Veja 6 fatores considerados no cálculo da tabela de score para financiamento e veja qual é pontuação ideal para conseguir aprovação de crédito.

Tabela de Score para Financiamento: Saiba a pontuação score para financiar veículos e imóveis

Quando você decide fazer um financiamento, seja para comprar um veículo, uma moto ou mesmo um imóvel, é comum que os bancos avaliem a sua capacidade de pagamento e risco de inadimplência. E uma das ferramentas utilizadas nesse processo é a pontuação de crédito, conhecida como Score.  

Neste artigo, vamos explorar o que é a tabela de Score para financiamento e como ela pode influenciar nas suas chances de aprovação. 

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo 🔊

O que é a Pontuação Score?

O Score de crédito, que varia de 0 a 1000, é uma pontuação fundamental que revela a probabilidade de um consumidor honrar seus compromissos financeiros. Quanto maior for essa pontuação, maiores serão as chances de obter crédito com sucesso. 

Como o score do seu CPF pode influenciar no financiamento

O score do CPF é uma das informações mais relevantes para os bancos avaliarem se vão aprovar um financiamento ou não, logo, sua pontuação score influencia diretamente nesta resposta das instituições financeiras. 

Um score alto aumenta suas chances de aprovação e pode resultar em condições de crédito melhores, como juros mais baixos, prazos de pagamento mais flexíveis e mais parcelas, etc. Por outro lado, um score baixo pode dificultar a aprovação do financiamento ou resultar em condições ruins, como juros altos.

Benefícios do score alto para financiamento 

Ter um score alto faz toda a diferença na hora de buscar um financiamento. Além de aumentar suas chances de aprovação, um score positivo e acima dos 700 pontos pode proporcionar uma grande economia, afinal, os bancos te oferecem taxas de juros menores, prazos de pagamento maiores e até mesmo limites de crédito mais altos.  

Veja também: Como Consultar IPTU pelo CPF

Tabela de Score para Financiamento

A tabela de Score para financiamento é uma referência que indica os diferentes níveis de pontuação e como eles são interpretados pelas instituições financeiras. Embora não exista uma tabela universal, cada instituição pode estabelecer seus próprios critérios. Geralmente, uma pontuação acima de 700 é considerada boa e aumenta consideravelmente suas chances de aprovação. 

PONTUAÇÃO SCORE É DETALHES 
0 a 549 pontos   Score baixo Você é considerado um consumidor com históricos de inadimplência, e por isso tem a tendência de seguir neste comportamento. Por isso fica quase impossível de conseguir um financiamento. 
de 550 a 624 pontos  Score médio Apresenta risco moderado de inadimplência. A chance de se obter financiamento pode ser um pouco maior, porém você ainda está em observação. 
De 625 a 699 pontos Score bom   Com esta pontuação você já é considerado um bom pagador e começa a ficar mais fácil obter aprovação de financiamento com boas condições. 
De 700 a 799 pontos  Score alto e muito bom Nesta faixa de pontos você já tem oferta de financiamento mais interessantes, como juros mais reduzidos. Esta é uma pontuação boa para conseguir financiamento da casa própria.   
De 800 a 1.000 pontos Score excelente Esta é a melhor faixa de pontuação! Com ela você tem ilimitadas ofertas e opções de crédito e financiamentos. 

Qual score é bom para financiamento?

Embora as regras possam variar entre as instituições financeiras, em geral, ter um score acima de 625 é considerado score bom para financiamento e tem maiores chances de aprovação.  

É importante lembrar que quanto mais alta for a sua pontuação no score, mais fácil e rápido será obter a aprovação. Entretanto, ao solicitar um valor mais alto para financiar, a análise de crédito do seu perfil será mais detalhada e criteriosa, podendo exigir uma nota score mais alta também.  

Quanto precisa de score para financiar um veículo 

Embora não seja uma regra fixa para todas as instituições financeiras Órgãos de Proteção ao Crédito, em geral, ter uma pontuação de pelo menos 625 ou então acima de 700 no score facilita a aprovação de um financiamento para um carro. Isso ocorre porque estas faixas de pontuação são consideradas boas.  

Ah, e vale lembrar que o score não é o único critério considerado pelos bancos. Outros fatores, como sua renda, histórico de emprego e relação com o próprio banco também podem influenciar na decisão final. 

Quanto de score precisa para financiar uma moto

Assim como no financiamento de veículos, o score necessário para financiar uma moto pode variar entre aos bancos, mas normalmente uma pontuação boa e acima dos 625 pode ser considerado adequada para aumentar suas chances de aprovação no crédito para comprar uma moto. 

Quanto de score precisa para financiar um imóvel?

E afinal, qual score para financiar um imóvel? 

Para realizar o sonho de adquirir um imóvel e sair do aluguel e do processo de reajuste de aluguel, é recomendado ter uma pontuação score acima de 700, que é considerada muito boa. Pontuações acima de 625 já são consideradas boas, pois demonstram que o consumidor apresenta baixo risco de inadimplência.  

De toda forma, para entender qual score para financiar um apartamento ou casa é bom, reforçamos que os valores costumam ser bem altos se comparados com os créditos para comprar carros e motos, então será melhor garantir uma pontuação ainda mais alta para ter a aprovação mais tranquila. 

Como consultar meu score para financiamento?

Consulte o CPF gratuitamente e online no site da Acordo Certo, cadastre uma senha de 6 números e faça login. Prontinho: na tela inicial, você vai conseguir ver sua pontuação e descobrir se ela é suficiente e boa para receber a aprovação de um financiamento. 

Fatores considerados no cálculo da tabela de score para financiamento?

1 – Histórico de pagamentos  

Este é um dos fatores mais importantes para o cálculo do score. Pagar as contas em dia e evitar atrasos ou inadimplências é fundamental para manter uma pontuação alta no score e para garantir aprovação em um financiamento. 

2 – Dívidas em aberto 

Ter dívidas em aberto ou pendências financeiras são atitudes que impactam negativamente o seu score e podem alterar sua posição na tabela de score para financiamento. Por isso é essencial regularizar suas pendências e manter um bom controle financeiro. 

Ah, e lembre-se que seu histórico e progresso financeiro têm um impacto significativo na sua pontuação score também. Mesmo que você tenha enfrentado dívidas no passado, negociar e pagar essas pendências online é considerado uma evolução financeira e essa ação será levada em consideração pelo score. 

3 – Tempo de crédito 

O tempo de crédito é sobre seu histórico como consumidor, principalmente pensando no período usando um determinado crédito ou um produto de banco, ou o tempo em que você mantém seu score alto.  

Quanto mais tempo você tiver um bom histórico de crédito, maior será a confiabilidade em sua pontuação. Por isso que é recomendado manter contas ativas por um longo período, demonstrando responsabilidade e consistência no pagamento. 

4 – Tipos de crédito utilizados 

Além do tempo, a variedade de tipos de crédito utilizados também pode impactar o cálculo e tabela de score para financiamento, além do seu comprometimento em quitar estes créditos usados.  

Ter uma combinação saudável de diferentes tipos de crédito, como empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, mostra que você é capaz de gerenciar diversas modalidades de crédito de forma responsável. Mas lembre-se que não adianta ter esta variação e não conseguir pagar tudo, ou então pagar sempre atrasado, pois este comportamento vai impactar negativamente no cálculo do seu score do CPF. 

5 – Consultas ao crédito 

Sempre que você pede um novo crédito ou um aumento de limite, o banco precisa fazer a análise de crédito do seu perfil e então conferir todo seu histórico também. É normal pedir crédito e solicitar análise ao banco, entretanto, o problema começa quando você faz isso várias vezes em um único dia, na semana ou no mês.  

Esse comportamento mostra que você está precisando de dinheiro rapidamente e está passando por alguma instabilidade financeira, logo, é muito provável que está sendo impulsivo e que não fez um planejamento para conseguir quitar este novo crédito, o que pode gerar grande dificuldade de pagar as parcelas do financiamento ou empréstimo. 

Por isso, evite ficar pedindo repetidamente crédito ao banco. Se foi negado uma vez, espere um tempo antes de pedir novamente.  

6 – Idade  

A idade também pode ser um fator considerado no cálculo da tabela score. Pessoas mais jovens, com pouco histórico de crédito e poucas movimentações bancárias podem ter pontuações mais baixas inicialmente.  

Entretanto, conforme o tempo passa e estes jovens se estabelecem como pagadores responsáveis, quitando suas faturas e boletos em dia, suas pontuações de crédito tendem a melhorar. 

Dicas para aumentar seu Score 

Agora que você entende entendeu mais sobre como é feito o cálculo e o que pode impactar a tabela de score para financiamento, aqui estão algumas dicas para te ajudar a melhorar sua nota para enfim conquistar a aprovação de crédito.  

Nome sujo? Negocie suas dívidas 

Se você estiver com dívidas em atraso, você pode quitá-las com desconto ao negociar aqui na Acordo Certo! Aqui você faz o acordo de dívida de forma 100% online e não recebe ligações chatas de cobranças. 

Ao resolver suas pendências financeiras, você demonstra comprometimento e isso terá um impacto positivo no seu score. 

Pague suas contas em dia 

Esqueça essa história de “depois em pago” ou “quando chegar no dia do vencimento eu vou lembrar de pagar”. Nosso dia a dia é muito corrido e isso nos faz esquecer de pagar as contas dentro do prazo. 

Por isso, se você tem dificuldade de lembrar das datas de pagamento, coloque lembretes no seu celular ou cadastre seus boletos no débito automático no seu banco, pois assim você vai ter a garantia de estar pagando suas contas em dia e manter uma boa nota na tabela de score para financiamento.  

Crie um Cadastro Positivo 

O Cadastro Positivo Boa Vista é um banco de dados que registra as suas ações financeiras positivas. Ao contrário do Score, que acompanha atrasos e dívidas em aberto, o Cadastro Positivo registra apenas os seus bons hábitos de consumo. Isso inclui o pagamento pontual das faturas do cartão de crédito, a quitação antecipada de contas, a negociação de dívidas online, entre outros. As informações registradas por lá tem uma grande relevância no cálculo da sua pontuação score de crédito, podendo impactar até 50% da sua nota final.

Ah, e depois de ativar seu Cadastro Positivo, mantenha-o atualizado sempre. Para isso, é só consultar Cadastro Positivo e conferir suas informações cadastrais. Você pode ativar gratuitamente e consultar no site Consumidor Positivo Boa Vista.

E para concluir, aqui vai nossa dica bônus: Monitore seu CPF grátis na Acordo Certo 

Para finalizar, queremos reforçar que cuidar do seu score de crédito é um processo contínuo. Manter uma boa saúde financeira, pagar suas contas em dia, negociar dívidas pendentes e utilizar o crédito de forma responsável são práticas importantes para melhorar sua nota e ganhar uma boa posição na tabela score para financiamento. Esses comportamentos com certeza vão aumentar suas chances de aprovação em futuros créditos ?  

E para acompanhar de perto a sua evolução financeira e o crescimento do seu score, vamos deixar nossa última dica, que é fazer o monitoramento de CPF gratuito da Acordo Certo. 

Essa ferramenta te ajuda a acompanhar as variações da sua nota, como quando você ganha ou perde pontos no score, também mostra quem consultou seu CPF e muito mais. 

Aproveite para monitorar gratuitamente agora mesmo e garanta que sua pontuação vai estar boa e que você estará bem posicionado na tabela de score para financiamento! 

FAQ: Perguntas frequentes

Qual o score para financiamento na Caixa? 

Os critérios de pontuação para financiamento na Caixa Econômica Federal podem variar de acordo com o tipo de financiamento, mas geralmente ter um score acima de 700 é considerado favorável para aumentar suas chances de aprovação.  

Quais bancos consultam o Boa Vista para Financiamento? 

Se o seu score no site Consumidor Positivo Boa Vista é muito bom e você está buscando um empréstimo, é recomendável escolher bancos que consultam essa agência de crédito. Isso aumentará suas chances de aprovação para o valor desejado. Muitos bancos possuem parceria com a Boa Vista e utilizam o score dessa agência como referência. Alguns dos principais são: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Trigg, Nubank, Neon, Caixa Econômica Federal, Agibank, etc.

Tem como fazer financiamento com score baixo?

Sim, é possível, mas conseguir a aprovação não é um processo fácil. Quando o Score é baixo, as chances de aprovação do financiamento são reduzidas. Mesmo que seja aprovado, a instituição financeira pode solicitar documentos adicionais para comprovação de renda. 

Como saber se meu nome aprova financiamento? 

Para saber se seu nome aprova um financiamento, é recomendado fazer uma consulta do seu CPF aqui na Acordo Certo. Desta forma você confere sua pontuação de crédito e vê se ela está alta o suficiente para a aprovação. Além disso, lembre-se que o banco vai analisar outros elementos, como sua renda, histórico de emprego e relação dívida/renda.  

O que impede financiamento de veículos? 

Vários fatores podem impedir a aprovação de um financiamento de veículos, como ter score de crédito baixo, renda insuficiente para cobrir as parcelas do financiamento, histórico de crédito negativo com atrasos ou inadimplências, alta relação entre dívida e renda, restrições legais ou pendências judiciais, e condições específicas do veículo, como idade, valor e documentação irregular. 

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?