Programa Desenrola Brasil FIES: Renegocie online e liberte-se das dívidas estudantis em 2023 e 2024! Quite com ajuda do governo e consiga descontos.

Desenrola Brasil FIES

Com o objetivo de tirar os estudantes das dívidas, o governo criou mais um programa especial de renegociação, e desta vez é focado para quem tem dívidas com o financiamento estudantil FIES.

Quer ter sua dívida FIES perdoada? Então entenda tudo sobre o Desenrola Brasil FIES e veja se você tem direito a participar das negociações que começaram em novembro de 2023. 

O que é e como funciona o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), instituído pela Lei nº 10.260 em 12 de julho de 2001, é uma iniciativa do Ministério da Educação voltada para financiar cursos superiores bem avaliados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Ou seja, este programa do governo facilita o pagamento dos estudos na universidade. Funciona como um empréstimo para você cursar a faculdade. A CAIXA, o Banco do Brasil e outros parceiros fornecem o dinheiro para cobrir os custos, e você reembolsa após se formar.

Com mais de duas décadas de existência, o FIES já beneficiou milhões de estudantes no Brasil.

O que aconteceu depois de um tempo foi que os estudantes, infelizmente, não conseguiram manter e quitar suas parcelas do financiamento, gerando assim grandes dívidas que agora podem ser renegociadas através do Desenrolar Brasil FIES.

Como consultar dívida do FIES

Então, se você é um destes estudantes que acabou se enrolando no pagamento das parcelas do FIES, o primeiro passo é saber como está sua situação com o programa. Veja a seguir os passos para conferir sua pendência com o FIES ou pegar segunda via do boleto: 

  1. Acesse o site da CAIXA para negociações
  2. Faça seu cadastro
  3. Por fim, encontre o boleto na seção “contrato FIES” > “contrato” > “boleto(s) em aberto”. 

Outra opção é utilizar o aplicativo FIES ou entrar em contato pelo Alô CAIXA: 4004 0 104 para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 104 0 104 para demais regiões.

Desenrola Brasil FIES: Como negociar sua dívida

Primeiro de tudo, vamos diferenciar os termos: o programa Desenrola Brasil não atende dívida do FIES (você não vai encontrar esta dívida na plataforma do Desenrola). Entretanto, existe sim uma nova oportunidade separada, que é destinada somente para os estudantes renegociarem. Essa novidade foi anunciada pelo presidente em novembro de 2023, e ela se chama Desenrola FIES. 

Logo, se você possui dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil, que são referentes a contratos até 2017, e está em situação de inadimplência até 30 de junho de 2023, o governo federal está oferecendo a oportunidade de renegociação FIES.

Para aproveitar essa chance, basta solicitar a renegociação até 31 de maio de 2024 diretamente com o agente financeiro responsável pelo seu contrato, que normalmente é a CAIXA Econômica Federal e o Banco do Brasil. Desde 7 de novembro de 2023, a Caixa e o BB estão prontos para receber as demandas de renegociação do Desenrola Brasil FIES. 

Além disso, o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizam canais de atendimento para ajudar você nesse processo: 

  • O primeiro canal é o Portal Fale Conosco
  • Por telefone você pode entrar em contato no número 0800 616161

Quem pode renegociar a dívida do FIES?

Se você é estudante beneficiário do FIES e possui dívidas vencidas até 30 de junho de 2023, você pode negociar usando o Desenrola Brasil FIES. 

Veja as regras:

  1. Para estudantes com dívidas vencidas há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023: oferecemos descontos incríveis, como até 100% nos encargos (juros e multas) e 12% sobre o valor financiado pendente, para pagamento à vista. Você também pode escolher o parcelamento em até 150 vezes, com desconto total nos encargos
  2. Se você tem dívidas há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, e está inscrito no CadÚnico ou foi beneficiário do Auxílio Emergencial 2021, temos um desconto especial de até 99% do valor consolidado da dívida. Isso inclui o principal, e você pode quitar em até 15 prestações mensais e consecutivas
  3. Para os demais estudantes com débitos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, oferecemos um desconto de até 77% no valor consolidado da dívida, também com a opção de quitação integral em até 15 prestações mensais. Não perca a oportunidade de colocar suas finanças nos trilhos!

Qual o prazo para solicitar a renegociação da dívida do FIES?

Até 31 de maio de 2024 você pode aproveitar essa oportunidade! 

Podem participar desse processo apenas contratos celebrados até 2017 e que estejam em situação de inadimplência até 30 de junho de 2023. Não perca tempo, a solicitação para a renegociação deve ser feita até a data limite junto ao banco responsável pelo seu contrato. 

As solicitações já estão sendo recebidas tanto pela Caixa Econômica Federal quanto pelo Banco do Brasil.

Quais serão os descontos na renegociação?

Para os alunos que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico) e possuem débitos vencidos há mais de 360 dias (completados até 30 de junho de 2023), a renegociação no Desenrola Brasil FIES oferece descontos incríveis, podendo chegar a até 99% do valor total da dívida. Já para os demais estudantes, os descontos podem ser de até 77%. 

Não pagar o FIES suja o nome?

Sim: ficar muito tempo inadimplente com uma pendência do FIES, seu nome fica sujo sim e é inscrito em um órgão de proteção ao crédito, como SPC ou Boa Vista SCPC.  Além disso, você acaba contraindo uma dívida com o setor público federal.

E nossa dica final é: se tiver mais dívidas além do FIES, você pode negociar na Acordo Certo! 

Se você está enfrentando dívidas do financiamento estudantil, aqui mostramos como participar do projeto Desenrola Brasil FIES do governo. E a melhor parte: todo o processo pode ser feito online, sem precisar encarar filas ou perder tempo em agências físicas. Basta fazer a solicitação diretamente com o banco responsável pelo seu contrato FIES, como Banco do Brasil ou Caixa.

A boa notícia é que, além do suporte do governo, você também pode negociar dívida com faculdade aqui na Acordo Certo. Contamos com mais de 40 parceiros, permitindo a negociação de dívidas com bancos, cartões de crédito e muito mais!

Não perca tempo: faça todo o processo de negociação online e sem ligações chatas. Basta acessar nosso site e digitar seu CPF. É fácil e rápido!

FAQ: Perguntas frequentes

Quem tem dívida do FIES pode participar do Desenrola brasil?

Você não encontrará sua dívida FIES na plataforma do Desenrola Brasil, entretanto, poderá participar do projeto separado do governo que chama Desenrola FIES, onde é possível negociar diretamente com o Banco do Brasil e com a CAIXA, contando com a ajuda do governo. 

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?