Chave Pix é um tipo de endereço que você tem para receber valores via Pix. Saiba como cadastrá-la no seu banco e aprenda a excluir também.

Chave Pix: Saiba o que é, como cadastrar e dicas de segurança para não cair em golpes

O Pix, um sistema de pagamento desenvolvido pelo Banco Central, veio para revolucionar o mercado financeiro, fazendo com que não seja mais necessário informar um monte de dados na hora de fazer uma transferência, bastando apenas uma chave Pix.

Mas o que é esse tal de chave Pix? Podemos dizer que ela é uma identificação única de uma conta que você possui. Uma espécie de endereço da sua conta.

Interessante, não é mesmo? Mas se você ainda tem alguma dúvida sobre o que é, como cadastrar e a finalidade da chave Pix, veio ao lugar certo. Continue mais 3 minutinhos aqui que vamos explicar tudo o que você precisa. 😊

O que é a chave Pix?

A chave Pix pode ser definida como um endereço, ou até mesmo um apelido, para identificar sua conta para que o dinheiro transferido seja direcionado a ela.

Em outros termos é a chave Pix que identifica a conta bancária na qual você vai receber o valor que será enviado por quem está mandando o dinheiro.

Ela tem que ser única e exclusiva para cada banco, o que faz evitar erros e também aumenta a segurança de quem envia e recebe dinheiro.

Para que serve a chave Pix?

A chave Pix serve para deixar o processo de envio de dinheiro mais fácil. Afinal, não é necessário informar um monte de dados bancários como antes.

Imagine o João. Ele precisa receber o valor de R$300 do José, e descobre o Pix. Depois de se inteirar sobre o assunto, ele vai até o app da sua conta bancária e cria uma chave Pix com o número do seu CPF.

Ele pega esse número e passa para o José, que por sua vez, na hora de transferir só precisa colocar o número do CPF do João, o valor que vai enviar e pronto. O dinheiro vai para a conta do João sem precisar informar agência, conta, número do banco etc.

Isso tornou o processo muito mais simples, e considerando que o Pix funciona 24 horas por dia, 7 dias na semana, facilitou a vida de muita gente.

Está gostando deste artigo? Então leia também:

Quais são os tipos de chave Pix?

De modo geral existem 4 tipos de chave Pix:

  1. CPF ou CNPJ;
  2. e-mail;
  3. número do telefone celular;
  4. chave aleatória.

Logo, se você tem mais de 4 contas, então deverá ter mais de uma chave aleatória. Por outro lado, não poderá ter mais do que uma chave CPF, e-mail, ou celular.

Imagine que o João tem contas no Nubank, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Federal e Santander. Então ele decide cadastrar uma chave Pix para cada um deles:

  1. Ele vai no app do Nubank e cadastra a chave Pix CPF
  2. Vai no Itaú e cadastra a chave e-mail
  3. No Banco do Brasil a chave número do celular
  4. E na Caixa Federal cadastra uma chave aleatória.

E agora como ele faz com o Santander? O mesmo que fez na Caixa. Cadastra uma outra chave aleatória. Ele não pode cadastrar a mesma chave Pix para duas contas diferentes, mas pode cadastrar várias chaves aleatórias em diversos bancos.

Resumidamente, a chave CPF que está no Nubank só vale para o Nubank, até porque, quando ele informar ela para alguém transferir dinheiro para ele, é no Nubank que o dinheiro vai aparecer. Vamos falar sobre cada uma dessas chaves.

Celular

A chave celular é aquela que contém o número do telefone celular. No nosso exemplo, o João a cadastrou no Banco do Brasil.

Vamos imaginar que o número do celular dele fosse: (11) 1234-5678, então quando alguém pedir uma chave Pix pra ele, e ele quiser receber no Banco do Brasil, basta informar esse número de celular.

E se ele tiver mais de um número? Infelizmente só poderá cadastrar 1. Visto que o sistema não aceita mais de uma chave Pix celular.

Lembrando que todos os bancos aceitam que você cadastre sua chave PIX no tipo “celular”.

CPF

A chave CPF é a mais usada, e normalmente as pessoas a cadastram no seu banco principal, ou seja, aquele que você mais usa e movimenta.

Como o CPF é único, somente pode ser criada uma única chave de CPF, lembrando que ela não pode ser utilizada em mais do que uma conta, uma vez que identifica o local de pagamento que o dinheiro será enviado.

E-mail

Assim como a chave celular, somente pode existir uma única chave e-mail, mesmo que você tenha vários e-mails. Portanto, você pode escolher 1 e cadastrá-lo em um dos seus bancos.

Ao informar essa chave e-mail, o dinheiro que a pessoa está transferindo vai exatamente para a conta que você cadastrou a chave.

Chave aleatória

A chave aleatória é uma das mais utilizadas por muitas pessoas, visto que com ela você não precisa informar nenhum dado pessoal para receber um valor.

Ela é um código único de 32 caracteres composto por letras e símbolos, sendo gerada aleatoriamente pelo Banco Central e atrelado a uma única conta.

Você pode cadastrar uma única chave aleatória no app do Banco, e nesse caso sempre que quiser receber por ele, basta informar aquela chave, ou então, gerar uma por vez, apagando sempre a anterior.

Leia também – PIX WhatsApp: Dicas de Configuração para Garantir Sua Segurança

Qual a chave Pix mais segura?

De acordo com o Banco Central, a chave CPF é considerada uma das mais seguras, por ser um dado intransferível. Além dela, a chave aleatória é considerada segura também por um único motivo: ela não representa nenhum dado sensível seu. 

Já as outras chaves podem trazer alguns problemas, como por exemplo: a pessoa pode saber o número do seu telefone celular e começar a ligar para oferecer produtos.

O mesmo vale para o e-mail que pode começar a receber e-mails com vírus, ou até mesmo com propagandas indesejadas.

Por essa razão, muita gente prefere cadastrar a chave aleatória para evitar a exposição de dados sensíveis no momento de passá-la para quem vai fazer um pagamento.

Como cadastrar a chave Pix?

O cadastro da chave Pix pode variar de banco para banco, mas normalmente ela é bem simples e não demora nem 1 minuto. O processo consiste em:

  1. abrir o app do banco que você usa;
  2. clicar na área Pix e depois selecionar a opção Minhas Chaves;
  3. entrar em Cadastro de Chave;
  4. escolher um dos tipos de chave disponíveis;
  5. seguir as instruções e concluir o cadastro.

Como você pode ver, é um processo simples. Ele pode variar de um banco para outro, mas de modo geral segue essa mesma lógica.

Quantas chaves Pix posso ter?

Você pode ter 1 chave Pix CPF, 1 chave Pix CNPJ, 1 chave Pix e-mail e 1 chave Pix celular, sendo que a mesma chave não pode ser usada para bancos diferentes.

Além disso, para pessoa física é possível ter até 5 chaves aleatórias em cada conta, e para pessoa jurídica é permitido ter até 20 chaves para cada titularidade.

Voltando ao exemplo do João, ele pode no Nubank, por exemplo, ter a chave CPF e ainda assim gerar mais 5 chaves aleatórias. 

Como excluir a chave Pix de conta bloqueada?

Se você teve uma conta bloqueada, é possível excluir a chave Pix dela fazendo a portabilidade de chaves para o novo banco e conta. Da mesma forma que é feita com a portabilidade salarial.

Nesse caso, é preciso entrar em contato com o novo banco onde se quer fazer o registro, e fazer a confirmação na instituição onde a chave estava registrada inicialmente.

Imagine que o João quer trocar o Nubank pelo Banco Inter, porque a conta dele foi bloqueada no Nubank. Então, ele entra em contato com o Banco Inter, e solicita a portabilidade, e depois confirma com o Nubank.

Como cancelar uma chave Pix?

Além da portabilidade, também é possível cancelar uma chave Pix. Para isso, você só precisa:

  1. ir até a opção de Pix;
  2. clicar em “Minhas chaves”;
  3. e depois selecionar a chave que quer excluir.

Vamos imaginar que em vez do João querer a portabilidade da chave, ele apenas deseja excluir a chave CPF do Nubank. Então ele entra na área Pix do banco, vai até “Minhas chaves” e depois exclui ela.

Esse é um processo muito importante para quem gera chaves aleatórias, e depois deseja fazer a exclusão delas para gerar outras novas.

Como mudar a chave Pix?

Para mudar a chave Pix é preciso realizar 2 processos diferentes. O primeiro é excluir a chave antiga, e o segundo é cadastrar a chave nova.  Então primeiramente, é necessário:

  1. ir até a área Pix do seu banco;
  2. clicar em “Minhas Chaves”;
  3. selecionar aquela que você deseja excluir;
  4. clicar na opção “Excluir Chave”.

Depois que você tiver excluído a chave, poderá escolher a opção de cadastrar nova chave, e selecionar a chave que deseja cadastrar naquele banco.

Como saber onde minha chave Pix está cadastrada?

O Banco Central tem uma ferramenta chamada Registrato, por meio dela é possível saber quais chaves você já tem cadastradas. Basta seguir esses passos:

  1. acessar o site do Registrato do Banco Central;
  2. fazer login com sua conta gov.br;
  3. solicitar o relatório de chaves Pix;
  4. receber o relatório no próprio sistema após o acesso.

Pronto. Agora você vai receber um relatório e saberá em qual instituição as suas chaves Pix estão cadastradas, e poderá mudá-las posteriormente se quiser.

É possível consultar a chave Pix de outra pessoa?

Infelizmente não é possível consultar a chave Pix de outras pessoas, uma vez que tirando a chave aleatória, as demais correspondem a dados sensíveis.

Por isso, qualquer consulta nesse sentido pode infringir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que pode caracterizar crime, e até mesmo gerar problemas futuros.

Golpes do Pix: fique atento para não cair em armadilhas

Ainda que o Pix seja um meio de pagamento seguro, existe uma série de golpes que estão sendo realizados na internet. A intenção dos criminosos é roubar dados ou até dinheiro das pessoas.

Uma vez que a vítima fez uma transferência de valores, não é tão fácil estornar o Pix. Portanto, é importante ter atenção.

Até porque o que não falta é criatividade para os golpistas. Por isso, a cada ano, novos golpes são criados, sendo os mais comuns deles:

  1. Bug do Pix;
  2. Golpe do Pix agendado;
  3. Golpe da clonagem por WhatsApp e Telegram;
  4. Golpe do SMS;
  5. Falsas centrais de atendimento.

Quer saber como não cair nessas armadilhas? Então leia nosso artigo: “Golpe do PIX: Saiba como se Prevenir e Conheça os Principais Tipos de Fraude com o PIX” e descubra.

Conclusão

Conforme vimos neste artigo, a chave Pix é uma espécie de identificação para você enviar o dinheiro para uma determinada conta. Ela serve como uma espécie de identificação daquela conta.

De modo geral, existem 4 tipos de chaves: CPF ou CNPJ, telefone celular, e-mail e chave aleatória, sendo que essa última é possível ter mais de 1 por banco.

Você também entendeu que dá para excluir a chave Pix, trocar e até mesmo exigir a portabilidade dela caso tenha uma conta que foi bloqueada.

Em resumo, a chave Pix veio para tornar mais simples o processo de transferência entre contas bancárias. E você já cadastrou a sua? Se gostou deste artigo, visite o blog do Acordo Certo para ler outros conteúdos como esse. Até a próxima!😉

FAQ: Perguntas frequentes

Fiz um PIX com a chave errada, e agora?

A melhor forma para reaver um Pix que foi feito para uma chave errada é entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro e explicar a situação. Caso a pessoa não devolva o valor, o caminho será entrar com medidas judiciais para tentar reaver o dinheiro.

Quais são as cinco chaves do PIX?

As 5 principais chaves Pix são: CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail, chave aleatória (sequência de números e letras gerados pelo Banco Central).

Qual é a melhor chave para o PIX?

A melhor chave para o Pix, de acordo com o Banco Central, é o CPF ou CNPJ por ser considerada imutável e intransferível. A chave aleatória também representa segurança por não apresentar nenhum tipo de dado sensível.

Tem que colocar o DDD no PIX?

No momento de fazer uma transferência para uma chave PIX celular, é fundamental colocar o DDD no PIX. Caso contrário, o próprio sistema não reconhecerá a chave. Lembrando que no momento de cadastrá-la também é preciso colocar o DDD.

O que é preciso para se ter um PIX?

Para ter um PIX, é crucial em um primeiro momento ter uma conta bancária que tenha convênio com o Banco Central. Sem essa conta, não é possível ter um PIX. Vale destacar que a maioria das contas já tem o convênio com o PIX.

O que é preciso para se ter um Pix?

Para ter um Pix, é crucial em um primeiro momento ter uma conta bancária que tenha convênio com o Banco Central. Sem essa conta, não é possível ter um Pix. Vale destacar que a maioria das contas já tem o convênio com o Pix.

Quanto tempo dura a chave aleatória do Pix?

A chave aleatória não tem um limite de tempo definido, portanto, ela vai durar até que você faça a exclusão dela na sua conta, ou então, até que a própria conta bancária seja encerrada pelo usuário.

Pode ter 2 chaves Pix em bancos diferentes?

Você pode ter mais de 1 chave Pix por banco, porém, não pode ter a mesma chave Pix em 2 bancos diferentes. Por exemplo, você pode ter a chave Pix CPF e a chave Pix aleatória no Nubank, mas não pode ter a chave Pix CPF no Nubank e Santander ao mesmo tempo.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?