

Quais são os relatórios do Registrato?

Ao todo são 6 relatórios que você pode emitir pelo Registrato:

  1. Empréstimos e Financiamentos (SCR);
  2. Chaves Pix;
  3. Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS);
  4. Cheques Sem Fundos;
  5. Câmbios e Transferências Internacionais;
  6. Cadin Federal.

Portanto, cada um desses relatórios vai mostrar como está aquela determinada situação. Por exemplo, no relatório de empréstimos e financiamentos, você consegue saber todos os empréstimos que existem em seu nome.

Como retirar dívidas do Registrato?

O Registrato é apenas uma fonte de consulta da sua vida financeira. Portanto, por lá não é possível tirar suas dívidas. Para que elas sumam do Registrato o caminho é entrar em contato com o banco que você tem o débito.

Por exemplo, se o débito é com o Bradesco, então você precisa entrar em contato com o banco, ou ir até uma agência bancária e renegociar sua pendência.

Assim que você quitar o débito com o banco, automaticamente ele já vai sair do Registrato, visto que esse sistema apenas consolida as informações recebidas das instituições.

Quanto tempo leva para a dívida sair do Registrato?

Um pouco diferente dos birôs de crédito, o Registrato tem os dados atualizados uma vez ao mês. Então o que isso quer dizer? Que assim que você pagar suas dívidas, elas podem demorar até 1 mês pra sair desse sistema.

De modo geral, leva em média até o dia 20 do mês seguinte para que o débito seja excluído do sistema. Então é importante ter um pouco de paciência.

Mas lembrando que para consultar o Registrato de outra pessoa, é preciso ter uma autorização. Então fique tranquilo, que essa não é uma fonte de consulta dos bancos.

Conclusão

Conforme vimos neste artigo, o Registrato é um sistema onde estão reunidas todas as suas informações bancárias, indo desde empréstimos e financiamentos até dívidas registradas no Cadin Federal.

Essa é uma plataforma muito importante para evitar fraudes financeiras, uma vez que você pode consultar todos os empréstimos e contas abertas em seu nome.

Dessa forma, ao perceber algo suspeito, como uma conta que não foi aberta por você, ou um empréstimo que não tomou, é possível tomar as medidas cabíveis.

Por isso, consultar Registrato com frequência é crucial para descobrir rapidamente alguma fraude financeira, ou se você esqueceu de pagar alguma conta com o banco.

Foi possível entender como consultar Registrato? Se gostou deste artigo, acesse o blog do Acordo Certo e confira outras matérias como essa. E até a próxima! 😉

FAQ: Perguntas frequentes

É possível consultar o Registrato de outra pessoa ou empresa?

Para solicitar relatórios do Registrato ou informações de outras pessoas é necessário ter uma autorização dessa pessoa. Caso contrário, somente é possível realizar uma consulta dos seus dados no Registrato.

Como consultar meu Registrato?

Para consultar o seu Registrato é só entrar no sistema do Banco Central Registrato, fazer o seu login com CPF e senha, depois escolher qual a opção de consulta você deseja, como por exemplo, Empréstimos e Financiamentos e então clicar em Consultar.

Como consultar o Bacen de um CPF?

Para consultar o Bacen de um CPF você precisa entrar no Registrato do Banco Central, acessar o site oficial da instituição, fazer o login na plataforma com o seu CPF e ver todas as restrições que acusam em seu nome.

Como saber se meu nome está em prejuízo no Banco Central?

Uma das melhores maneiras de saber se você tem alguma dívida ou empréstimo realizado em seu nome que você desconheça é acessando o sistema Registrato do Banco Central. Lá você terá acesso a todas as informações financeiras do seu CPF.

Como saber se tenho dívida no Banco Central pelo CPF?

Para saber se você tem alguma dívida no Banco Central basta consultar o seu CPF no SCR ou então pelo telefone 0800 979 2345. O atendimento acontece todos os dias das 09h às 16h. Outra forma é pelo site do Banco Central na aba Registrato.

Como tirar o CPF do Registrato?

O Registrato é apenas um registro das atividades financeiras que constam em seu nome. Dessa forma, para tirar um débito do sistema é preciso procurar a instituição com a qual você tem o débito e fazer o pagamento ou negociação dele.

Quem pode consultar o meu Registrato?

Somente podem consultar o seu Registrato você ou alguma pessoa que tenha sido autorizada por você. Assim sendo, ninguém pode ter acesso aos seus dados no site do Banco Central sem o seu consentimento.

Quanto tempo o prejuízo fica no Registrato?

Os dados ficam registrados no Registrato por 5 anos. Dessa forma, todo o histórico financeiro anterior a essa data deixa de aparecer no relatório, o que inclui dívidas com instituições financeiras.

Quanto tempo demora para sair o nome do Registrato?

O sistema do Registrato é atualizado uma vez ao mês. Dessa forma, depois que você paga uma dívida, normalmente até o dia 20 do mês seguinte os débitos deixam de constar no seu registro como inadimplente.

Como saber se estou negativado no Registrato?

Para saber se você está negativado no Registrato é só acessar o site oficial do Banco Central, fazer login na plataforma com o seu CPF e então averiguar as dívidas que constam em seu nome.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?