Descubra tudo sobre o Pix para menores de 18: bancos, contas e dicas para uma saúde financeira desde cedo. Informe-se agora!

Pix para menor de 18 existe? Veja se uma pessoa menor de idade pode ter Pix e como fazer!

Será que Pix para menor de 18 existe? Essa é uma dúvida que muita gente tem, afinal, nos dias de hoje cada vez menos estamos usando dinheiro em espécie.

Dessa forma, pais de adolescentes preferem que seus filhos tenham uma conta em um banco para poderem fazer a transferência de valores sem a necessidade de sacar dinheiro.

Pensando em sanar essa dúvida que está cada vez mais comum, fizemos um artigo para mostrar como funciona o Pix para menor de 18. Se interessou? Então continue mais 3 minutinhos por aqui e confira. 😉

O que é o Pix?

O Pix é um sistema instantâneo de pagamento que foi lançado no Brasil em 2020 pelo Branco Central, e permite às pessoas físicas e jurídicas realizarem transferências de valores a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.

Para usar esse sistema é preciso ter uma conta bancária que aceite o Pix, e criar uma chave de recebimento, chamada chave Pix que pode ser o CPF, CNPJ, e-mail, número do telefone celular ou uma chave aleatória.

Com a chave criada, para transferir os valores basta entrar na área Pix do banco, digitar a chave da pessoa que você deseja fazer a transferência e enviar o dinheiro.

Tem como abrir Pix para menor de 18?

Não há nenhuma restrição de idade para ter um Pix, o que quer dizer que Pix para menor de 18 existe. No entanto, para poder usar o Pix é necessário ter uma conta bancária.

Dessa forma, ainda que qualquer pessoa possa ter um Pix, independentemente da sua idade, é necessário ter uma conta digital específica para quem não completou 18 anos.

Alguns bancos como o C6 Bank e o Banco Inter já possuem contas para menores de idade, mas nesse caso é preciso da autorização de um responsável legal. Somente depois de autorizado é que o jovem pode enviar e receber dinheiro instantaneamente.

Imagine que o Enzo tem 15 anos e começou a sair de casa. Seu pai não costuma ter dinheiro em espécie, então sentiu a necessidade de abrir uma conta para ele para fazer o Pix.

Ele procurou um banco que oferecesse conta para menor de idade, e assim que ele descobriu, teve que autorizar a abertura. Com a conta aberta, o Enzo pode criar um Pix e receber a mesada do seu pai.

Está gostando deste artigo? Então leia também:

Quais bancos aceitam Pix para menores de idade?

Vários bancos já aceitam a abertura de contas para menores de idade, mas dentre os principais estão:

  1. Nubank;
  2. Inter;
  3. PicPay.

Nubank

A conta do Nubank é voltada para jovens que têm entre 10 e 17 anos, cujo pai ou mãe sejam clientes da instituição. Atendendo esses requisitos, a abertura é muito simples:

  1. Basta entrar no app do Nubank e clicar em “Conta para menores de 18”;
  2. Depois é só selecionar a opção “Descubra mais” e posteriormente clicar em “Continuar”;
  3. Na sequência é preciso inserir os dados completos do seu filho ou filha;
  4. Então é só ler e aceitar o contrato da conta e inserir a senha de 4 dígitos.

Assim que cumprir essas etapas, o jovem recebe um link pelo e-mail, sendo convidado a abrir a conta. Aí é só baixar o app do Nubank e pronto.

Banco Inter

No Banco Inter o processo de abertura de conta para menores de idade também é simples.

  1. Primeiramente basta baixar o app da instituição;
  2. Depois você precisa inserir os dados da criança e também do responsável pela conta;
  3. Serão solicitados alguns documentos, bem como uma selfie.

Com tudo preenchido corretamente, seu filho já pode começar a usar a conta do Inter e cadastrar uma chave Pix para receber os valores.

PicPay

Por fim, o PicPay também oferece uma conta kids para menores de 18 anos, sendo que o processo de abertura é fácil e rápido:

  1. Entre no app do PicPay e preencha os dados solicitados;
  2. Informe o e-mail da pessoa responsável;
  3. O responsável precisa fazer uma validação de identidade.

Pronto. Com a conta aberta é só criar uma chave Pix e poder começar a usá-la como quiser.

Como criar um Pix para menor de 18 anos?

Conforme mostramos acima, para criar um Pix para menor de 18 anos é necessário ter uma conta para menores e que aceita o Pix. Cumprindo esses requisitos então basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o app do banco do seu filho;
  2. Entre na “Área Pix” e depois clique em “Configurar Chave Pix”;
  3. Escolha entre o CPF, e-mail, telefone celular ou chave aleatória;
  4. Aceite os termos e condições e pronto.

Vale destacar que cada banco tem suas próprias particularidades em relação a área Pix, todavia, o processo para cadastrar uma Chave Pix não difere muito dos passos acima.

Dessa forma, se o Enzo quiser abrir uma conta no Nubank, o pai dele terá que ser correntista e seguir os passos que ensinamos. Depois é só acessar a área Pix e criar a chave para ele enviar e receber dinheiro.

Qual banco faz cartão de crédito para menor de 18 anos?

Vários bancos oferecem opções de cartão de crédito para menores de 18 anos, mas todos na modalidade de cartões adicionais. Isso quer dizer que o responsável pelo adolescente precisa ter um cartão de crédito na instituição para solicitar o cartão adicional.

Dentre os principais bancos estão:

1. Banco Inter

  1. Conta Kids (0 a 12 anos): cartão de débito + acesso à área de investimentos.
  2. Conta You (13 a 17 anos): cartão de débito + acesso a investimentos + possibilidade de solicitar cartão de crédito adicional.

2. C6 Bank

  1. Conta C6 Kids (0 a 12 anos): cartão de débito.
  2. Conta C6 Teen (13 a 17 anos): cartão de débito + possibilidade de solicitar cartão de crédito adicional.

3. Next

  1. Conta Next Joy (0 a 12 anos): cartão de débito.
  2. Conta Next Me (13 a 17 anos): cartão de débito + possibilidade de solicitar cartão de crédito adicional.

4. Nubank

  1. Cartão adicional para menores de 10 a 17 anos.

Vale destacar que a responsabilidade do pagamento da fatura recai sobre quem é o titular do cartão que pode ser a mãe ou o pai do adolescente.

Veja também:

  1. O que é Débito Automático? Conheça Vantagens e Desvantagens  
  2. Empréstimo débito em conta: o que é, como funciona e onde pedir
  3. Empréstimo na hora via PIX: opções direto na sua conta

É seguro criar conta para menor de idade?

Desde que se tenha uma supervisão dos pais, é sim seguro criar conta para menor de idade. Afinal, é mais difícil alguém invadir uma conta para roubar valores, do que furtar uma carteira no bolso do adolescente, por exemplo.

No entanto, é importante sempre buscar contas de instituições financeiras renomadas, pois elas são mais seguras, uma vez que os testes são realizados constantemente.

Fora isso, é importante criar senhas fortes e exclusivas, evitando datas de aniversários, números em sequência ou outras informações que são mais fáceis de adivinhar.

Além do mais, é recomendável ativar a autenticação de dois fatores que aumenta a segurança das contas, visto que exige um código adicional, o que evita fraudes e golpes do PIX.

Como funciona a conta para menor de 18 anos?

As contas para menores de 18 anos são voltadas exclusivamente para jovens cujos pais já são correntistas da instituição. Dessa forma, eles são os responsáveis legais e titulares da conta, tendo autoridade sobre ela.

Por isso, essas contas possuem várias limitações e restrições de acesso, e os pais podem definir quais operações o filho pode ou não realizar.

Em alguns casos é possível que o cartão de crédito seja compartilhado, e a maior parte delas também oferece um cartão de débito para o menor de idade.

Mas e quando ele atinge a maioridade? Normalmente nesses casos, a conta já é automaticamente convertida em uma conta regular, e os pais deixam de ser responsáveis sobre ela. Interessante, não é mesmo?

3 dicas importantes de saúde financeira para menores

Agora que já mostramos como funciona o Pix para menor de 18, e como abrir uma conta mesmo tendo menos de 18 anos, vamos dar algumas dicas financeiras importantes.

Saiba se organizar

É importante que o jovem saiba organizar as suas finanças. Da parte dos pais, o ideal é existir um planejamento financeiro familiar e dar dinheiro para os jovens uma única vez ao mês para que eles aprendam a administrar as suas finanças da melhor forma possível.

Junto do dinheiro é importante mostrar a importância da organização financeira, procurando controlar o orçamento para gastar sempre menos do que se ganha no mês.

Priorize seus gastos

Priorizar os gastos também é essencial. Dessa maneira, sempre antes de consumir é importante perguntar: eu preciso realmente disso? Esse produto vai me fazer falta amanhã?

Dependendo das respostas, é mais aconselhável não realizar o consumo, do que comprar um item sem que ele seja realmente necessário.

O ideal é evitar as compras por impulso, e procurar ter a máxima racionalidade no momento de consumir, para que o dinheiro renda mais durante o mês.

Poupe para alcançar seus objetivos

Por fim, é crucial sempre poupar uma parte do que se ganha. O ideal é que o jovem guarde 20% do valor que recebe e tenha um objetivo para realizar essa poupança.

Por exemplo, comprar um carro com 20 anos. Tendo um objetivo bem definido, é possível então fazer uma poupança mensal para guardar aquele determinado valor.

A boa notícia é que a maioria das contas para jovens, como a do Banco Inter, já oferecem a possibilidade do adolescente investir em diversos ativos como CDB e LCI, por exemplo.

Assim, o dinheiro guardado também vai rendendo juros, e a meta que foi traçada pelo jovem poderá ser alcançada antes mesmo do que ele imagina.

Evite dar cartões de crédito

Não ofereça um cartão de crédito logo cedo para os jovens, pois o uso desta forma de pagamento pode se tornar um hábito financeiro negativo. 

Ao ensinar as crianças e adolescentes desde cedo que só se deve gastar o que se tem, você ajuda a desenvolver adultos com mais educação financeira e que vão ficar longe da inadimplência, CPF negativado e nome sujo, que infelizmente o mal uso do cartão acaba gerando nas nossas vidas. 

Conclusão

Conforme vimos neste artigo, o Pix para menor de 18 existe, basta que o jovem tenha uma conta em um dos bancos que oferecem essa possibilidade.

Por conta do crescimento tecnológico, agora ficou mais fácil ter acesso às contas bancárias, sendo que a maioria delas já pode ser controlada pela palma das nossas mãos.

Além disso, o Pix também chegou para ajudar, uma vez que podemos realizar transferência de valores a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.

Foi possível entender que o Pix para menor de 18 existe? Então aproveite e visite o blog do Acordo Certo para ler outros artigos como este.

FAQ: Perguntas frequentes

Como abrir Pix para menor de 18 anos?

Para um menor de 18 anos ter acesso ao Pix, é preciso primeiramente abrir uma conta para menor de idade em um banco. Isso pode ser feito pelos pais e responsáveis. Depois você pode acessar o app da conta e então criar uma chave Pix usando o CPF, número de celular, e-mail ou uma chave aleatória.

Qual o melhor banco para menor de 18 anos?

Há vários bancos que oferecem contas para menores de 18 anos, com destaque para o Nubank, Banco Inter, C6 Bank e NextJoy. Para ter acesso a essas contas é necessário que o menor tenha um responsável.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?