CPF digital: facilite sua vida com esta versão atualizada, que você pode colocar no seu celular e levar pra todo lugar. Conheça os benefícios e veja como baixar!

CPF Digital: O que é, como funciona e maneiras de emitir

O CPF digital veio para revolucionar a forma como utilizamos o nosso documento de identificação. Essa versão atualizada e digitalizada do CPF impresso traz uma série de benefícios e torna nossa rotina mais prática e ágil.

Conheça mais sobre o CPF digital e descubra como baixar no seu celular gratuitamente.  

O que é o CPF Digital 

CPF Digital é a versão eletrônica do seu documento físico, que agora pode ser acessado diretamente na tela do seu celular. Essa novidade traz várias vantagens que simplificam sua vida e oferecem mais agilidade em diferentes situações.  

Vale dizer que CPF digital é reconhecido legalmente e pode ser utilizado em serviços e transações online. 

CPF digital x CPF impresso 

O CPF digital e o CPF impresso têm a mesma importância e utilidade, o que muda é a maneira de emissão e a praticidade de cada um deles.  

É por isso que recomendamos que você tenha os dois, pois essa é uma forma de evitar problemas em situações urgentes ou de emergência. Por exemplo, caso você esqueça o CPF impresso ou precise do documento imediatamente, a versão digital pode ser uma alternativa prática, especialmente se você não sabe de cabeça o número do CPF. 

Como emitir o CPF Digital 

Se você já tem seu documento e agora quer ter acesso ao e-CPF, ou versão digital do CPF, siga os passos abaixo:  

  1. Você terá que baixar o aplicativo “Pessoa Física” que foi desenvolvido pelo próprio Governo. Se você pesquisar por “CPF Digital” na lojinha do seu celular, também vai conseguir encontrar o app.
  2. Após baixar, você terá que informar seu CPF e sua data de nascimento.  
  3. Clique em “consulta CPF” e depois no botão “Gerar CPF Digital” 
  4. Ao clicar nesta opção, você terá que preencher informações como nome da mãe, título de eleitor e-título e recibo da declaração de imposto de renda. Clique em “confirmar” 
  5. Pronto: agora é só salvar o arquivo em PDF do seu e-CPF gratuito e levar para onde você quiser através do seu celular! 

Você ainda não tem o número CPF? Quer saber como tirar CPF online na 1ª via do documento e entender como emitir? Então você terá que seguir outros passos: 

  1. Primeiro entre no site da Receita Federal 
  2. Acesse a página “Inscrição CPF Internet” e complete o formulário com seus dados como nome completo, nascimento, CEP, etc.
  3. Depois de preencher tudo com cuidado, clique em “enviar” e anote o número de protocolo que o site vai te mostrar
  4. Para finalizar o processo, será necessário ir presencialmente em uma unidade da Receita Federal  

Documentos necessários para emitir CPF Digital 

Se você já tem o seu documento e agora quer emitir a versão CPF Digital para ter no seu celular, você precisará ter alguns documentos, como o próprio CPF e o título de eleitor, afinal, estas numerações são solicitadas na hora de emitir o documento online. Também se lembre de ter o recibo da entrega da declaração do imposto de renda. 

Mas se você quer tirar a 1ª ou 2 via CPF online, será necessário apresentar os seguintes documentos:  

  1. Documento com foto, como RG 
  2. Título de eleitor (para pessoas entre 18 e 70 anos) 

Se você é menor de 16 anos, ou tem entre 16 ou 17 anos, ou é representante legal de outra pessoa, então outros documentos deverão ser apresentados, além destes citados acima. Confira a lista completa no site do Governo.  

Como tirar segunda via do CPF Digital 

Caso você tenha perdido ou precise de uma segunda via do seu documento, veja o que fazer:  

1 – CPF Digital APP 

O aplicativo “CPF Digital” existiu em 2020, entretanto, ele foi descontinuado. Agora você poderá acessar e emitir o seu CPF Digital através do aplicativo Pessoa Física. 

Lembre-se que para emitir o CPF Digital, será necessário já ter a 1ª via do documento.  

2 – CPF Digital na Receita Federal 

Se você quer ter uma versão do seu documento em formato físico, é possível tirar um comprovante de inscrição como 2ª via do CPF diretamente no site da Receita Federal. Este documento você poderá imprimir e ter com você caso precise, ou então salvar do seu celular como CPF Digital.  

Para emitir, basta acessar a página “Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF”.  

Nesta página você terá que digitar seu número de CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor. Por fim, clique em “enviar” e salve o seu CPF Digital em versão simplificada.  

3 – Portal e-CAC  

Para emitir o CPF Digital pelo Portal e-CAC, você precisará ter feito sua declaração do imposto de renda em um dos últimos anos, ok?  

Se você entregou tudo certinho, então é só seguir os passos:  

  1. Clique aqui e entre no site CAV da Receita Federal
  2. Faça login com sua conta gov.br.  
  3. Depois de fazer login, clique em “cadastros” e  
  4. Por fim, clique em “comprovante de inscrição no CPF” e depois no botão de imprimir 

Sistema de inscrição de CPF da Receita Federal não funciona 

Entrou nos sites e aplicativos que comentamos, mas só ficou carregando eternamente? Deu algum erro na hora de emitir seu CPF Digital? Não se preocupe, pois é comum o site cair ou ter um problema técnico, e por isso não funcionar a emissão do CPF online e digital. 

Se isso acontecer e você estiver om urgência para emitir o documento, então o melhor caminho será ir presencialmente em uma unidade conveniada com a Receita Federal, como por exemplo os Correios, Banco do Brasil Caixa Econômica Federal ou ainda um Cartório de Registo Civil de Pessoas naturais.  

E nossa dica final é: emita seu CPF digital e sempre monitore a situação do seu nome

Como podemos ver, o CPF Digital é uma evolução importante no processo de identificação dos brasileiros, afinal, ele veio para simplificar os processos e também garantir melhor acesso aos documentos da população. 

Com ele, é possível ter mais praticidade e segurança e também se prevenir em situações de emergência, caso precise do seu documento físico e não esteja com ele em mãos.  

Não deixe de emitir o seu CPF Digital de forma gratuita nos portais do Governo e aproveitar todos os benefícios que essa versão eletrônica oferece ?  

Ah, e se você já garantiu seu CPF digital, e agora quer ir além e monitorar seu CPF por completo e conferir se existem pendências e até dívidas que deixam seu nome sujo, então é só consultar o CPF online e gratuitamente aqui na Acordo Certo!

Por aqui você confere possíveis dívidas e ainda recebe oportunidades de negociação. Aproveite, é de graça! 

FAQ: Perguntas frequentes

Como obter o CPF Digital? 

Você pode obter gratuitamente o seu CPF Digital através do aplicativo Pessoa Física, ou então pelo site da Receita Federal ou no portal e-CAC. 

Tem como baixar o CPF Digital? 

Sim, é possível baixar CPF Digital de forma prática e rápida e 100% pela internet, através do aplicativo Pessoa Física ou então no site da Receita Federal. 

Tem como ver o CPF pela Internet? 

Sim: você pode fazer CPF online e consultar através do aplicativo Pessoa Física e também salvar um arquivo digital do seu documento. 

Como fazer o CPF Digital no Celular? 

Para fazer o CPF Digital no celular, você deve baixar o aplicativo oficial do Governo “Pessoa Física”. Após o download, complete seus dados no app como nome, data de nascimento, título de eleitor, nome da mãe e recibo de declaração do imposto de renda, e depois emita o seu documento digital.  

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?