Renegocie sua dívida FIES online e tenha o perdão garantido. Descubra o passo a passo para uma vida financeira mais leve através do programa FIES Dívida Perdoada.

FIES dívida perdoada

Já são mais de 1 milhão de estudantes brasileiros com dívidas, totalizando mais de R$11 bilhões em parcelas não pagas. Infelizmente, é muita gente, né?

Para ajudar, em 2022, o Governo criou um jeito de renegociar as dívidas do FIES, o programa que financia cursos universitários. Se você tinha dívidas até 30 de dezembro de 2021, tinha a chance de negociar.

E agora, em 2023, o Governo está pensando em abrir esse programa novamente. Isso significa que pode haver uma nova chance para quem tem dívida com faculdade e gostaria de participar da ação “FIES dívida perdoada”. 

Quer saber mais sobre como renegociar sua dívida com e quitá-la em 2023 e 2024? Continue lendo!

O que é o FIES?

O FIES é um programa do governo que ajuda estudantes a pagar por cursos universitários. Ele é como um empréstimo para estudar. O governo e alguns bancos, como a CAIXA e o Banco do Brasil, fornecem o dinheiro para pagar a faculdade, mas você precisa pagar de volta depois de se formar.

O FIES existe há mais de 20 anos e já ajudou milhões de estudantes no Brasil. No passado, você não precisava fazer o ENEM para participar, mas agora é necessário. 

O programa do Governo ainda é uma ótima opção se você não pode pagar a faculdade inteira, não conseguiu bolsa de estudos, ou está fazendo um curso que não é oferecido em universidades públicas.

Como funciona o perdão de dívida do FIES? 

Se você já estudou com o FIES e está com dificuldades para pagar toda a dívida, existe uma possibilidade de negociar: o governo pode perdoar parte do que você deve, dando descontos especiais para quitar sua dívida. Isso facilita a negociação e ajuda você a resolver suas dívidas.

Aqui está a ideia do FIES dívida perdoada: se faz mais de 90 dias que você deve dinheiro aos bancos por causa do FIES, o governo está pensando em permitir que você quite essa dívida com um desconto que pode chegar a mais de 90%. É uma oportunidade para aliviar suas finanças e deixar as coisas mais tranquilas.

Como dissemos, este projeto já existia em 2022, e agora, através de uma Medida Provisória elaborada pelo Ministério da Educação, a ideia é ampliar o prazo de pagamento e renegociação das dívidas para o final de 2024. 

Quem tem direito ao perdão da dívida 

Confira as regras para participar do programa do Governo FIES Dívida perdoada:

  1. Estudantes que fizeram contratos FIES até 31 de dezembro de 2017
  2. A parcela deve estar atrasada por mais de 90 dias (levando em consideração a data da Medida Provisória, em 30 de dezembro de 2021)
  3. Os estudantes precisam estar na “fase de amortização,” que começa em um ano e meio (18 meses) após a conclusão do curso

Juros do perdão da dívida do FIES 

Os juros para o perdão da dívida do FIES são calculados usando a taxa SELIC. Logo, mesmo que você esteja com a dívida atrasada, pagará uma taxa de juros de 1% por mês. Além disso, há uma multa de 2% sobre o valor devido por atraso.

De toda forma, vale conferir os detalhes e regras do programa FIES dívida perdoada, pois as condições para renegociar variam conforme o tempo em que o estudante está em atraso e também com a atualização das regras em 2023 e 2024. Em resumo, quanto menos tempo de atraso, melhores são os descontos, especialmente nos juros e encargos.

Ah, vale lembrar que nós oferecemos um contador de dias de atraso, que pode ser usado gratuitamente. É só preencher a data em que você começou a atrasar o FIES no campo “data final” para saber por quanto tempo está em atraso.

Como solicitar o perdão da dívida FIES

Para solicitar o perdão da dívida do FIES, basta seguir alguns passos simples: é só entrar em contato com os canais de atendimento dos bancos responsáveis pelo seu contrato do FIES, como por exemplo a Caixa Econômica Federal.

Além disso, é possível realizar a renegociação de forma online, seja através do site do FIES ou no aplicativo FIES. 

Se precisar de mais auxílio ou tirar dúvidas, recomendamos que entre em contato com os telefones da Caixa e questione em qual agência próxima a você é possível realizar essa negociação. Ao seguir esses passos, fica mais fácil conseguir participar do FIES dívida perdoada 2023 e 2024 🙂 

Renegociação da Dívida do FIES: Como fazer 

FIES negociar dívidas: veja como fazer sua renegociação pelo site ou aplicativo do programa:

  1. Baixe o aplicativo FIES Caixa na Google Play ou na Apple Store
  2. Escolha a opção “Renegociação FIES
  3. Verifique se o seu contrato pode ser renegociado
  4. Confira os dados do contrato.
  5. Simule as opções de renegociação disponíveis
  6. Confirme os dados.
  7. Aceite os termos adicionais do contrato.
  8. Emita o boleto para dar início à renegociação

Seguindo esses passos, você pode facilmente realizar a renegociação da sua dívida do FIES pelo aplicativo.

Como consultar a dívida do FIES 

Confira como fazer uma consulta dívida FIES 100% online:

  1. Abra o site oficial do Portal Sisfies
  2. Insira seu CPF e senha, e clique em “não sou um robô”
  3. Na parte de cima da página, clique em “Contrato FIES”
  4. Agora, você pode ver todos os detalhes do seu contrato, incluindo o saldo devedor do FIES

Conclusão

Se você tem dívidas do FIES, mostramos como participar do projeto FIES Dívida Perdoada do governo neste post. E o melhor: tudo pode ser feito online, sem a necessidade de enfrentar filas ou perder tempo em agências físicas.

A notícia boa é que, além de contar com a ajuda do governo, você pode também renegociar dívidas de faculdades aqui na Acordo Certo. Temos mais de 40 parceiros, então é possível negociar dívidas com bancos, dívida com cartão de crédito e muito mais!

Não perca tempo: faça todo o processo de negociação online e sem ligações chatas. Basta acessar nosso site e digitar seu CPF. É fácil e rápido!

FAQ: Perguntas frequentes

Vai ter perdão da dívida do FIES em 2023? 

Existe uma medida provisória que está sendo discutida em 2023 para justamente aprovar um novo processo de FIES dívida perdoada, que permite que os estudantes que estão com inadimplência negociem seus débitos em atraso e saiam do nome sujo em 2023 e em 2024. 

Como saber se minha dívida do FIES foi perdoada?

Você só poderá negociar e conseguir perdão parcial da dívida se o projeto do Governo for aceito em 2023. De toda forma, você consegue ver detalhes do seu débito através do aplicativo FIES.

O que acontece se o fiador do FIES morrer? 

Se o estudante que pegou o financiamento do FIES falecer ou ficar permanentemente incapacitado, com a devida comprovação conforme a lei, o que ainda precisa ser verificado, o saldo devedor será coberto pelo FIES, pelo banco, e pela faculdade juntos.

Como fazer consulta dívida FIES Caixa?

É só entrar no aplicativo FIES, ou então usar um dos canais de atendimento da CAIXA Econômica Federal como o telefone Alô CAIXA: 4004 0 104 para capitais e regiões metropolitanas, ou então o número 0800 104 0 104.

É verdade que o Governo perdoa dívida do FIES?

Sim: através do FIES dívida perdoada, existe sim um projeto de lei que dá desconto para negociação de dívidas do FIES.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?