Paguei minha dívida e meu nome continua sujo: como agir? Saiba o que fazer para limpar seu nome definitivamente.

Paguei minha dívida e meu nome continua sujo.: Saiba o que Fazer

Quem já enfrentou o desafio de ter o CPF negativado e fazer um acordo para quitar dívidas consegue entender perfeitamente a sensação de alívio ao se livrar do peso financeiro dessas pendências, não é mesmo? 

Mas como nem tudo são flores, às vezes acontecem problemas neste caminho, como quando você paga a dívida e mesmo assim o seu nome segue sujo. 

E é nessas horas que a gente se pergunta: “E agora? O que irá acontecer? Porque eu paguei minha dívida e meu nome continua sujo?” O que devo fazer para finalmente limpar meu nome?”

Este artigo vai te ajudar a responder todas estas perguntas e vai te mostrar o caminho para conquistar a tranquilidade financeira e o nome limpo. Siga a leitura que em apenas 5 minutos você resolve este problema.

Paguei minha dívida e meu nome continua sujo: o que fazer

Quitar uma dívida é um alívio, mas o pesadelo parece que volta quando seu nome permanece negativado. Nada pior do que pagar uma pendência, consultar o CPF novamente e perceber que seu nome segue sujo. 

Então continue lendo para ver o que você pode fazer nessa situação: 

1 – Caso tenha parcelado, confira se todas as parcelas foram pagas

Aqui na Acordo Certo oferecemos a opção dos nossos consumidores pagarem suas dívidas de forma parcelada. Então, se você optou por pagar a pendência em parcelas, é bom verificar se todas elas foram quitadas e também quais são as regras da empresa credora. 

Às vezes, basta esquecer o pagamento da última parcela para gerar o nome sujo e a permanência do seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e Boa Vista. 

Ah, mas por que conferir as regras e políticas da empresa credora? 

Cada empresa credora tem suas próprias regras para negociações. Algumas delas têm a regra de tirar seu nome da negativação quando você paga a primeira parcela na negociação, mas outras optam por esperar que você quite todas as parcelas. Por isso é importante ler todos os detalhes da sua renegociação. 

Veja o que diz o artigo 73 do Código de Defesa do Consumidor:

“Pago integralmente o débito, o credor é responsável pela retirada da restrição dos Órgãos de Proteção ao Crédito.”

A exclusão do registro de inadimplência em seu CPF pode ocorrer em até 5 dias úteis após o pagamento da primeira parcela ou da quitação total do débito, a depender da política de negociação da empresa credora, ok? 

2 – Junte os comprovantes de pagamento

Se você já terminou de pagar a dívida, reúna todos os comprovantes de pagamento, incluindo recibos, extratos bancários e recibos de transações online. 

Essa documentação será a prova de que você já pagou a dívida e precisa voltar a ter o nome limpo. É com estes comprovantes que você conseguirá conversar com a empresa credora e dizer “paguei minha dívida e meu nome continua sujo, me ajudem”. 

Vale lembrar que quem tira o seu nome da “sujeira” é a empresa credora. 

Por exemplo: Maria tem uma dívida com a Renner, e depois de alguns meses sendo cobrada pela empresa credora Renner, ela resolve negociar a pendência. Maria pode negociar diretamente com a Renner, ou contar com a ajuda da Acordo Certo. Ela escolheu negociar aqui na Acordo Certo, pois queria fazer tudo online e de forma mais fácil, sem ter que ir até uma loja da Renner. 

De toda forma, independente do local onde a Maria negociou a dívida, o responsável por tirar o nome da Maria da negativação é a empresa credora, ou seja, neste caso é a Renner. A Acordo Certo é apenas uma intermediadora e facilitadora da negociação, ok?

3 – Acione a empresa credora

Ao perceber que sua dívida foi quitada, mas seu nome ainda está negativado, entre em contato imediatamente com a empresa credora. Explique a situação e forneça os comprovantes de pagamento, conforme explicamos antes. 

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa tem até 5 dias úteis para retirar seu nome dos cadastros de inadimplência, ok? Então, ao conversar com a empresa credora, anote o número de protocolo de atendimento e aguarde os 5 dias. 

Lembrando que você pode entrar em contato com a empresa credora de diversas formas, como telefone, chat online, WhatsApp, e-mail, redes sociais, Reclame Aqui, etc. Atualmente as empresas oferecem os mais diversos canais para facilitar seu contato. 

4 – Confira também se tem outras dívidas no seu nome

“Paguei minha dívida e meu nome continua sujo” Mas afinal, qual dívida você quitou? E se você tiver mais de uma dívida negativada?

Isso pode acontecer da seguinte forma: pode ser que uma empresa negative seu nome no Serasa, e outra empresa credora negative seu nome na Boa Vista. 

E se você deve tiver se perguntando também quantas vezes o nome pode ser negativado pela mesma dívida, a resposta é que somente uma vez. É contra a lei negativar duas vezes a mesma dívida ok? Se isso acontecer, pode acreditar que foi um erro da empresa credora. 

Por isso é importante fazer monitoramento de CPF e consultar com frequência para entender quais dívidas estão registradas no seu nome, e quais delas estão negativadas. Aqui na Acordo Certo nós mostramos tudo isso pra você de forma gratuita e online, deixando marcada aquela dívida que está deixando seu nome sujo.

Quanto tempo pro nome sair da inadimplência depois de quitar dívida?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa credora precisa tirar o seu nome da negativação em até 5 dias úteis após a efetivação do pagamento da dívida. 

Se você está pensando: “porque demora tanto se eu paguei na hora?” aqui vai um esclarecimento:

Este prazo é estipulado para que dê tempo dos bancos confirmarem o seu pagamento, avisarem as empresas credoras e as plataformas de negociação (como a Acordo Certo) que você já quitou a dívida, e também atualizarem seu cadastro e o status do seu nome e CPF. 

Ou seja, o fluxo fica mais ou menos assim:

  1. Você quita a dívida
  2. O banco recebe o pagamento e dá baixa internamente
  3. O banco avisa a empresa credora que você pagou
  4. A empresa credora avisa as empresas parceiras de negociação de dívidas como a Acordo Certo que você pagou
  5. A Acordo Certo atualiza o status da sua dívida no nosso site 

Dicas importantes para limpar o nome sujo

Consulte seu CPF grátis e veja se tem dívidas 

A Acordo Certo é uma empresa de renegociação de dívidas online, e permite que você quite  suas dívidas com até 99% de desconto e de forma 100% online.

Para buscar CPF online na Acordo Certo e descobrir se tem dívidas no seu nome é fácil: 

  1. Acesse o site oficial da Acordo Certo;
  2. Digite seu CPF no campo disponível na tela inicial e clique em “buscar minhas dívidas”;
  3. Para maior segurança dos seus dados, é necessário fazer um cadastro rápido informando e-mail, data de nascimento e telefone;
  4. Confira os Termos de Uso e Política de Privacidade, assinale a caixa de aceite e clique em criar conta. 
  5. Após concluir o seu cadastro, o sistema irá fazer uma consulta CPF, verificar se há dívidas vinculadas a ele e te mostrar as ofertas de acordos disponíveis para então iniciar uma negociação. Ou seja, você consegue ver dívidas no CPF!

Faça seu planejamento financeiro de endividado

Iniciar a jornada para sair do endividamento requer muito planejamento financeiro

O primeiro passo é obter informações detalhadas sobre todas as suas dívidas, realizando uma consulta ao CPF para identificar as empresas credoras e os respectivos valores pendentes com elas. 

Em seguida observe o valor total das dívidas, e quanto você precisa separar mensalmente para quitar as dívidas, garantindo que esse compromisso não prejudique suas necessidades básicas. 

Renegocie suas dívidas com desconto!

Agora que você possui um planejamento de suas dívidas e está ciente das taxas de juros de cada uma delas, chegou o momento de buscar a regularização de sua situação financeira e renegociar seus débitos aproveitando descontos. 

Acesse o site de empresas especializadas em renegociação de dívidas, como a Acordo Certo, e avalie as ofertas de negociação disponíveis para quitar suas pendências. 

Priorize o pagamento das dívidas que afetam diretamente os serviços essenciais de sua residência, como conta de luz, água, gás e aluguel. Em seguida, concentre-se nas dívidas negativadas, e por fim naquelas que têm os juros e o custo efetivo total mais caros, como cartões de crédito, empréstimos e financiamentos.

Confira alguns exemplos de empresas nas quais você pode renegociar suas dívidas com o auxílio da Acordo Certo e aproveitar descontos exclusivos:

  1. Como pagar dívida do Mercado Livre?
  2. Como Negociar Dívida Mercado Pago
  3. Renegociação Bradesco
  4. Acordo Itapeva
  5. Renegociação Itaú
  6. Vivo Contas Atrasadas: Aprenda a Negociar

Mercado LivreMercado PagoBradescoIpanemaItapevaItaúNubankNextRiachueloPontoBanco OriginalClaroLojas RennerCieloCarrefourCasas BahiaBV FinanceiraAtacadão

Importante: preste atenção aos pagamentos de boleto

Mantenha disciplina e cumpra integralmente seus compromissos financeiros, sejam eles boletos mensais, as contas do mês ou acordos de dívidas! 

O principal desafio para quem está em situação de inadimplência é o comprometimento. Entender como regularizar o nome, realizar um acordo certo e efetuar o pagamento completo é super importante para preservar seu score de crédito e evitar ficar com nome sujo e voltar para a inadimplência e endividamento.

Nesta etapa, a regra principal é: o combinado não sai caro. Sempre anote as datas de vencimento dos boletos em sua agenda, celular ou em qualquer lugar que você olha todos os dias. Para evitar esquecimento, tente pagar os boletos com pelo menos 1 dia de antecedência.

“Não esquece de pagar o boleto até o vencimento, senão a dívida não vai embora hein?”

Eduardo Feldberg – Primo Pobre

Monitore seu CPF de graça na Acordo Certo

Este é um serviço online que oferecemos para os consumidores entenderem todos os detalhes sobre seu próprio CPF, como históricos e movimentações que estão acontecendo que envolvem o seu nome. 

Ele ajuda a proteger CPF contra fraudes, evitar o uso mal-intencionado da sua identidade, conferir quais são as empresas que estão consultando o seu CPF, acompanhar as movimentações de pontos do seu score de crédito e ainda ler dicas para melhorar o score de crédito

Veja como é fácil monitorar seu CPF: 

  1. Entre no site da Acordo Certo
  2. Digite seu CPF e clique em “consultar CPF grátis”
  3. Crie seu login. Caso já tenha, então coloque a sua senha de 6 números e clique em “Entrar”
  4. Depois de entrar com seu cadastro, clique em “Monitorar o meu CPF”
  5. Pronto! Agora é só ver sua pontuação score, o histórico de movimentações e ainda quem consultou seu CPF nos últimos meses.

Principais dúvidas sobre quitar dívidas

Quando você paga uma dívida o Score aumenta?

Sim! Ao quitar uma dívida, você demonstra responsabilidade financeira e comprometimento em cumprir seus compromissos. Isso reflete diretamente no seu histórico de crédito, influenciando positivamente a percepção dos birôs de crédito em relação à sua responsabilidade como pagador.

Mas afinal, quanto tempo depois de pagar a dívida o score aumenta? Vale lembrar que o aumento no score não é instantâneo, mas acontece ao longo do tempo conforme você mantém um histórico consistente de pagamentos em dia. Cada pagamento pontual contribui para a construção de uma reputação sólida.

Quando consigo um financiamento após quitar minhas dívidas?

O momento exato em que você conseguirá um financiamento após quitar suas dívidas pode variar dependendo de diversos fatores. Um dos principais é o histórico de crédito, representado pelo seu Score. 

À medida que você paga suas dívidas e mantém um comportamento financeiro saudável, o score tende a aumentar, e a sua chance de conseguir aprovação em um financiamento também aumenta. 

Normalmente, os bancos e instituições financeiras consideram o histórico de crédito recente ao avaliar solicitações de financiamento. Então se você manteve um bom histórico após quitar suas dívidas, suas chances de aprovação aumentam.

Quando consigo crédito após pagar minhas dívidas?

O momento em que você conseguirá crédito novamente após pagar suas dívidas está relacionado ao seu histórico de crédito, mais especificamente ao seu score. Essa é uma pontuação que reflete seu comportamento financeiro, e ele é influenciado positivamente quando você mantém suas contas em dia e quita suas dívidas.

Geralmente, instituições financeiras e empresas que concedem crédito utilizam o Score como uma ferramenta de avaliação para determinar o risco de inadimplência. Então, quanto mais alto o score, maiores são as chances de conseguir crédito e em condições mais favoráveis.

E para concluir: o que fazer para ficar sempre com o nome limpo?

Agora que já respondemos a sua principal pergunta sobre “paguei minha dívida e meu nome continua sujo”, aqui vão nossas dicas finais para que você siga com sua vida financeira organizada e mantenha o nome limpo. 

  1. Consulte seu CPF e monitore-o com frequência
  2. Tenha organização e planejamento financeiro familiar e pessoal
  3. Cumpra seus compromissos financeiros e também quite acordos até o fim
  4. Sempre que puder, pague boletos antecipadamente 
  5. Tenha muita atenção aos vencimentos e prazos de pagamento de contas e negociações
  6. Mantenha uma organização dos seus documentos e comprovantes de pagamentos :
  7. Aprenda a lidar com o seu dinheiro e consuma conteúdos de educação financeira como o canal do Youtube da Acordo Certo, nosso Instagram e TikTok, nosso blog, etc.
  8.  Pense no futuro e inicie uma reserva de emergência assim que for possível. Dessa forma você evita imprevistos que podem sujar seu nome novamente 

Lembre-se que a Acordo Certo está sempre aqui para te ajudar nesse caminho de conquista do bem-estar financeiro, ok? 🙂

FAQ: Perguntas frequentes

Paguei a dívida e meu nome continua protestado, o que fazer?

Pode ter uma demora na retirada do protesto após o pagamento devido a processos administrativos ou falhas na comunicação entre credor e órgãos de proteção ao crédito. Recomendamos que você converse diretamente com a empresa credora para pedir a remoção das restrições após quitar a dívida. 

Pode cobrar dívida de mais de 5 anos?

Sim: mesmo que a dívida já tenha caducado, ou seja, que tenha saído dos órgãos de proteção ao crédito e que não suja mais seu nome, ela ainda pode ser cobrada pela empresa credora que é dona desta dívida. Logo, ela deixa de negativar seu nome, mas ainda pode ser cobrada pela empresa credora. 

Passou 5 anos e meu nome continua no Serasa?

Se você está pensando “paguei uma dívida e meu nome continua no Serasa”, vamos te ajudar aqui. Se após 5 anos o nome continua no Serasa, pode ser devido a atrasos em atualizações nos registros ou a reincidência de dívidas. Vale conversar diretamente com eles e também com a empresa credora que negativou seu nome. 

Quanto tempo pro nome sair do Serasa depois de pagar?

O prazo para o nome sair do Serasa após o pagamento é de até 5 dias úteis, conforme estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?