O refinanciamento de veículo pode ser uma ótima alternativa para quem quer realizar um sonho ou pagar uma dívida. Saiba como funciona essa opção!

Refinanciamento de Veículo: o que é, como funciona, bancos e melhores condições!

O refinanciamento de veículo pode ser uma boa oportunidade para você realizar sonhos. Inclusive, essa é uma opção até mais atraente que o empréstimo pessoal.

Até porque essa modalidade permite a tomada de empréstimos de valores maiores, com juros mais atrativos. Interessante, não é verdade?

E para ajudar você a sanar todas as suas dúvidas, criamos esse guia completo, onde você vai entender o que é o refinanciamento de veículo, como funciona e quais as melhores condições. Então, fique mais 3 minutinhos e descubra tudo o que você precisa saber!😉

O que é e como funciona o refinanciamento de veículos?

O refinanciamento de veículos é uma modalidade na qual você coloca o seu carro em garantia para obter um empréstimo bancário. Para isso, o seu veículo precisa estar quitado.

Vamos imaginar que é como se você vendesse o seu carro para o banco, e comprasse ele novamente por meio de um novo financiamento bancário. Entendeu?

A instituição financeira normalmente libera um crédito de 80% a 90% do valor de tabela do veículo, e ele fica alienado a essa instituição até que você faça a quitação.

Para quem precisa organizar as finanças de casa, ou quer realizar um sonho, como comprar um terreno, por exemplo, essa é uma boa alternativa.

Quais as vantagens do refinanciamento de veículo?

Há inúmeras vantagens em refinanciar o seu veículo, como:

  1. Ter mais liberdade para usar o dinheiro;
  2. Juros reduzidos;
  3. Parcelamento maior;
  4. Não precisa se desfazer do seu veículo.

Vamos imaginar que o seu Antônio foi comprar um terreno do Pedro, e o valor dele estava em R$ 50 mil, um preço 20% abaixo do valor de mercado.

O Pedro, no entanto, só quer vender recebendo à vista o valor. O Antônio tem um carro quitado, mas o Pedro não aceita ele como forma de pagamento.

Então o que o Antônio faz? Refinancia o seu veículo, pega o dinheiro na mão, e compra o terreno do Pedro à vista, e paga esse valor parcelado para o banco.

Ele teve liberdade para usar o dinheiro como quis, pagou uma taxa de juros mais reduzida, pode parcelar em até 60 vezes, e ainda continuou usando o seu carro.

Está gostando deste artigo? Então leia também:

  1. Qual Score é Bom para Financiamento? Saiba a Nota Ideal;
  2. Tabela de Score para Financiamento: Saiba a pontuação score para financiar veículos e imóveis;
  3. Aprovo financiamento com nome sujo? Veja se é possível e saiba evitar golpes

Como fazer refinanciamento de veículos?

Para refinanciar um veículo é simples. Primeiro você tem que escolher um banco que ofereça essa linha de crédito e ver qual é a documentação exigida.

Geralmente o banco vai pedir uma cópia do seu RG, CPF, comprovante de renda e de residência, bem como a documentação do veículo.

Depois é feita uma análise para ver se os documentos estão em ordem, bem como se o cliente possui algum tipo de restrição no CPF, renda compatível etc.

Vale dizer que o refinanciamento é feito somente com automóveis que estejam em boas condições e que tenham no máximo até 10 anos de fabricação do dia em que o refinanciamento foi solicitado.

Se todos os dados estiverem corretos, então o crédito é liberado. Mas e se você não pagar o valor? Então você fica inadimplente, o seu CPF é negativado e o carro vai a leilão.

Como fazer refinanciamento de veículo não quitado?

Fazer o refinanciamento de um veículo que ainda não foi quitado é um pouco mais complicado, porém, é possível dependendo da instituição financeira.

Nesse caso, é necessário entrar em contato com o banco que o veículo está alienado, e ver se há a possibilidade de fazer o refinanciamento. Não sendo possível, então deve-se procurar uma outra instituição.

Contudo, nessas situações, parte do valor do refinanciamento vai para o banco que o veículo está alienado para fazer a quitação, e somente o que sobrar vai para o cliente.

Quando posso refinanciar meu veículo?

Você pode refinanciar o seu veículo se ele atender todos os critérios exigidos pelo banco, como:

  1. Não ter nenhuma pendência financeira;
  2. Ter no máximo 10 anos de fabricação;
  3. Não possuir débitos relacionados à multa, IPVA e licenças.

Dependendo da instituição financeira, podem existir outras exigências, como a boa conservação do veículo, etc.

Refinanciamento de veículos: simulador

Geralmente as instituições financeiras liberam um simulador para você analisar se vale ou não a pena refinanciar o seu veículo.

Mas o que é possível saber com esses simuladores? Com eles você pode entender o quanto será o valor dos juros pagos, o valor das parcelas, o total que será financiado e também o valor que será liberado.

Assim você evita ser pego de surpresa, pode fazer um planejamento financeiro do seu orçamento e não ter problemas posteriormente pela falta de pagamento.

Cálculo de refinanciamento de veículo: como obter as menores taxas?

Como mostramos acima, quase todas as instituições financeiras oferecem um simulador para você analisar a taxa de juros e o quanto vai pagar de financiamento.

Então você pode usar esse simulador de vários bancos para encontrar a menor taxa do mercado, e assim pagar um valor menor de parcelas.

Imagine que o Antônio para comprar o terreno do Pedro, foi atrás de 3 bancos para avaliar qual deles oferece as melhores condições. Então, depois de fazer a simulação em 3 bancos, ele escolheu aquele que tinha as taxas mais atrativas.

Qual o melhor banco para refinanciamento de veículos?

Não existe um banco melhor que o outro para o refinanciamento de veículos. O que é preciso levar em consideração são as suas necessidades do momento.

Dependendo do banco as taxas podem ser menores, mas o prazo para financiamento é menor também. Já outros bancos podem ter taxas maiores e prazos mais estendidos.

Por isso, é importante levar em consideração todos esses fatores. Abaixo vamos falar sobre os principais bancos que refinanciam veículos para os seus clientes.

Refinanciamento de veículo: Santander

O Santander é um banco que refinancia o seu veículo. Há duas alternativas: quando o veículo está quitado e você está precisando do dinheiro, ou quando você já tem um veículo financiado com a própria instituição.

Nesse segundo caso, a instituição oferece uma área chamada de Negocie+. Você pode entrar nela, fazer o seu login e então encontrar a melhor alternativa de financiamento.

Banco Pan: refinanciamento de veículo

O Banco Pan também oferece alternativas de refinanciamento de veículos. A instituição conta com opções de parcelamento em até 60 meses e taxas de juros a partir de 1,27% ao mês.

Além disso, dependendo do seu perfil, é possível receber até 100% do valor do seu carro ou moto. Ah, e você pode fazer uma simulação antes de aderir ao refinanciamento.

Refinanciamento de veículos Itaú

O Itaú também refinancia veículos para quem é correntista da instituição. Para isso você só precisa:

  1. Abrir o app ou entrar no site do Itaú;
  2. Ir até a aba “Produtos”;
  3. Escolher a alternativa “Financiamento Itaú de veículos”;
  4. Fazer uma simulação do financiamento;
  5. Enviar a documentação solicitada.

Para quem não é correntista do banco, o processo é um pouco mais burocrático, mas também é possível fazer o refinanciamento entrando em contato com a instituição. 

Refinanciamento de veículo Bradesco

O Bradesco também trabalha com refinanciamento de veículo, assim como a prorrogação de financiamento para quem já tem um veículo financiado pela instituição. Nesse segundo caso você precisa:

  1. Entrar no App do Bradesco;
  2. Escolher a alternativa “Confira aqui soluções de crédito para você”;
  3. Selecionar a opção “Prorrogue a parcela de seus empréstimos e financiamento”;
  4. Escolher o contrato e o prazo de prorrogação.

Refinanciamento de veículo Sicredi

A Sicredi também tem um programa de refinanciamento de veículos voltado para todos os associados. É possível financiar desde veículos leves a pesados, sejam eles novos ou usados.

O financiamento contempla até 90% do valor da FIPE e o prazo para pagamento é de até 60 meses. Portanto, é uma boa opção para quem precisa de dinheiro.

Refinanciamento de veículo BV

A BV financeira tem condições até melhores que muitos outros bancos. Isso porque é possível refinanciar até 120% do valor do seu carro quitado.

Dessa forma, essa é uma condição interessante para quem precisa de mais dinheiro para colocar as contas em dia, ou então para realizar um sonho antigo.

Refinanciamento é melhor que empréstimo pessoal?

Normalmente a média da taxa de juros no refinanciamento de veículos é menor do que no empréstimo pessoal. Por isso, essa é uma opção mais vantajosa.

Inclusive, uma pesquisa realizada pelo Procon-SP, mostrou que a taxa média do empréstimo pessoal girou em torno de 7,97% ao mês, enquanto que as taxas de refinanciamento foram de 0,97% ao mês.

No entanto, se o valor que você precisa não for alto, aí o empréstimo pessoal pode ser mais vantajoso, uma vez que o valor da parcela será menor.

É possível fazer refinanciamento de veículos financiados?

Existem muitos bancos que fazem o refinanciamento de veículos financiados. Portanto, não é preciso que ele esteja totalmente quitado.

Porém, uma parte do valor liberado vai para a instituição financeira que financiou o seu veículo anteriormente para quitar as parcelas restantes. 

Se o refinanciamento for com a própria instituição que financiou o seu veículo, essa é uma boa alternativa para prolongar o prazo e baixar o valor da parcela.

É possível refinanciar um veículo com nome sujo?

Por se tratar de uma modalidade de empréstimo na qual o veículo é colocado em garantia, muitas instituições liberam o financiamento para negativado.

Consulte seu CPF negativado

Entretanto, a maioria dos bancos não costuma refinanciar veículos para pessoas que estão com algum tipo de restrição no nome. Por isso, é preciso pesquisar antes.

Como diminuir o valor das parcelas de financiamento de veículo?

Existem várias maneiras de diminuir o valor das parcelas de financiamento de veículo. Uma delas é antecipando as últimas parcelas. Quando você faz isso, geralmente economiza um bom dinheiro.

Outra maneira é estendendo o prazo do financiamento. Vamos imaginar que você financiou seu carro em 60 meses. Pagou 24 meses e faltam ainda 36 meses.

Você pode refinanciar o valor para pagar em 60 meses, aí o valor da parcela se torna menor, porém, o prazo de pagamento será mais estendido.

É possível refinanciar um veículo com parcelas atrasadas?

Algumas instituições financeiras permitem o financiamento de um veículo mesmo com parcelas atrasadas. Geralmente elas fazem isso para ajudar quem está com dificuldade em pagar o valor por ter se apertado no mês.

O Bradesco, por exemplo, possibilita a prorrogação de parcelas. O Santander, por sua vez, refinancia uma parte do que está atrasado para ajudar a pessoa a ficar em dia com seu financiamento.

Por isso, o ideal é averiguar com o banco no qual você tem conta, quais são as possibilidades de refinanciamento do seu veículo com parcelas atrasadas.

Como fazer um refinanciamento de veículo não quitado?

Para fazer um refinanciamento de um veículo não quitado você pode entrar em contato com a instituição financeira e ver se ela oferece essa possibilidade.

Então você pode realizar uma simulação para saber qual será o valor do refinanciamento, o quanto pagará de parcelas, e o quanto você receberá de dinheiro em suas mãos.

Conclusão

Conforme vimos neste artigo, é possível fazer um refinanciamento de veículo e com isso ter dinheiro para pagar suas dívidas, ou até mesmo realizar sonhos.

Porém, é preciso ter em mente que você terá uma parcela mensal para pagar, e o não pagamento pode acarretar em juros, multas e até mesmo busca e apreensão do veículo.

No entanto, a taxa de juros do refinanciamento é mais em conta do que de um empréstimo pessoal. Portanto, essa se torna uma alternativa mais atraente.

Foi possível entender o que é o refinanciamento de veículo? Se gostou deste artigo visite o blog do Acordo Certo para ler outras matérias como essa.

FAQ: Perguntas frequentes

Existe refinanciamento de veículos com mais de 20 anos?

As instituições financeiras não fazem financiamento de veículos com mais de 15 anos de uso. Para casos de refinanciamento, o prazo é de 10 anos de uso e o carro precisa estar em boas condições e com a documentação em dia.

Para que serve o refinanciamento?

O refinanciamento é uma alternativa que possibilita a uma pessoa contratar um empréstimo com condições de juros mais baratas e com isso reduzir o seu custo financeiro. Essa é, portanto, uma boa alternativa de crédito.

Qual o melhor lugar para refinanciar o veículo?

Existem várias possibilidades de refinanciamento de veículos como Creditas, Empréstimo SIM, Finanzero, dentre outras. Além disso, bancos tradicionais como Itaú, Bradesco e Santander também oferecem essa possibilidade. O melhor lugar vai depender das suas necessidades e das condições oferecidas.

Quantas vezes eu posso refinanciar um carro?

Não há uma quantidade definida, porém, o refinanciamento só pode ocorrer um por vez. Ou seja, é preciso quitar um para poder solicitar outro. Além disso, o carro precisa ter no máximo 10 anos de uso para ser elegível.

Quanto custa um refinanciamento?

O valor do refinanciamento depende do preço do veículo na tabela FIPE. Dessa forma, quanto maior for o valor do veículo, maior será o montante refinanciado, e consequentemente o valor da parcela também será maior.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?