Entenda o que é e a importância da pontuação score! Conheça quais comportamentos impactam sua nota e a fazem cair ou aumentar e como consultar a pontuação.

Entenda o que é e a importância da pontuação score

Boas vindas ao guia completo sobre a Pontuação Score! 

Hoje vamos explorar o que é a Pontuação Score, como ela funciona, os benefícios de ter uma pontuação alta e como você pode aumentar a sua. Se você já ouviu falar sobre o score de crédito, mas não tem certeza do que ele significa ou como ele pode afetar sua vida financeira, este guia é para você.  

Vamos começar? 

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo ?

Pontuação Score: entenda o que é 

Entenda o que é pontuação score em poucas palavras: nada mais é do que uma ferramenta com várias notas, que mostra o histórico e comportamento financeiro dos brasileiros, e é muito usado por instituições financeiras para aprovar ou não linhas de crédito para os consumidores que precisam de cartões, empréstimo, financiamento, adiantamentos, etc.  

É essa pontuação que vai mostrar para os bancos e para outras instituições se você oferece risco de inadimplência, ou seja, é a nota que vai determinar a sua capacidade de honrar compromissos financeiros.  

Por exemplo: se a sua pontuação score está baixa, as instituições financeiras vão entender que você não vai cumprir com os pagamentos de uma nova parcela, e por isso vai dificultar a contratação e aprovação de novos créditos para seu perfil. 

Entretanto, quanto maior for a sua pontuação score, melhor será a sua reputação e mais oportunidades de créditos você receberá.  

Agora confira quais são as faixas da pontuação score:  

  1. Score positivo e bom: as pontuações score entre 700 e 1.000 são consideradas excelentes e ideais. Com essas notas da faixa verde fica mais fácil obter créditos com condições favoráveis
  2. Score médio e regular: as pontuações score entre 550 e 699 estão na faixa amarela e são consideradas regulares. Nesse caso, é possível obter crédito, mas a aprovação pode ser um pouco mais desafiadora e as condições podem ser menos atrativas
  3. Score baixo e ruim: as pontuações entre 0 e 549 são as mais baixas e representam um obstáculo para a aprovação de créditos. Embora existam opções de empréstimos para score baixo e cartão para negativado, os juros tendem a ser mais altos em comparação com aqueles oferecidos a quem possui um score alto ou médio. 

Como ver a sua Pontuação Score 

Descubra como ver pontuação do score no site da Acordo Certo ou da Boa Vista: 

  1. Passo 1: Acesse um dos sites mencionados
  2. Passo 2: Digite seu CPF, complete o cadastro com os dados pedidos e crie uma senha
  3. Passo 3: Para terminar, é só ver sua nota na tela do celular ou computador 

Agora veja os passos mais detalhados para consultar sua pontuação score gratuitamente em um dos sites:  

3.1 Pontuação Score Boa Vista 

Confira sua pontuação score no site da Boa Vista seguindo estes 4 passos: 

  1. Acesse o site do Consumidor Positivo Boa Vista
  2. Digite seu CPF na página inicial e clique em “Consultar grátis”
  3. Faça login se já possuir uma conta, ou siga as instruções para criar uma
  4. Após confirmar o cadastro e acessar sua conta, seu score Boa Vista será exibido na página principal, junto com informações sobre contas, pagamentos, Cadastro Positivo Boa Vista e outros benefícios personalizados para você 

Através do site da Boa Vista, você pode se cadastrar e ter acesso à sua pontuação score, além de outras informações relevantes sobre o seu histórico de crédito. É uma ferramenta bastante útil para quem deseja ter controle sobre sua situação financeira. 

3.2 Pontuação Score Acordo Certo 

A Acordo Certo oferece a oportunidade de consultar gratuitamente sua pontuação score e muitos outros serviços. Veja como fazer:  

  1. Acesse nosso site e insira seu CPF
  2. Complete o cadastro. Em apenas 1 minuto, finalize o processo e crie uma senha de 6 números
  3. Pronto! Agora você pode ver qual é a pontuação score do CPF no final da página

Além de consultar sua nota e ficar por dentro do seu histórico financeiro, aqui na Acordo Certo você também descobre se existem pendências financeiras, se tem dívidas negativadas sujando seu nome, ofertas de negociação destas dívidas, e ainda consegue monitorar de graça seu CPF, evitando assim vários tipos de golpes e fraudes. Você não vai perder a oportunidade de consultar né?  

Benefícios de ter uma Pontuação Score Alta 

Quando uma pessoa tem pontuação score alta e positiva, as instituições financeiras entendem que o risco de inadimplência é bem menor e que a pessoa conseguirá honrar com seus pagamentos. Sendo assim, os bancos liberam melhores ofertas de crédito, com juros reduzidos e condições de pagamentos mais flexíveis e vantajosas. 

Veja mais benefícios em ter o score alto: 

4.1 Facilidade de conseguir crédito 

Com uma pontuação score alta, você tem mais facilidade para conseguir qualquer tipo de crédito com os bancos. Isso significa que você terá acesso a taxas de juros mais baixas, limites de crédito maiores e condições mais favoráveis na hora de negociar. 

4.2 Financiamento 

Se o seu objetivo é fazer comprar um carro ou imóvel, então você já teve estar querendo saber qual score é bom para financiamento, certo?  

Com uma pontuação score boa (acima de 700), você terá mais chances de obter a aprovação do financiamento e poderá aproveitar as melhores condições oferecidas pelo mercado, como escolher a quantidade de parcelas da sua preferência, reduzir taxas de juros, ter mais flexibilidade na hora de negociar valores, etc.  

4.3 Empréstimos 

Uma pontuação score alta também pode facilitar a obtenção de empréstimos. Seja para investir em um negócio com um empréstimo para MEI, realizar um sonho com um empréstimo pessoal ou quitar dívidas, ter um bom score aumenta suas chances de conseguir empréstimos com taxas de juros mais atrativas e prazos mais flexíveis. 

Impactos da Pontuação Score Baixa 

Por outro lado, ter uma pontuação score baixa pode trazer alguns desafios e até atrapalhar o alcance de grandes sonhos e objetivos. Confira: 

  1. Queda na reputação como bom pagador
  2. Dificuldade em obter aprovação em empréstimos
  3. Dificuldade em obter aprovação para novos cartões de crédito e conseguir aumento de limite
  4. Fica muito mais difícil de contratar um financiamento 
  5. As taxas de juros serão mais altas na hora de negociar ou contratar créditos 

Uma pontuação baixa mostra aos bancos que você possui comportamentos negativos no seu histórico de crédito, o que pode resultar em dificuldades para conseguir crédito, limites de crédito menores e taxas de juros mais altas. 

O que compõe a sua pontuação score 

Cada birô de crédito (como Boa Vista ou SPC) usa sua própria metodologia e define o peso de cada comportamento financeiro que você tem. Isso significa que cada atividade pode ter um impacto maior em seu score do que outras, o que consequentemente tira ou adiciona pontos da sua nota.  

Entretanto, mesmo com a variação entre as empresas e suas análises de crédito, ainda podemos observar alguns comportamentos em comum que influenciam a pontuação score.  

Vamos dar uma olhada em alguns deles: 

6.1 Compromisso com crédito 

A forma como você lida com suas obrigações financeiras e o tempo usando determinados créditos são aspectos que ajudam a compor sua pontuação score e podem impactar positiva ou negativamente sua nota.  

Por exemplo: ao usar o mesmo cartão de crédito por anos e pagar as faturas sempre antes do vencimento, os bancos vão entender que você tem compromisso com crédito e respeita suas obrigações financeiras, logo, seu score de crédito pode melhorar.  

6.2 Consultas ao seu CPF para pedir análise de crédito 

Você pode consultar seu CPF gratuitamente quantas vezes você quiser para conferir possíveis dívidas ou saber sua pontuação score, pois esse comportamento não influencia sua nota. Entretanto, sabe quando você precisa muito de um crédito extra e fica pedindo para vários bancos diferentes aumentarem seu limite, ou então aprovarem um novo empréstimo pessoal? Pois é, essa ação impacta sua nota e ajuda a formar a sua pontuação score.   

Se você ficar pedindo para os bancos analisarem seu perfil financeiro muitas vezes seguidas, eles entenderão que existe uma urgência e por isso você não se organizou financeiramente para pedir este novo crédito, logo, esse comportamento pode gerar inadimplência no futuro. É por isso que sua nota score pode cair.  

6.3 Evolução financeira 

Seu histórico e evolução financeira também são elementos que formam a pontuação score, e podem impactar sua nota também.  

Veja algumas ações que mostram que você evoluiu positivamente na organização das suas finanças:  

  1. Negociar e quitar dívidas: mesmo tendo um histórico negativo de dívidas, o score vai entender e considerar que você evoluiu financeiramente se conseguir negociar dívidas online e pagar estas pendências
  2. Quitar um empréstimo: a mesma coisa para qualquer tipo de empréstimo ou financiamento! Tudo bem contratar estes créditos em momentos mais difíceis, o importante é conseguir quitá-los e mostrar para o score que você está mantendo sua vida financeira só com comportamentos positivos
  3. Manter cadastros atualizados: sabe quando você vai pedir conta ou crédito em um banco, e ele te pergunta qual é a sua renda mensal? Pois bem, essa informação também pode mostrar que você está involuindo financeiramente! Lembre-se sempre de entrar novamente nestes cadastros e atualizar sua renda, principalmente quando você tem aumento de salário, troca de emprego, consegue novos clientes para prestar serviços, etc.
  4. Ativar o Cadastro Positivo Boa Vista: a pontuação score também entende e te recompensa quando você ativa seu Cadastro Positivo e permite que suas ações positivas sejam registradas. Este cadastro serve justamente para armazenar informações da sua evolução financeira! Legal né? 

6.4 Dívidas e pendências 

Histórico de dívidas também compõem a pontuação score, entretanto, o pagamento destas pendências também conta e tem um peso muito positivo na sua nota.  

Por isso que é fundamental resolver essas questões o mais rápido possível, negociando aqui na Acordo Certo e buscando quitar suas dívidas. 

3 dicas para aumentar sua Pontuação Score 

Se você deseja aumentar sua pontuação score e melhorar seus comportamentos financeiros, aqui estão três dicas valiosas: 

7.1 Pague suas contas em dia 

O cumprimento dos prazos de pagamento é crucial para manter uma boa pontuação score. Não se esqueça de pagar suas contas em dia ou com antecedência, seja boletos, parcelas de financiamentos ou faturas de cartões de crédito. Isso demonstra responsabilidade e confiabilidade financeira. 

Você sempre se esquece de pagar? Então anota mais algumas dicas para manter suas contas em dia:  

  1. Use o débito automático 
  2. Coloque alertas no seu celular 
  3. Escreva bilhetes e cole na sua geladeira  
  4. Deixe as contas em lugares visíveis  

7.2 Negocie suas dívidas e fique com o nome limpo 

Se você possui dívidas em atraso, não tem como fugir: o melhor caminho é fazer uma negociação. Quanto mais rápido você resolver suas pendências, mais rápido sua pontuação score poderá melhorar. Manter o nome limpo é essencial para ter uma pontuação alta e um score positivo.  

Não sabe se tem dívidas no seu CPF? Você pode consultar o CPF grátis e ver se tem alguma pendência financeiras com as empresas parceiras da Acordo Certo! Aqui você consegue fazer um acordo de dívida que cabe no seu bolso e aproveitar descontos exclusivos. 

7.3 Faça seu Cadastro Positivo 

O Cadastro Positivo é uma ferramenta que registra o seu histórico de pagamentos de forma positiva, levando em consideração também as contas que você paga em dia.  

Ao ativar o Cadastro Positivo, você poderá mostrar às instituições financeiras que é um bom pagador e isso pode influenciar positivamente na sua pontuação score. 

E então, após ativar, mantenha-o atualizado sempre. Para isso, é só consultar Cadastro Positivo e conferir suas informações cadastrais. Você pode consultar gratuitamente no site Consumidor Positivo Boa Vista.

E para finalizar: fuja de mentiras que dizem que vão aumentar sua pontuação score  

Tem muita gente mal-intencionada por aí nesse mundão, principalmente na internet, por isso fique de olho: reunimos os principais mitos e verdades sobre o aumento da pontuação score. Essa lista vai te ajudar a fugir de fraudes e golpes:  

  1. Não é possível aumentar o score em 30 dias
  2. Não é possível aumentar o score em apenas 24 horas
  3. Não é possível aumentar sua pontuação apenas com o “Score Turbo
  4. O Cadastro Positivo contribui para aumentar seu score
  5. O PIX não tem impacto na sua pontuação score, ou seja, não a aumenta nem a diminui
  6. Não existe um aplicativo que possa aumentar seu score
  7. Enviar um PIX para outra pessoa ou empresa com o objetivo de aumentar seu score NÃO funciona (e pode ser uma fraude). 

Agora que você entendeu o significado e a importância da pontuação score, é hora de aplicar esses conhecimentos na sua vida financeira e colher os frutos de uma boa nota. Mantenha seus dados sempre atualizados, tome decisões conscientes e aproveite as vantagens que uma pontuação score alta pode oferecer. Seu bem-estar e saúde financeira agradecem! 

FAQ: Perguntas frequentes

Qual é a pontuação boa do score?

Uma pontuação boa do score pode variar de acordo com a empresa de análise de crédito, mas geralmente uma pontuação acima de 700 é considerada boa.

Qual a pontuação do score para conseguir um cartão de crédito?

A pontuação do score necessária para conseguir um cartão de crédito varia entre as instituições financeiras. De toda forma, uma pontuação acima de 700 pode aumentar suas chances de obter um cartão de crédito, mas cada instituição tem seus próprios critérios de aprovação.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?