Diga adeus às negativas em seus pedidos de empréstimo e cartões: descubra a importância de ter um score alto e aprenda a aumentar sua pontuação ao adotar comportamentos financeiros positivos.

Score Alto: Tudo o que você precisa saber para aumentar sua pontuação score

Teve um empréstimo negado ou não conseguiu aumentar o limite do seu cartão de crédito? Um dos motivos para isso acontecer pode ser a sua pontuação de crédito score. 

As pessoas que conseguem conquistar o score alto garantem mais facilidade para contratar linhas de créditos, já aquelas que tem pontuação baixa tem muito mais dificuldades de conseguir aprovação de novos cartões, financiamentos, etc.  

Mas afinal, como consultar a pontuação de crédito e como conquistar score alto? Descubra tudo no conteúdo de hoje.  

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. ?

O que é o Score? 

O Score é um sistema de pontuação que vai de 0 a 1.000 e serve para determinar o risco de inadimplência. Cada pessoa do país recebe uma nota, que é atualizada constantemente e acompanha o comportamento financeiro de cada um. 

Para ser calculado, os Órgãos de Proteção ao Crédito coletam dados públicos que são compartilhados por bancos e instituições financeiras, como históricos do Cadastro Positivo, dívidas antigas, pagamentos de contas, etc., e só depois de analisar todos os dados que atribuem uma nota.  

Score Boa Vista 

A Boa Vista é especialista em análise e proteção de crédito, e por isso é um dos Órgãos que faz o cálculo do seu score do CPF e apresenta sua nota de forma gratuita, pelo site Consumidor Positivo Boa Vista.  

No Score Boa Vista, sua pontuação varia de 0 a 1.000, e quanto mais próximo da nota 1.000 você ficar, será melhor para sua vida financeira, pois significa que você tem maior possibilidade de conseguir aprovação em linhas de crédito, como empréstimos e financiamentos. 

Essas são as faixas de pontuação do Score Boa Vista: 

  1. Pontuação de 700 a 100 é score alto
  2. De 550 a 699 é score médio
  3. De 0 a 549 é considerado score baixo

Acordo Certo Score 

O Acordo Certo Score é o nosso próprio sistema de score: essa pontuação aparece quando você faz consulta de CPF gratuita aqui na Acordo Certo.  

A sua pontuação do Acordo Certo Score atualmente é calculada pelo Órgão de Proteção ao Crédito Boa Vista, por isso as faixas de score alto, médio e baixo são iguais as da Boa Vista. 

O diferencial em consultar aqui na Acordo Certo é que além de ver a pontuação, você também descobre quantos pontos ganhou ou perdeu nos últimos meses, além de poder fazer um monitoramento de CPF completo e gratuito também.  

Como é feito o cálculo do Score 

No cálculo do score são avaliados vários elementos, hábitos e comportamentos associados às suas finanças e histórico de crédito. Entre estes, se destacam as informações de pagamentos registradas no Cadastro Positivo, que possui um grande impacto na pontuação do Acordo Certo Score. 

Além deste, outros vários fatores são considerados também, como pagamentos em dia, atrasos, inadimplência, histórico de contratos de empréstimos e financiamentos, uso de limites, entre outros. Quanto mais positivo for o histórico, maior facilidade você terá em ter um score alto.  

Agora veja mais comportamentos que impactam o cálculo do score:  

  1. Compromisso e tempo usando linhas de créditos
  2. Evolução e históricos financeiros
  3. Cadastro Positivo
  4. Dívidas e pendências financeiras

Quando é considerado um score alto? 

Mas afinal, o que significa score alto, quanto é um score alto e como conquistar essa pontuação? 

Um score alto é quando você tem a pontuação de crédito acima de 700 pontos.  

No entanto, é importante ressaltar que cada instituição financeira pode ter seus próprios critérios de análise. Quanto maior for a pontuação, mais fácil será obter crédito e melhores serão as condições oferecidas. 

Como ter um score alto? 

O segredo para ter um score alto é fugir da inadimplência mantendo o pagamento das contas em dia. Tenha cuidado com qualquer pessoa que peça dinheiro ou PIX em troca de serviços para aumentar score: essa prática não existe e inclusive pode ser golpe de pessoas mal-intencionadas.  

Veja mais dicas sobre como se manter adimplente e assim garantir uma boa pontuação score

1 – Negocie suas dívidas 

Para ter um score alto, o primeiro passo é regularizar suas pendências financeiras. Negociar dívidas online e quita-las é um passo praticamente obrigatório para melhorar seu Score.  

Para isso, acesse nosso site Acordo Certo e confira as ofertas de negociação que nossos parceiros oferecem de forma personalizada para você! A negociação é 100% online e em poucos passos você finaliza seu acordo de dívida, começa a quitar suas pendências e finalmente sair da negativação e nome sujo.  

2 – Pague suas contas em dia 

Manter um histórico de pagamentos em dia é fundamental para ter o score alto, por isso, não deixe de pagar suas contas antes do vencimento e evite atrasos.  

Esse hábito positivo mostra que você tem responsabilidade financeira e contribui para a sua reputação de bom pagador, o que consequentemente eleva sua pontuação. 

3 – Crie um Cadastro Positivo 

Crie um Cadastro Positivo Boa Vista para melhorar seu Boa Vista Score e garantir uma boa nota. Esta é uma ferramenta gratuita que registra as informações de pagamento de contas em dia.  

Ao ativar seu Cadastro Positivo, você passa a ter seu histórico de pagamentos considerado no cálculo do Score. Logo, suas boas práticas financeiras serão levadas em conta, aumentando suas chances de ter um score alto. 

Depois de ativar, não esqueça de mantê-lo atualizado. Para isso, é só consultar Cadastro Positivo com frequência e conferir seus dados cadastrais. Você pode ativar gratuitamente e consulta-lo no site Consumidor Positivo Boa Vista.

Para que serve o score alto? 

Resumidamente, ter um score alto traz diversas vantagens financeiras como por exemplo ter mais opções de ofertas de linhas de créditos nos bancos. Veja mais abaixo.  

Ofertas de Crédito 

Com um Score Alto, você terá acesso a um maior número de oportunidades de crédito e mais chances de aprovação. Mas afinal, quais são estas ofertas? Quais são os tipos de créditos que existem?  

Veja alguns exemplos de créditos que pode conseguir ao ter um score alto: 

Ofertas de Empréstimo 

Se você precisar de um empréstimo, um Score Alto aumenta suas chances de conseguir aprovações facilitadas, taxas de juros mais baixas, condições mais favoráveis de parcelamento, entre outras vantagens.  

As instituições financeiras tendem a oferecer melhores opções para aqueles que apresentam menor risco de inadimplência. 

Veja exemplos de empréstimos que você pode conseguir quando tem um score alto acima de 700: 

  1. Empréstimo com garantia 
  2. Empréstimo consignado 
  3. Empréstimo débito em conta 
  4. Empréstimo com Juros Baixo 
  5. Empréstimo FGTS 

Possibilidade de financiamentos 

Ao buscar financiamento para a compra de imóvel ou de veículo por exemplo, um Score Alto será um grande diferencial e vai facilitar a aprovação.  

Isso porque os bancos entendem que os consumidores com uma pontuação alta têm uma reputação melhor como bom pagador e, assim, estão mais dispostos a conceder esse tipo de crédito. 

Tenho score alto, mas não consigo crédito 

“Meu Score é alto e mesmo assim meu pedido de crédito foi negado. Por quê?” Embora ter score alto aumente sim suas chances, sua pontuação NÃO garante a aprovação de empréstimos, financiamentos e cartões. O melhor caminho neste caso é conversar diretamente com seu banco para colher mais informações sobre a reprovação dos créditos e aproveitar para analisar e solicitar ofertas de crédito personalizadas para você.  

Apesar de ter um score alto facilitar o acesso a crédito, é importante destacar que a análise de crédito é mais ampla e considera outros fatores além da nota, como:  

  1. Renda e sua evolução 
  2. Histórico de empregos 
  3. Relacionamento com a instituição financeira 
  4. Histórico de pendências e dívidas 

Como consultar o Score do seu CPF? 

Você pode consultar score pelo CPF através de sites que disponibilizam gratuitamente. Aqui estão duas opções populares:  

1 – Consultar o Acordo Certo Score 

Acompanhe os passos para consultar gratuitamente o Acordo Certo Score:  

  1. Entre no nosso site e digite seu CPF. Clique em “consultar CPF grátis” para iniciar 
  2. Complete os dados de cadastro para fazer sua conta e criar uma senha de 6 números  
  3. Prontinho: veja sua pontuação score no final da página 

2 – Consultar o Score Boa Vista 

Você precisará entrar no site Consumidor Positivo Boa Vista e fazer uma consulta gratuita, para então ver o Score Boa Vista. Veja quais são os passos para consultar:  

  1. Entre no site do Consumidor Positivo Boa Vista
  2. Insira seu CPF na página inicial e clique em “Consultar grátis”
  3. Faça seu login se já possuir uma conta nesse site, ou então acompanhe as instruções para criar uma nova conta
  4. Após confirmar o cadastro, você conseguirá ver qual é o seu Score Boa Vista 

A importância de monitorar o CPF 

É essencial tornar o monitoramento do CPF um hábito constante em sua vida, pois essa é uma estratégia poderosa de combate a fraudes, que auxilia na proteção de suas informações cadastrais, oferece maior segurança nas consultas ao seu CPF, mantém seu CPF regular e seguro e ainda fornece dados sobre seu perfil de crédito. 

Veja os benefícios de monitorar seu CPF com frequência aqui na Acordo Certo: 

  1. Identifique fraudes rapidamente e evite cair em golpes
  2. Entenda as alterações regulares da sua pontuação score
  3. Confira quais empresas estão consultando seu CPF 
  4. Veja as dívidas e pendências que estão deixando seu nome sujo 
  5. Negocie suas dívidas com descontos exclusivos 
  6. Acompanhe dicas para aumentar sua nota e tornar seu score alto 

FAQ: Perguntas frequentes

Por que o Cadastro Positivo é bom para o Score? 

O Cadastro Positivo salva somente os seus comportamentos financeiros positivos, como pagar contas em dia. Essas informações são consideradas na hora de calcular score, o que aumenta suas chances de obter um Score Alto. 

Por que o Score sobe do nada? 

O Score apresenta variações ao longo do tempo por conta das atualizações das informações disponíveis. Quando novos dados são adicionados ao seu histórico de crédito e pagamento, o cálculo do Score pode ser ajustado, resultando em um aumento ou queda na pontuação. Por exemplo: quando você quita uma dívida, depois de um tempo o seu score acaba melhorando.  

O que é considerado um bom score? 

Embora os critérios e pesos das notas variam entre as instituições financeiras, geralmente um score alto e bom são aqueles com a nota acima de 700. Quanto mais alto for o Score, maiores são as chances de obter crédito e melhores condições financeiras. 

Como saber se o Score está alto? 

É só fazer uma consulta de CPF no site da Acordo Certo ou no site do Consumidor Positivo Boa Vista. Através dessa busca gratuita, você descobre se o seu score está alto ou baixo.  

Quanto tempo depois de limpar o nome o score aumenta? 

Embora não seja possível determinar um período exato para aumentar o score, podemos afirmar que ao manter comportamentos financeiros saudáveis e quitar todas as suas pendências e dívidas, você verá uma melhora em sua pontuação em um período que varia de semanas a poucos meses. Anota aí o segredo do score alto: não é possível aumentar score em 30 dias, e muito menos em 24 horas, ok? Depois de limpar o nome, tenha foco, disciplina e paciência! 

PIX aumenta score? 

No momento, usar PIX para realizar transferências não afeta a sua pontuação de score. As transações feitas por meio do PIX são protegidas pela legislação de Sigilo Bancário, o que impede que os sistemas de inteligência artificial responsáveis pelo cálculo do score tenham acesso aos dados relacionados ao PIX. 

CPF na nota aumenta score? 

Não, incluir o CPF na nota fiscal não tem impacto no aumento da sua pontuação de score. Isso ocorre porque os órgãos de crédito, como o SPC e a Boa Vista, já confirmaram que essa informação não é utilizada no cálculo da pontuação de crédito dos brasileiros. 

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?