Aprenda o que significa negativado: será que é o mesmo do que ter dívida protestada? Entenda as consequências para sua vida financeira e como fugir desse problema.

O que significa negativado

Pediu um cartão de crédito novo, mas foi rejeitado? Tentou pedir um empréstimo pessoal e o banco também não aprovou? Então talvez você esteja inadimplente e precisa saber o que significa negativado. 

Quando você esquece ou não consegue pagar uma conta na data combinada, as empresas credoras irão tentar negociar com você, e depois de algumas tentativas sem sucesso, elas poderão negativar e sujar seu nome.

Saiba que essa situação infelizmente é comum no Brasil: mais de 40% dos brasileiros estão com o nome sujo, ou seja, mais de 60 milhões de pessoas estão passando por essa dificuldade.  

Mas afinal, estar negativado pode trazer problemas para a sua vida financeira? Se sim, quais? E como resolver?  

Veja a seguir.  

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. 🔊

O que significa negativado?

Estar negativado quer dizer que o seu nome e CPF possuem restrições de crédito por causa de contas que não foram pagas, que se transformaram em dívidas. 

Ou seja, as pessoas que estão endividadas ou em situação de superendividamento provavelmente também estão negativadas em um dos Órgãos de Proteção ao Crédito.  

Esse processo acontece quando você faz uma compra em uma empresa e não consegue pagar, e então, esta empresa (que neste cenário é conhecida como” credora”), depois de tentar cobrar a conta algumas vezes, decide então inscrever o seu nome em um Órgão de Proteção como a Boa Vista ou SPC. 

E esta ação de inscrever o nome é a mesma coisa que “negativar” alguém.  

Logo, as empresas que pedem a negativação das pessoas, e quem realmente faz a ação de negativar e sujar o nome é o Órgão de Proteção.  

O que acontece quando você está negativado

Na prática, quando seu CPF fica negativado, quer dizer que o seu nome foi parar em um birô de crédito e que agora está sujo.

Quando isso acontece, você acaba sofrendo várias consequências em sua vida financeira, como: 

  • Seu nome é inscrito em um Órgão de Proteção ao Crédito como Boa Vista ou SPC, e fica com restrições 
  • Seu score de crédito diminui, ou seja, sua nota se transforma em score baixo 
  • Os bancos param de te oferecer ofertas de crédito, como cartões, empréstimos e financiamentos 
  • Seus pedidos de novos cartões ou aumento de limite são reprovados nas instituições financeiras 
  • Você dificilmente consegue aprovação em empréstimos e financiamentos 
  • Sua saúde mental acaba sendo afetada também, devido as preocupações com as suas finanças 

A negativação funciona na seguinte forma: quando a empresa credora resolve colocar seu nome em um Órgão de Proteção ao Crédito, ela reúne todas as suas informações e envia para que o Órgão faça a inscrição.  

Os dados cadastrais enviados são: RG, CPF, nome completo, endereço, telefone e documento da dívida, que pode ser o boleto, contratos, cheque, etc. 

Quanto tempo leva para ficar com nome sujo?

O tempo para você ficar negativado varia de acordo com a empresa credora: o prazo mínimo é de 15 dias após o atraso no pagamento, mas a maior parte das empresas aguardam entre 30 e 90 dias antes de mandar o seu nome para a negativação em um birô de crédito, a fim de tentar receber o valor e também manter um relacionamento e comunicação saudáveis entre empresa e consumidor. 

Vale lembrar que antes de deixarem o seu nome sujo, as empresas tentarão fazer cobranças e negociar o valor que está pendente de pagamento.  

E então, caso não tenham sucesso nestas tentativas, elas então vão te mandar uma notificação avisando que estão mandando o seu nome para um Órgão de Proteção ao Crédito, para que este coloque restrições no seu CPF e torne-o negativado.  

Depois de negativado, esta restrição no CPF só sairá do birô de crédito depois que passam 5 anos, que é quando a dívida caduca.  

Mas você sabia que é importante pagar até mesmo as dívidas caducadas?  

Apesar delas sumirem dos Órgãos de Proteção, elas ainda podem ser cobradas pelas empresas credoras. Além disso, elas ainda podem sujar o seu histórico e reputação financeira em lojas e bancos.  

Após pagar minha dívida, quanto tempo leva para o nome ficar limpo?

A regra é clara: as empresas credoras têm 5 dias úteis para tirar o seu nome da negativação após você fazer um acordo de dívida e começar a quitá-la, ou quando você já paga a dívida a vista.  

Esse prazo para limpar o nome geralmente está “escondido” nas letras pequenas dos contratos de serviço da empresa credora.  

Vale lembrar que se você optar por negociar em uma plataforma especializada em renegociações de dívidas como a Acordo Certo, ou então quitar as dívidas em uma securitizada, o prazo continua o mesmo, hein?  

As plataformas e securitizadoras não são as responsáveis por tirar o seu nome dos birôs de crédito, pois elas funcionam como intermediadoras dos pagamentos e negociações. Logo, assim que você faz um acordo e começa a pagar, estas empresas avisam a empresa credora, para que aí sim você conseguir seu nome limpo e longe das restrições de crédito.  

Como descobrir se estou negativado?

É super fácil descobrir o que significa negativado e se você está nessa situação: basta consultar o seu CPF na Acordo Certo! Por aqui, você consegue ver quais são suas dívidas e pode aproveitar para renegociar com até 99% de desconto.  

Veja os passos:  

  • Digite seu CPF em nosso site 
  • Complete o seu cadastro 
  • Crie uma senha de 6 números 
  • Acesse nossa plataforma e veja as dívidas no seu nome 

Você também pode consultar no site da Boa Vista Consumidor Positivo.

“Se você acha que não tem nenhuma dívida, dá uma olhada mesmo assim, por que tem gente que tem dívida, e, às vezes, nem sabe!” – Eduardo Feldberg – Primo Pobre

@acordocerto Dica do dia com o @Eduardo Feldberg l Primo Pobre 💙 #dividas #primopobre #acordocerto #renegociaçãodedívidas #educacaofinanceira #financaspessoais #dinheiro #cartaodecredito ♬ Funk de Natal – Dj Rique Sales

Por que uma empresa negativa ou protesta um inadimplente?

O protesto de dívida ou negativação de um nome são estratégias que as empresas ou pessoas físicas usam para tentar fazer a recuperação de crédito, ou seja, fazer com que os consumidores que tem inadimplência paguem débitos pendentes.  

Geralmente essas são ações tomadas pelos credores depois de várias tentativas amigáveis de negociação.

Primeiro, eles tentam conversar com os inadimplentes e pedir o pagamento, mas muitos seguem sem pagar. Então, depois de um período cobrando, os credores enfim tomam essas ações mais sérias de protestar a dívida e de negativar o nome.  

Veja como consultar protesto em cartório.

Dívida protestada ou negativada: Entende as diferenças

A principal diferença entre a dívida protestada ou negativada é quem realiza o processo: quem faz os protestos são os cartórios, enquanto a negativação quem faz são os Órgãos de Proteção ao Crédito, como SPC ou Boa Vista.  

As dívidas protestadas podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, e servem para notificar judicialmente que uma conta não foi paga no prazo combinado, de acordo com a Lei nº 9,493. Esse protesto acaba sendo também uma tentativa da empresa credora de receber o valor pendente.  

Logo, quando a pessoa tem uma dívida protestada, ela é alertada, e então pode entrar em contato com o credor para negociar e quitar a pendência.  

Vale reforçar que os cartórios avisam automaticamente os Órgãos de Proteção ao Crédito quando protestam uma dívida. Logo, mesmo que não seja um processo de negativação direto, o seu nome fica com restrições mesmo assim e isso pode te impedir de pedir créditos em bancos. 

Já a negativação pode ser feita somente por pessoas jurídicas, e neste caso, o nome vai diretamente para os Órgãos de Proteção ao Crédito. Esse processo faz com que o seu score Boa Vista diminua e seu nome fique sujo.

Veja também: Como conseguir cartão para negativado

Estou negativado: como resolver com 5 dicas

Primeiramente, você precisa focar na sua saúde financeira e começar a entender quais são os seus débitos pendentes, quais deles te deixaram negativado e entender o seu grau de endividamento. 

Depois de ver as suas dívidas, some o valor de todas elas e entenda quanto você está devendo.  

Em seguida, foque a atenção na sua renda atual para sair das dívidas: quanto você recebe mensalmente? Quanto deste dinheiro você gasta com custos básicas de vida, e o quanto são gastos de desejo (coisas que poderiam ser cortadas ou reduzidas)?  

Organize a sua vida financeira para conseguir entender o quanto você tem disponível para começar a sair da negativação e quitar as dívidas.  

Talvez seja necessário fazer ajustes, como cortar custos, tentar reduzir contas (por exemplo ao economizar água para diminuir o valor da conta), trocar serviços e até fazer renda extra.  

Por fim, defina o valor que você tem por mês para quitar as suas dívidas e então saia em busca de renegociações! Você pode conversar diretamente com o credor ou aproveitar descontos de até 99% em plataformas especialistas em negociação de dívidas, como a Acordo Certo. Por aqui nosso Feirão Limpa nome acontece o ano todo de forma online!

Depois de fazer a sua negociação em uma empresa especializada em limpar nome, você resolve o problema do nome sujo e então para de ser negativado: ao pagar a primeira parcela do acordo, o seu nome precisa ser retirado dos Órgãos de Proteção ao Crédito.  

Ah, e lembre-se: se você tem mais de uma dívida, comece com aquelas que tem juros mais altos e com a dívida negativada, ou seja, aquela que sujou seu nome. 

E para fechar com chave de ouro: dicas para manter o nome limpo

  1. Faça um planejamento financeiro e anote todos os valores que você ganha e também gasta durante o mês 
  2. Atualize o seu planejamento com frequência 
  3. Priorize o pagamento das suas contas básicas, relacionadas a moraria, alimentação, saúde, transporte e educação 
  4. Tenha cuidado ao usar o cartão de crédito 
  5. Reduza o limite do cartão de crédito 
  6. Seja um bom pagador e tente pagar contas com antecedência 
  7. Invista tempo na sua educação financeira e mergulhe em conteúdos sobre o assunto. Inclusive, podem ser conteúdos gratuitos, como vídeos no Youtube ou no TikTok, podcasts, livros, séries, etc.  

FAQ: Perguntas frequentes 

Qual a diferença entre nome sujo e negativado? 

Os termos “nome sujo” e “estar negativado” significam a mesma coisa, que é quando o seu nome e CPF são inscritos em um Órgão de Proteção ao Crédito por causa de uma dívida. Logo, você fica com restrições ao crédito, o que gera dificuldades em conseguir provação de cartão, empréstimos, financiamentos e outros produtos financeiros.  

O que significa CPF negativado? 

Quando o seu CPF está negativado, significa que ele foi inscrito em um birô de crédito por uma empresa credora para a qual você está devendo.

Ou seja, esta empresa faz cobranças de uma conta pendente que você deixou de pagar, e se depois de um prazo de 30 a 90 dias você ainda não ter pago a dívida, a empresa então manda o seu nome para um Órgão de Proteção ao Crédito, solicitando a inscrição do seu nome e colocando então restrições no seu CPF. 

O que significa dívida negativada? 

Quando o seu nome é mandado para um birô de crédito e negativado, ele é enviado por causa de uma dívida que você não pagou. E então, essa dívida que fez você ficar com o nome sujo e negativado é conhecida como a “dívida negativada”. 

Mesmo que você tenha várias dívidas, o seu nome pode ficar negativado por causa de somente uma delas. Aliás, se você estiver com dívidas em 10 empresas diferentes, estas 10 empresas não poderão enviar ao mesmo tempo o seu nome para um órgão de proteção ao crédito por causa de 10 dívidas diferença.  

Na verdade, você só pode ter uma dívida negativada em cada Órgão de Proteção ao Crédito.  

Quanto tempo após pagar minha dívida deixo de estar negativado? 

Depois que você quita 100% da sua dívida ou pelo menos paga a primeira parcela de um acordo de dívida, então a empresa credora é obrigada a solicitar a retirada do seu nome nos Órgãos de Proteção ao Crédito em até 5 dia úteis. Com isso, seu nome volta a ficar limpo e deixa de ser negativado.  

O que acontece se meu nome for negativado?

Você passa por várias consequências em sua vida financeira, como receber a inscrição do seu CPF em Órgãos de Proteção ao Crédito como Boa Vista ou SPC, sua nota score diminui, fica com restrições em bancos e não recebe mais ofertas de créditos, passa a ter pedidos de cartões e empréstimos negados, etc.

Vale a pena solicitar empréstimo para negativado liberado na hora? 

A resposta desta pergunta depende de muitos fatores e só você saberá responder de verdade, mas vamos tentar resumir: só valerá a pena pegar empréstimo para negativado liberado na hora se você avaliar o seu objetivo e se a conta também estiver positiva. Ou seja, você só saberá depois de calcular.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?