Evite problemas financeiros: 9 razões para pensar duas vezes antes de escolher agiota online.

Agiota Online: saiba se pegar empréstimo com agiota é seguro e quais as melhores alternativas para não correr riscos

Você já enfrentou aquela situação difícil em que as contas se acumulam, mas o dinheiro parece nunca ser suficiente para pagar todas elas? 

É nesses momentos de aperto que surgem diversas ideias, como buscar uma renda extra, mudar de emprego, vender alguns pertences, cortar gastos ou até mesmo recorrer a empréstimos, até aqueles que são mais perigosos com agiota online. 

A opção de pedir dinheiro emprestado pode ser uma boa saída, mas você precisa ter cuidado, pois mesmo sendo uma opção útil, não significa que você deve correr para o primeiro conhecido e pedir qualquer quantia. O cenário financeiro traz consigo desafios, incluindo a presença de agiota online, que prometem soluções rápidas e sem burocracia.

Neste artigo, vamos te mostrar os motivos para fugir da agiotagem e te apresentar modalidades de crédito que podem te ajudar em momentos de dificuldade financeira. Continue a leitura por mais 5 minutinhos!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir. 🔊

O que é agiota?

Agiota é alguém que empresta dinheiro cobrando juros muito altos, geralmente de forma ilegal, sem seguir as regras dos órgãos reguladores, como Banco Central do Brasil. Essa prática é considerada crime e  pode trazer muitos problemas financeiros e legais para quem se envolve.

Por não seguir as normas das instituições responsáveis por fiscalizar e regular as atividades financeiras do Brasil, os agiotas, seja de forma presencial ou online, exploram a vulnerabilidade financeira das pessoas, oferecendo uma solução rápida para problemas emergenciais, mas que em troca pedem juros e taxas abusivas. 

Agiota online é confiável?

Agiota online se refere a pessoas que fazem empréstimos pela internet, muitas vezes sem as devidas autorizações e cobrando taxas exorbitantes. 

O problema é que estas ofertas online, como por exemplo “agiota online 24 horas whatsapp” sempre são apresentadas de forma muito atrativa e parecem ser boas demais, ou seja, prometem que você consegue dinheiro mesmo sem comprovação de renda, sem consulta no SPC ou Serasa, sem análise de crédito, etc. 

Infelizmente essa prática online é muito arriscada e pode trazer consequências negativas, por isso, é importante desconfiar destas ofertas que parecem boas demais para serem verdadeiras.

Por que você deve pensar bem antes de procurar um agiota online  

Procurar um agiota online confiável pode parecer uma solução rápida para problemas financeiros que precisam ser resolvidos imediatamente, mas antes de contratar, você precisa entender todos os riscos envolvidos. 

Aqui estão algumas razões para refletir antes de tomar essa decisão:

Agiota é crime? Entenda as implicações

Sim, agiotagem é crime, por isso, pedir dinheiro emprestado a agiotas pode te dar sérias implicações com a lei. Aqui estão cinco problemas que você pode enfrentar ao lidar com agiotas:

  1. Problemas com a lei
  2. Apoio a atividade ilegal
  3. Riscos de pressão e ameaças
  4. Dificuldades financeiras contínuas
  5. Problemas nos relacionamentos familiares 

Agiota sem taxa existe? 

Buscar um agiota sem taxa pode parecer bom, mas é importante entender o que está por trás dessa oferta. Agiotas operam fora das regras normais, e não cobrar taxas declaradas pode esconder riscos importantes, como:

  1. Juros não declarados, te dando surpresas desagradáveis
  2. Falta de informação clara, afinal, eles não são obrigados a serem transparentes por não seguirem as leis
  3. Práticas desonestas, como mudar as condições do empréstimo sem aviso

9 consequências de pegar um empréstimo com agiota

1 – Taxas de juros extremamente altas

Um dos principais riscos ao lidar com agiotas são as taxas de juros altíssimas, muitas vezes ultrapassando 40% ao mês. Essas taxas podem resultar em uma bola de neve de dívidas, onde fica ainda mais difícil de sair e de ser superado.

2 – Endividamento em espiral

A facilidade de acesso ao dinheiro, inclusive com ofertas de agiota online para negativado, muitas vezes leva a um endividamento em espiral, onde a pessoa que está devendo enfrenta dificuldades crescentes para quitar suas pendências financeiras.

3 – Pressão e ameaças

Quando você lida com agiotas, enfrentar pressão e ameaças é uma realidade que muitas pessoas encaram. Muitos deles usam táticas intimidadoras e cobranças desumanas, e infelizmente a pessoa que pegou o empréstimo dificilmente consegue pedir ajuda, afinal, por ser uma prática que está à margem da legalidade e não segue regras e leis, faltam recursos legais para auxiliá-las. 

Essa situação cria um ambiente de estresse e medo, tornando o processo de pagamento da dívida ainda mais difícil.

4 – Falta de regulamentação

Quando falamos sobre a “falta de regulamentação” ao lidar com agiotas, estamos nos referindo aos desafios que surgem quando não há regras e normas estabelecidas para guiar as transações financeiras, como a contratação de empréstimos, por exemplo. 

Aqui estão alguns exemplos de problemas que são gerados pela falta de regras ao contratar serviços de agiota online: 

  1. Contratos informais e que não são claros
  2. Mudanças arbitrárias a qualquer momento e sem aviso prévio, que alteram juros, prazos, etc. 
  3. Ausência de proteção legal
  4. Riscos financeiros ampliados, que podem tornar a sua dívida maior ainda por estar exposto a cobranças injustas, juros altos, etc.

5 – Impacto nas relações pessoais

O endividamento com agiotas pode afetar negativamente as relações pessoais, gerando conflitos familiares e sociais.

Aqui vai um exemplo que acontece com frequência: as ameaças e pressões não se limitam apenas ao devedor. Muitas vezes, a família e amigos também são envolvidos, causando tensões nestas relações. 

Ou seja, se você começa a dever um agiota, não é somente você que será envolvido nas cobranças, mas também sua mãe, seu pai, sua esposa, marido, filhos e amigos também. As pessoas que você mais ama podem ser envolvidas nesta situação, o que gera grande tensão. 

6 – Criminalização

Além das consequências financeiras, a prática de agiotagem pode gerar processos criminais, ampliando ainda mais os riscos para quem está devendo e só queria conseguir sair do nome sujo.

7 – Dificuldades para superar

Este envolvimento com agiotagem, seja agiota online ou não, pode levar a um ciclo vicioso de dívidas, tornando ainda mais difícil superar as dificuldades financeiras. 

As altas taxas de juros e práticas predatórias podem piorar muito a situação financeira do devedor.

8 – Danos à reputação

Envolvimento com agiotas pode resultar em danos irreparáveis à sua reputação e a forma como você é visto pelas pessoas ao seu redor, afetando ainda mais a vida profissional e social da pessoa que está devendo.

9 – Perda de bens e propriedades

Quando falamos em “perda de bens e propriedades” ao lidar com agiotas, queremos dizer que existe um perigo sério de perder coisas que você tem porque pegou dinheiro emprestado deles. Vamos entender melhor?

Eles costumam pedir garantias abusivas para te emprestar dinheiro, como casas, carros ou joias. Logo, se você não conseguir devolver o dinheiro emprestado, eles irão cobrar seus bens, mas ao contrário de um empréstimo com garantia feito nos bancos que possui um contrato transparente e regras bem estabelecidas para a cobrança da garantia, os agiotas podem querer tirar os seus bens à força e de forma agressiva.

Em bancos, normalmente você até consegue negociar, ao contrário dos agiotas que são inflexíveis. Isso faz com que perder bens e propriedades seja uma consequência real se você não conseguir cumprir as condições originais.

Outras alternativas para quem precisa de dinheiro rápido

Acho que já deu pra entender o quão sério é contratar os serviços de agiota online urgente, não é mesmo? Por isso, vamos te apresentar opções mais seguras e legais para conseguir valores de maneira rápida e online ao invés de recorrer a agiotagem. 

1 – Peça ajuda para amigos e familiares

Recorrer a amigos e familiares para pedir dinheiro emprestado pode ser uma opção mais segura e com menos riscos. Muitas vezes, pessoas próximas estão dispostas a ajudar em situações de necessidade financeira, sem os riscos associados aos agiotas.

2 – Empréstimo online urgente com score baixo

Algumas instituições financeiras online oferecem empréstimo online urgente com score baixo, ou seja, que possuem a pontuação de crédito reduzida. 

É importante pesquisar e escolher empresas confiáveis que ofereçam condições transparentes e justas.

3 – Empréstimo consignado 

Para quem é trabalhador e possui carteira assinada (CLT), ou é servidor público, aposentados ou ainda pensionistas, o empréstimo consignado pode ser uma opção muito vantajosa e que não tem riscos como o agiota online agora. 

Com taxas de juros mais baixas, esse tipo de empréstimo é descontado diretamente na folha de pagamento, oferecendo assim maior segurança tanto para a empresa e banco credor, quanto para o consumidor que contratar o crédito. 

Alguns dos bancos que oferecem esta modalidade de crédito são: 

  1. It
  2. Banco do Brasil
  3. Bradesco
  4. Banco PAN
  5. Santander
  6. Banco Safra
  7. Banco BMG

4 – Empréstimo FGTS

Aqueles que têm saldo em contas ativas ou inativas do FGTS podem considerar a opção de saque do FGTS, especialmente através do saque-aniversário

Também conhecida como antecipação do saque FGTS ou empréstimo FGTS, essa modalidade permite que você retire parte do saldo uma vez ao ano, proporcionando assim mais uma opção legal, regulamentada e que vale a pena, pois conta com taxa de juros baixas. Veja aqui como antecipar o saque do FGTS.

Veja também: Empréstimo FGTS a partir de 50 reais

5 – Empréstimo com garantia de celular

Por fim, algumas empresas oferecem empréstimos com garantia, e uma destas modalidades é colocado seu celular como  garantia.

Essa opção pode ser uma alternativa mais segura do que lidar com agiotas, desde que as condições sejam transparentes e aceitáveis.

Além do empréstimo com garantia de celular, também existe o empréstimo com garantia de moto e ainda o empréstimo com garantia de veículo

Dicas para fazer renda extra e sair do vermelho

Diante da necessidade de buscar dinheiro extra para seu orçamento, é muito importante explorar opções que não apenas reforcem suas finanças, mas também evitem a exposição a serviços de agiota online.

  1. Venda de produtos online
  2. Prestação de serviços freelancers: use suas habilidades em áreas como redação, design gráfico, programação ou tradução para oferecer serviços freelancer.
  3. Aulas particulares
  4. Trabalho temporário: considere oportunidades temporárias em sua área local, especialmente em períodos sazonais de maior demanda, como trabalhar em fábricas de ovos de páscoa, prestar serviços em eventos e shows, etc. 
  5. Participação em pesquisas

Confira mais ideias de renda extra: 

  1. 11 Motivos para começar fazer renda extra hoje
  2. O que vender para ganhar dinheiro: Lucre em todas as épocas do ano!

Ao optar por fazer renda extra,você fortalece suas finanças de maneira segura e evita os riscos associados aos agiotas.

Conclusão: Empréstimo com agiota é uma boa ideia?

Depois de conferir tudo sobre os empréstimos com agiota online, fica claro que essa não é uma escolha segura. 

Os riscos envolvidos, como taxas elevadas, métodos de cobrança agressivos e falta de regulamentação, podem levar a problemas financeiros, pessoais e legais sérios.

Ao considerar outras opções, vemos que existem alternativas mais seguras, como pedir ajuda a amigos e familiares, procurar por outras modalidades de empréstimos online e até usar recursos como o FGTS. Além disso, oferecemos dicas simples para renda extra e planejamento financeiro, que ajudam a superar dificuldades financeiras sem recorrer a práticas prejudiciais como os empréstimos com agiotas.

Em resumo, é fundamental escolher opções de empréstimo que sejam seguras e legais. As alternativas apresentadas não apenas oferecem soluções mais confiáveis, mas também visam preservar o seu bem-estar financeiro e emocional. Evitar agiotas online é essencial para garantir uma jornada financeira mais estável e sem complicações desnecessárias.

Ficou com dúvidas? Conte para nós nos comentários!

FAQ: Perguntas frequentes

O que acontece se eu não pagar o agiota?

O não pagamento ao agiota pode resultar em ameaças, pressões e até mesmo processos criminais, dependendo da gravidade da situação.

Qual é a taxa de juros do agiota?

As taxas de juros praticadas por agiotas são extremamente altas, podendo variar, mas muitas vezes superam 40% ao mês.

O que o agiota pede para emprestar dinheiro?

Geralmente, agiota online não exige as comprovações padrões que os bancos pedem (como comprovante de renda, de moradia, etc.), mas podem pedir garantias abusivas, como bens pessoais valiosos como moto, veículo, casa, joias. Optar por alternativas legais e regulamentadas é essencial para garantir uma transação financeira segura e justa.

Web Stories

Esse conteúdo foi útil?